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RESENHA: "Dracula de Bram Stoker" (1992)

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Por Julio Cesar Carvalho
Em meio a inúmeras adaptações para o cinema desse monstro da literatura clássica, eis que ninguém menos que Francis Ford Coppola decide fazer a sua versão do clássico de Bram Stoker. O resultado foi um dos melhores filmes do conde já feitos e que venceu 4 categorias do Oscar em 1992. Apesar de não ser exatamente o que o título diz, já que muitos aspectos do livro foram reinventados, é um filme que marcou época e que é referência até hoje. Mas como o foco aqui não é o filme em si. Vamos ao blu-ray de DRÁCULA DE FRANCIS FORD… Não, espera… DE BRAM STOKER.
Apesar de ter escrito “Edição de Colecionador” na capa, a caixa é a padrão, azulzinha, e não contém nenhum encarte ou livreto. Aliás, achei a arte da capa horrível. Tem a foto do conde se protegendo da luz, mas parece que ele está até com vergonha de sair na foto.
IMAGEM: Segundo uma chamada na caixa do Blu-ray, é prometido total fidelidade ao master original da obra. Sinceramente, eu esperava mais. Achei a imagem, por vezes, cheia de ruídos e pouca nitidez, comparado a outros títulos em FULL HD que estão no mercado. Não me entendam mal, a fotografia do filme é impecável, só não achei o resultado da “alta definição” tão bom quanto esperava. Talvez, essa não seja uma masterização definitiva ou até tenha sido a intenção na época da filmagem, já que o filme tem, propositalmente, uma cara artesanal. Mas claro que não compromete o entretenimento em momento algum, até porque nem todo mundo nota esse tipo de coisa.
ÁUDIO: Esse sim está avassalador. Não assisti em um home theater 5.1, mas meu simples 2.0 me deixou totalmente imerso. Dá pra notar profundidade nos efeitos sonoros e a trilha é impactante. Som cristalino.
EXTRAS: Aí sim, é onde esse blu-ray faz a diferença. Além do comentário do Francis F. Coppola e cenas excluídas, tem quatro documentários. O SANGUE É A VIDA: mostrando os bastidores na época das filmagens; FIGURINO: obviamente mostrando o processo de criação das roupas dos personagens; EFEITOS VISUAIS DE DRÁCULA: acredito que seja o mais interessante de todos, pois mostra como foram criados os efeitos usando apenas técnicas antigas e artesanais, evitando o uso de CGI; MÉTODO E LOUCURA: aborda mais a direção de arte, os conceitos visuais do Drácula e seus personagens através de vários artistas, e o desenvolvimento dos storyboards.
A distribuição é pela Sony Pictures e tem legendas em português para o filme e extras, e áudio (5.1 TRUE HD) em português, apenas para o filme.

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RESENHA: O Farol (2019)

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[Por Rodrigo Rigaud]*
Após A Bruxa, difícil resistir a lançar holofotes sobre o novo longa de Robert Eggers – ainda o segundo de sua carreira. Para quem mergulhou no universo de isolamento, fanatismo, loucura e fantasia – um horror, de fato – de seu filme debut, O Farol (The Lighthouse) poderá soar como um naufrágio na potência de seu cinema. (mais…)

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RESENHA: Contato Visceral (2019)

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Contato Visceral

Sinceramente, alguns títulos traduzidos da Netflix atrapalham mais do que ajudam na hora de decidir o que ver. Se não fosse alguns colegas falarem bem de “Wounds“, eu jamais chegaria perto de assistir o filme que está no catálogo de streaming com o nome de “Contato Visceral“.

Dirigido por Babak Anvari, o mesmo autor de “À Sombra do Medo” (Under The Shadow), esta produção com selo Netflix vai fisgar a atenção de quem curte um horror sobrenatural perturbador.

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SÉRIE: Marianne (2019)

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marianne
[Por Felipe Macedo]

Histórias de bruxas sempre fascinaram o público. Sejam elas voltadas pra algo mais assustador ou infantil, essas personagens sempre causaram certo impacto. A lenda da bruxa má povoa nossa imaginação desde a infância em histórias como “João e Maria” e depois na vida adulta em filmes como “ Suspiria ”.

A Netflix sabendo do interesse sobre o tema e na falta de produções atuais sobre o assunto, trouxe recentemente para seu catálogo a série francesa “Marianne” prometendo noites insones para o público. A trama acompanha Emma, uma jovem escritora de bastante sucesso devido a uma série de livros onde a bruxa Marianne, literalmente toca o terror. Forçada a voltar para a cidade de Eden, uma pequena cidade costeira na França, lá ela descobre que sua personagem é real e está a procura de algo. Agora cabe a Emma e seus amigos de infância colocarem um fim no reinado de terror de Marianne.

Bem, qualquer semelhança com algumas historias de Stephen King não é mera coincidência. É notável a influência do autor em toda a história. O clima soturno e uma criatura realmente maligna norteiam a trama com alguns momentos cabulosos. Pena que isso não dure muitos episódios. Apesar de ter bastantes clichês do gênero, no começo a série me prendeu e logo em seguida me fez revirar os olhos diversas vezes. A tentativa de humor, no entanto, é totalmente descabida, sem agradar em nenhum momento gerando até irritação em uma quebra de clima.


O formato de série não ajudou no desenvolvimento dos demais personagens. Tirando Emma e Marianne, os outros são apenas estereótipos de filmes de terror. Pra piorar não são carismáticos e a medida que somem ou morrem na história, isso não acarreta peso algum. E isso é um grande problema no roteiro. A falta de consequências em situações que deveriam repercutir são esquecidas rapidamente. Num filme, isso é compreensível pela questão do tempo, mas numa série? Parece preguiça mesmo.

O número de episódios também poderia ter sido reduzido para no máximo uns seis. Tanto é que no meio da temporada temos muita encheção de linguiça. No fim, “Marianne” tem uma premissa boa, uma vilã realmente aterradora, mas os jumpscares em desmasia e a tentativa a todo custo de parecer um enlatado americano tiram muito de sua graça.

Escala de tocância de terror:

Criador: Samuel Bodin
Elenco: Victorie Du Bois, Lucie Boujenah, Alban Lenoir e outros
País de origem: França
Ano de lançamento: 2019

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