conecte-se conosco

Galeria

MATÉRIA: Folha de Pernambuco – 23/04/2013

Publicados

em

Empreendedorismo digital: de uma ideia simples para o mundo
Por Thulio Falcão, da Folha de Pernambuco

Foto: Nathália Bormann


De uma frustração com pessoas que não conheciam Darth Vader, Coringa e outros personagens, o consultor de Tecnologia da Informação (T.I) Rafael Oliveira teve uma ideia de divulgar a cultura nerd no Estado e criou o blog PernambucoNerd. Já o jornalista Geraldo de Fraga conversava e trocava sugestões sobre séries, filmes e quadrinhos relacionados ao gênero terror com amigos, até que um deles comentou sobre realizar um podcast* sobre o tema, o Toca o Terror. Sucessos na internet por utilizar redes sociais para divulgação do conteúdo, essas ideias são exemplos de empreendedorismo digital, que tem atraído cada vez mais pessoas a utilizarem plataformas como meio de negócio.
“A internet hoje, em sua configuração web 2.0, permite que qualquer usuário seja não apenas leitor, mas também produtor de conteúdo e isso, obviamente, alterou significantemente o modelo de negócios da internet. Se antes dessa revolução os produtores de conteúdo deveriam dominar em algum grau as linguagens de programação como o HTML, atualmente tal habilidade não é mais necessária”, afirma o doutor em Gestão Organizacional pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Rafael Lucian. O especialista comenta ainda sobre as redes sociais que se tornaram uma forma de ganhar dinheiro. “Pela facilidade de produção de conteúdo e divulgação, pode-se gerar lucro de forma direta ou indireta. A primeira refere-se à remuneração pelo próprio produto virtual; indireta quando o objetivo é se promover para ser remunerado por serviços contratados devido ao que se fez na internet”.
O PernambucoNerd tem “dois anos, quatro meses e alguns dias”, brinca Rafael, que, logo no início, com dois meses e meio de blog, decidiu captar recursos para realizar suas atividades nerd. “Eu iniciei com o Dia do Orgulho Nerd e o Dia da Toalha. No primeiro ano, realizei o evento na Livraria Saraiva e atraiu 120 pessoas. No ano seguinte, promovi na Livraria Cultura. No último evento, tivemos 600 confirmações pelo Facebook e realizei no Paço Alfândega por conta do espaço”, relata. Hoje, o consultor criou o Aliança de Cultura Pop, atividade empreendedora que leva para fora do Brasil registros de quadrinhos de Pernambuco e do País.
Para dar certo, todo empreendimento digital precisa de planejamento e dedicação. “Enquanto profissionais se dedicam em tempo integral à produção de conteúdo, os que fazem por hobby dispõem apenas de horas livres. Para estes, obviamente a chance do projeto ser bem sucedido é cada vez menor, exceto se houver uma excelente ideia que sustente o conteúdo”, explica o especialista Rafael Lucian. De acordo com ele, empreender em mídia social é “produzir conteúdo de qualidade e atrair a atenção do público alvo para gerar acessos”.
A divulgação do podcast Toca o Terror acontece de forma massiva. Além da página no Facebook e perfil no Twitter, os integrantes também divulgam em portais especializados no gênero. “A gente tenta passar para mais pessoas, divulgar em outros perfis do Twitter, em fanpages* e vamos passando”, comenta o jornalista Geraldo de Fraga. Sobre o sucesso do Toca o Terror, o diferencial é o humor. “O terror é um estilo que mais tem produção por ano. São em média 300 filmes produzidos, bons ou ruins, com atores conhecidos ou desconhecidos. No podcast, a gente tenta discutir o tema de forma bem humorada, indicar, passar informação tirando onda”.

Fonte: Folha de Pernambuco

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Galeria

TRAILER: Maria e João – O Conto das Bruxas (2020)

Publicados

em

Maria e João - O Conto das Bruxas
O clássico conto dos irmãos que deixam um rastro de migalhas pela floresta foi publicado pela primeira vez em 1812 e, desde então, recebeu diversas adaptações para a televisão e para o cinema. Sua origem sombria e aterrorizante acabou se perdendo ao longo dos anos, mas agora chegou a hora dela ser contada nos cinemas por Oz Perkins (de “February” e “O Último Capítulo”). (mais…)

Continue lendo

Galeria

GALERIA: MEDONHO 2018

Publicados

em

O MEDONHO deste ano foi espetacular mais uma vez. Quem foi, aproveitou bem a maratona de filmes e ainda conferiu em primeiríssima mão a estreia de “Black Wake” estrelado pela querida Nana Gouvêa. Tivemos sorteios de DVDs e packs enviados pelos parceiros da A2, Classicline e Obras Primas do Cinema em que 10 felizardos puderam aproveitar. (mais…)

Continue lendo

Galeria

TRAILER: Exorcismos e Demônios (2018)

Publicados

em

Baseado em uma história real, “Exorcismos e Demônios” (The Crucifixion) estreia dia 03 de maio nos cinemas brasileiros. O filme é baseado na história real de um padre sentenciado à prisão após a morte de uma freira em que praticou um exorcismo. Uma jornalista investigativa se esforça para desvendar se de fato ele assassinou uma pessoa mentalmente doente ou se perdeu uma batalha contra uma força demoníaca. (mais…)

Continue lendo

Trending