conecte-se conosco

Resenhas

RESENHA: O Inimigo (2011)

Publicados

em

O Inimigo (neprijatelj_dejan_zecevic)
Por Geraldo de Fraga
Ultimamente, quase todas as produções de horror europeias me interessam. E nem estou falando dos clássicos do velho continente, mas de filmes que surgiram nos últimos dez anos. Tive gratas surpresas com O Caçador de Trolls (Trolljegeren, Noruega, 2010), Mártires (Martyrs, França, 2008) e Deixa Ela Entrar (Låt den rätte komma in, Suécia, 2008), entre outros.
Por isso, O Inimigo (Neprijatelj, 2011) não poderia me passar desapercebido. O filme é uma produção de quatro países: Sérvia, Bósnia, Croácia e Hungria. A história de passa no interior da Bósnia, sete dias após a declaração da paz, em 1995. Após o fim da guerra, soldados estão removendo as minas terrestres que eles mesmo plantaram na cidade.
Neprijatelj_photo_by_J._Marjanov0
Quando alguns deles vistoriam uma fábrica abandonada, encontram um misterioso homem que estava “emparedado” no edifício e o levam sob custódia. Ele não sente frio, não tem fome, nem sede, apenas pede alguns cigarros. E sua presença no meio dos soldados desencadeia uma série de conflitos internos. O ator Tihomir Stanic atua perfeitamente como alguém cínico e dissimulado. A cara de pau do personagem, ao negar envolvimento nos incidentes, é brilhante.
O filme se sustenta pelo clima de tensão entre os soldados. Apesar das atitudes deles serem nitidamente influenciadas pelo estranho, nada fica provado contra ele. Soma-se a isso, o fato de o rádio da equipe parar de funcionar e o contato entre a base, que mandaria uma nova equipe para substituí-los, se perder.
O Inimigoma86iw
O nível de paranóia lembra o clássico Enigma do Outro Mundo, mas de uma maneira bem mais sutil do que o terror psicológico causado pela criatura alienígena. Mesmo assim, O Inimigo se mantém tenso até o final. Contar mais estragaria as surpresas que o filme guarda. Para não ficar apenas nos elogios, particularmente, achei algumas explicações meio confusas. Mas acho que me faltou informações sobre a cultura e folclore locais.
Nota: 7,0
Título original: Neprijatelj
Direção: Dejan Zecevic
Roteiro:  Djordje Milosavljevic, Dejan Zecevic
Elenco: Aleksandar Stojkovic, Vuk Kostic, Tihomir Stanic
Origem: Sérvia, Bosnia e Hezegovina, Croácia, Hungria
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=PsU_7iHoqLI?feature=player_detailpage&w=640&h=360]

Gosta de nosso trabalho? Então nos dê aquela forcinha contribuindo através do PicPay!

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resenhas

RESENHA: Operação Overlord (2018)

Publicados

em

Overlord

[Por Jarmeson de Lima]

Convenhamos que filmes de guerra e filmes de terror não são lá muito populares. Às vezes um ou outro fura a bolha de público e passam a ter sucesso, mas não é sempre que isso acontece. Assim sendo, imagine que “Operação Overlord” foi pensado para ser uma mistura de “O Resgate do Soldado Ryan” com “Resident Evil“. (mais…)

Gosta de nosso trabalho? Então nos dê aquela forcinha contribuindo através do PicPay!

Continue lendo

Resenhas

RESENHA: Verão de 84 (2018)

Publicados

em

Verão de 84

[Por Felipe Macêdo]

A nostalgia causada pelos anos 80 parece não ter fim e provavelmente vai render mais um bocado, dado o sucesso da série “Stranger Things” e filmes como “IT- A Coisa” (2017). “Verão de 84” bebe desse revival estético daquela década e procura sua identidade nesse meio, trazendo uma trama de mistério com elementos de terror. (mais…)

Gosta de nosso trabalho? Então nos dê aquela forcinha contribuindo através do PicPay!

Continue lendo

Resenhas

RESENHA: O Homem nas Trevas (2016)

Publicados

em

homemnastrevas_3

[Por Felipe Macedo e Jarmeson de Lima]

O diretor Fede Alvarez, retorna com seu novo trabalho, após ser descoberto pelo diretor Sam Raimi e juntos terem realizado o remake do clássico “Evil Dead – A Morte do Demônio“. O novo trabalho em questão é “O Homem nas Trevas” (Don’t Breathe), mais uma vez produzido pelo seu tutor hollywoodiano. O longa vem como desafio e servirá para provar se o diretor uruguaio seria realizador de um filme só ou se terá vida própria dentro da sétima arte. (mais…)

Gosta de nosso trabalho? Então nos dê aquela forcinha contribuindo através do PicPay!

Continue lendo

Trending