conecte-se conosco

Resenhas

MATÉRIA: Cinema fantástico feito em Pernambuco

Publicados

em

No Diario de Pernambuco deste domingo (30/06/2013):
Cinema fantástico produzido em Pernambuco desafia imaginação
Por Julio Cavani
Muro (Dir: Tião)
Com uma máscara de gás na cabeça e um escudo no braço, o herói mitológico Hércules atravessa uma paisagem desértica pós-apocalíptica para explodir, com seu revólver, um aparelho de televisão. A cena faz parte do curta-metragem O décimo terceiro trabalho, de 1972, filmado em super 8 pelo cineasta Osman Godoy. O filme é um legítimo representante do cinema fantástico, uma das mais recorrentes opções estéticas da produção cinematográfica de Pernambuco.
A “fantasia” engloba temas como a ficção científica, o terror (monstros e assombrações), o surrealismo (imagens de sonhos) e o sobrenatural. Em um levantamento inicial feito pelo Diario de Pernambuco, aparecem pelo menos 25 curtas pernambucanos que se enquadrariam no universo do “cinema fantástico”.
“O que mais me interessa é sair do real para falar do real”, explica o cineasta Tião, que encenou fenômenos paranormais no curta-metragem Muro, premiado no Festival de Cannes. Em seu próximo filme, Animal político, o personagem principal é uma vaca. “Não me imagino fazendo filmes 100% realistas”, prevê o diretor.
No texto de apresentação da coletânea de contos brasileiros Páginas de sombra, o escritor e pesquisador Bráulio Tavares define o fantástico como “tudo o que não é, tudo que não está onde estamos, tudo que não existe assim, tudo que está fora de nosso campo de visão, tudo que não pode acontecer (ou, mais ameaçadoramente, tudo que não poderia ter acontecido).” Segundo o autor, são obras que “não utilizam a utópica convenção mimética de ambientar suas narrativas no mundo-como-ele-realmente-é”.
Leia matéria completa aqui.

Continue lendo
Clique para comentar

1 comentário

  1. Pensador Louco

    30 de junho de 2013 a 16:38

    Não tinha ideia desse movimento acontecendo em Pernambuco. Grande postagem e obrigado por compartilhar a notícia. 8)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resenhas

RESENHA: Contato Visceral (2019)

Publicados

em

Contato Visceral

Sinceramente, alguns títulos traduzidos da Netflix atrapalham mais do que ajudam na hora de decidir o que ver. Se não fosse alguns colegas falarem bem de “Wounds“, eu jamais chegaria perto de assistir o filme que está no catálogo de streaming com o nome de “Contato Visceral“.

Dirigido por Babak Anvari, o mesmo autor de “À Sombra do Medo” (Under The Shadow), esta produção com selo Netflix vai fisgar a atenção de quem curte um horror sobrenatural perturbador.

(mais…)

Continue lendo

Resenhas

SÉRIE: Marianne (2019)

Publicados

em

marianne
[Por Felipe Macedo]
Histórias de bruxas sempre fascinaram o público. Sejam elas voltadas pra algo mais assustador ou infantil, essas personagens sempre causaram certo impacto. A lenda da bruxa má povoa nossa imaginação desde a infância em histórias como “João e Maria” e depois na vida adulta em filmes como “Suspiria”. A Netflix sabendo do interesse sobre o tema e na falta de produções atuais sobre o assunto, trouxe recentemente para seu catálogo a série francesa “Marianne” prometendo noites insones para o público. (mais…)

Continue lendo

Resenhas

SÉRIE: O Mundo Sombrio de Sabrina (2018)

Publicados

em

O Mundo Sombrio de Sabrina

[Por Jarmeson de Lima]

Ocultismo, bruxaria e paganismo em uma série para um público adolescente tem mais conteúdo macabro do que muito seriado com renome por aí. “O Mundo Sombrio de Sabrina” (Chilling Adventures of Sabrina) tem se revelado muito mais do que uma releitura da série de TV dos anos 90 que apresentava uma simpática feiticeira ajudando seus amigos com truques de mágica. (mais…)

Continue lendo

Trending