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RESENHA: "Evil Dead" (2012)

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evil-dead05
Por Jarmeson de Lima
Esta resenha está dividida em duas partes para facilitar sua compreensão. Uma parte é dirigida para quem já viu o filme original e a outra pra quem ainda não viu a primeira versão de “Evil Dead”. Se você se enquada na segunda opção, leia só até o próximo parágrafo. Se já viu o primeiro filme, aproveite para ler tudo.
Os neófitos ou o público adultescente que está ansioso por novidades no mundo do Terror e que cresceram vendo franquias como “Premonição”, “O Albergue” e “Jogos Mortais” talvez se impressione com o conteúdo do “novo” “A Morte do Demônio”. Afinal, tem mutilações sem dó nem piedade, litros de sangue e cenas de dar agonia com instrumentos afiados… Hmmm, se bem que isso tudo já viram em Jogos Mortais. Mas é provável que se assustem com o clima tenso em que parece que ninguém vai poder escapar da morte… “Ah, mas isso rola em Premonição…”. Verdade… bem, resta então temer pela história de um grupo de jovens em uma cabana que vai morrendo em situações sinistras e… É, não dá. Tá parecendo clichê. Faça o seguinte: veja o original e volte aqui.
Muito bem, já que você viu o “Evil Dead” original e quer arriscar este aqui, saiba logo que esta refilmagem vale bem mais pela curiosidade do que pelo conjunto. E olha que parecia promissor desde as primeiríssimas cenas antes do créditos principais.
Uma vez que sabemos que não seria nada original levar um grupo de jovens para a floresta a troco de nada, criaram um motivo mais interessante. A premissa parece simplória, mas funciona. Uma garota está em reabilitação e seus amigos e seu irmão a levam para a antiga casa de campo da família. Sendo assim, qualquer atitude anormal da garota poderia ser considerada sintoma de abstinência e a regra entre eles é a de não tirar a menina dali, custe o que custar.
1160932 - Evil Dead
Como já sabemos o que vai acontecer, então daria pra pressupor que o filme seguiria um bom caminho. O que nós espectadores não contavam é com o comportamento questionável dos personagens diante das situações. Afinal, quem em sã consciência vê um objeto lacrado com arame farpado, avisos para não abrir, não ler e faz exatamente o contrário? Se no filme original, temos uma gravação em fita que ajuda a liberar a entidade maligna, nesta nova filmagem aparece um personagem autodidata que manja tudo de idiomas arcaicos e linguagem satânica pra fazer o que não deve.
Relevando este fato, ainda dá para se deleitar ao longo da primeira hora do filme com as angustiantes consequências da libertação da entidade maligna. Com ligação direta com o primeiro filme, ainda vemos a tomada de câmera correndo em plano subjetivo pelas árvores e ainda aquela cena do “estupro”, mas com um novo desdobramento.
Fora isso, graças a este remake, agora ficamos sabendo que há mais maneiras de derrotar o “demônio” de acordo com as regras do livro feito de carne humana. De repente pode ser útil pra você, quem sabe…
O fato é que da metade em diante tudo se torna constrangedor, colocando o que resta do filme a perder por conta de um sentimentalismo barato. Chega a ser risível conferir o destino que deram a certos personagens que à beira da morte ainda tem que dar discursos de amizade e confiança.
Mas justiça seja feita. Esse demônio é mais poderoso do que o primeiro. Consegue fazer até chover! Já a tagline de “O filme mais apavorante que você verá nesta vida” está longe de ser verdade. A menos, claro que você decida esquecer os que já assistiu ou não veja mais nenhum outro filme de terror em sua passagem pela Terra.
*O autor agradece a Espaço Z pela oportunidade de ver o filme na sessão cabine de imprensa.

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RESENHA: A Cor Que Caiu do Espaço (2020)

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A cor que caiu do espaço

H.P Lovecraft voltou a ficar em evidência, seja em games como “Call of Cthulhu” (2018) e “The Sinking City” (2019) como em adaptações cinematográficas. Só neste ano de 2020 já tivemos duas obras inspiradas no autor, tendo elementos e personagens de suas obras em “Ameaça Profunda” e agora “A Cor Que Caiu do Espaço” (Color Out of Space), uma adaptação direta de um dos seus celebres contos e o motivo desse texto existir. (mais…)

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GAME: Blair Witch (2019)

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Blair Witch

Mais de 20 anos e “A Bruxa de Blair” (The Blair Witch Project) continua relevante e presente em nossa memória influenciando ainda a indústria cinematográfica e chegando em outras mídias como os games. E em 2019, exatamente duas décadas depois do lançamento do filme original, a E3 anunciava um novo game da franquia feita pelo estudio Blooper Team, responsavel pelo elogiado Layers of Fear.

Então, a pergunta que não quer calar pra você que se interessou e ainda não jogou é… presta? Ou seria algo esquecível como as sequências e o reboot da tela grande? O estúdio sabia da responsabilidade e do peso em levar uma marca famosa de volta ao mundo dos games e utilizou o aprendizado do jogo anterior para aprimorar a experiência. Aqui novamente temos uma câmera em primeira pessoa para causar mais imersão.

Vamos lá… A trama de Blair Witch se passa no ano de 1996, bem na época em que o evento do longa original se passa. Ocorre um novo sumiço na floresta. Dessa vez é de uma criança. O caso mobiliza a força policial e a população pela busca do garoto. No game, você assume o comando de um policial local que tem um passado bem traumático e que junto com seu cachorro segue sozinho em busca do que realmente aconteceu no local. O cachorro não é mero figurante e te auxilia nas buscas encontrando caminhos, itens ou detectando inimigos.

O jogador tem acesso a walkie talkies, celulares (daquele tipo tijolão), uma bolsa que guarda itens e colecionáveis (que são muitos), lanterna e claro, uma famosa handcam que tem a utilidade de visão noturna e que também roda fitas que se encontram no caminho e que ajudam no andamento da campanha. E é claro que logo encontrará os horrores que a famosa vilã colocará no caminho.

Sua arma é a lanterna, que além de auxiliar em lugares extremamente escuros, mata as criaturas das trevas quando as ilumina. O foco do game não é o combate e sim a exploração e resolução de puzzles. Ainda assim, em determinados momentos a luta se faz necessária. A trama em si é boa, mas poderia ser melhor. Ainda assim é bem mais desenvolvida que os filmes que vieram.

A duração do jogo depende do jogador. Eu, por exemplo, num primeiro gameplay levei 7 horas para zerar, mas da segunda vez em diante levei cerca de 3 horas. E graficamente falando é um jogo bonito até, mas não espere algo maravilhoso.

O fator replay se faz presente na forma de dois finais sendo um bom e outro ruim, além dos já citados colecionáveis que fornecem informações complementares. Blair Witch tem uma pegada mais psicólogica, porém sabe assustar em alguns momentos, seja nos bem dosados momentos de jumpscare ou na ambientação sinistra. Este gameé uma viagem de horror que honra o legado do filme original.

Escala de tocância de terror:

P.S.: Existem algumas referências a obra original, mas não entrei em detalhes por conta de spoilers.

Blair Witch esta disponivel para PC, Xbox One, Xbox series (via retrocompatibilidade), Ps4, Ps5 (via retrocompatibilidade) e Nintendo Switch.

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RESENHA: O Garoto Sombrio (2015)

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[Por Geraldo de Fraga]

Em 2011, o diretor Craig William Macneill e o escritor Clay McLeod Chapman se uniram para realizar o curta Henley, que mostrou a infância do serial killer Ted Henley e o início da sua trajetória macabra. Esse ano, os dois retomam a parceria para um projeto bem mais ambicioso: contar toda a história desse psicopata, não em um, mas em três longas.

A primeira parte da trilogia se chama The Boy e é focada nos primeiros anos de vida do futuro assassino. A história começa em 1989, com Ted Henley (Jared Breeze), então com nove anos, vivendo com seu pai, John (David Morse), num motel de beira de estrada que se encontra às moscas. O dia a dia do menino é entediante: quando não está limpando o local, brinca sozinho e procura animais mortos na rodovia.

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Essa rotina é quebrada quando um acidente na rodovia leva o estranho William Colby (Rainn Wilson, irreconhecível num papel dramático) a se hospedar em um dos quartos. Diferente dos outros hóspedes que já passaram pelo motel, Colby esconde alguns segredos e isso atiça a imaginação de Henley, a ponto de deixar fluir sua personalidade doentia.

Um ponto positivo de The Boy é que, ao contrário de vários outros filmes de psicopata, o protagonista aqui não se transforma no vilão por causa de um trauma ou de uma situação extrema. A maldade está nele desde sempre, esperando apenas uma brecha para vir à tona. A vontade de matar é acentuada pelo tédio e pela falta de perspectiva. Não há um julgamento moral de certo ou errado e, para o garoto, tudo é só mais um passatempo.

A negligência por parte do pai alcoólatra conta como o maior ponto para o estopim. É ele quem prende o garoto naquele ambiente hostil, o que já seria nocivo para uma criança normal. Seu estado de negação e inércia, apenas retarda o inevitável. “Esse menino tem olhos crescendo na nuca”, desabafa a Colby, em certo momento do filme, lamentando em ter razão.

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Sobre a construção do longa, a direção de Macneill é segura e consegue grandes atuações do trio de protagonistas. Jared Breeze tem tudo para ser lembrado como um dos melhores garotos problemas dos últimos anos, enquanto Morse e Wilson cumprem seus papéis com louvor. O roteiro de Chapman é afiado, com diálogos curtos, mas eficazes. Além de focar em pequenos detalhes para fazer a trama fluir. O ritmo, por muitas vezes lento, é essencial para a construção do clímax.

The Boy é um filme realista e sóbrio, esqueça todo o exagero de filmes sobre psicopatas mirins como O Anjo Malvado ou A Orfã, por exemplo. Além disso, essa primeira parte da trilogia nos brinda com um ótimo gancho para o segundo filme e já nos deixa sabendo do que Ted Henley é capaz de aprontar. E vale muito a pena acompanhá-lo em sua próxima jornada.

Escala de tocância de terror:

Nome original: The Boy
Direção: Craig William Macneill
Roteiro: Craig William Macneill e Clay McLeod Chapman
Elenco: Jared Breeze, David Morse e Rainn Wilson
Origem: EUA

Trailer

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