conecte-se conosco

Galeria

PERFIL: H.P. Lovecraft

Publicados

em

hp-lovecraft
Howard Phillips Lovecraft (1890 – 1937) foi um escritor norte-americano que revolucionou o gênero de Terror, atribuindo-lhe elementos fantásticos que são típicos dos gêneros de Fantasia e Ficção Científica.
O princípio literário de Lovecraft era o que ele chamava de “Cosmicismo” ou “Terror Cósmico”, que resume-se à ideia de que a vida é incompreensível ao ser humano, e de que o universo é infinitamente hostil aos interesses do homem. Isto posto, suas obras expressam uma profunda indiferença às crenças e atividades humanas.
H.P Lovecraft originou o ciclo de estórias que posteriormente passaram a ser categorizadas no denominado “Cthulhu Mythos” e também criou o fictício grimório “Necronomicon”, supostamente vinculado ao astrônomo e ocultista britânico do século XVI, John Dee. Ao decorrer de suas criações, Lovecraft criou um panteão de entidades extremamente anti-humanas que, em suas estórias, geralmente podem ser contatadas através do “Necronomicon”.
necromicon
Durante a sua vida teve um número relativamente pequeno de leitores, no entanto sua reputação cresceu com o passar das décadas, e ele agora é considerado um dos escritores de terror mais influentes do século XX. De acordo com Joyce Carol Oates, Lovecraft, como aconteceu com Edgar Allan Poe no século XIX, tem exercido “uma influência incalculável sobre sucessivas gerações de escritores de ficção de horror” , Stephen King chamou Lovecraft de “o maior praticante do século XX do conto de horror clássico.”
No cinema, as adaptações de suas obras são variadas mas nos renderam clássicos cults como “Morte Para Um Monstro”, “From Beyond”, “A Ilha dos Homens-Peixe” e a franquia “Re-Animator”.
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=5kENuvJ2MIA?feature=player_detailpage&w=640&h=360]

Continue lendo
Clique para comentar

1 comentário

  1. Pingback: GAME: Outlast 2 | Toca o Terror

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Galeria

TRAILER: Train to Busan – Peninsula (2020)

Publicados

em

Peninsula

Na sequência do fenômeno “Invasão Zumbi” (Train to Busan), chega agora o trailer da aguardada continuação “Peninsula“. Dirigido também pelo coreano Yeon Sang-Ho, o filme agora se passa num cenário pós-apocalítptico tal qual a tantos outros filmes de zumbis que conhecemos.

De acordo com o cineasta, “Peninsula” é “uma extensão do Train To Busan, depois do vírus se espalhar pela Coreia, mas as personagens não serão as mesmas.” Em 2016, após o lançamento do longa, Sang-Ho apresentou um prequel em animação chamado de “Seoul Station“.

* O filme ainda não tem data de estreia no Brasil

Continue lendo

Galeria

LISTA: Filmes que parecem Black Mirror

Publicados

em

Lista Black Mirror

[Por Jarmeson de Lima]

Recentemente acabei encarando uma série de filmes que pareciam extraídos do cultuado seriado britânico “Black Mirror“. Pra quem já viu, sabe que a tônica é ver histórias em um futuro distópico com situações onde a humanidade e a sensibilidade humana é posta em xeque com um tom pessimista. (mais…)

Continue lendo

Galeria

DVD: Cidadão X (1995)

CIDADÃO X é um título merecidamente citado em inúmeras listas de filmes baseados e/ou inspirados nos crimes reais de assassinos em série.

Publicados

em

CIDADÃO X é um título merecidamente citado em inúmeras listas de filmes baseados e/ou inspirados nos crimes reais de assassinos em série. Com um roteiro baseado no livro “The Killer Department: Detective Viktor Burakov’s Eight-Year Hunt for the Most Savage Serial Killer in Russian History” de Robert Cullen, o longa segue os esforços e frustrações do detetive Viktor Burakov (Stephen Rea) e de seu superior, o coronel Mikhail Fetisov (Donald Sutherland) na luta para por um fim ao reinado de horror do serial killer Andrei Chikatilo (um excelente Jeffrey DeMunn), que estuprou, mutilou e matou mulheres e crianças por mais de uma década em Moscou de 1978 a 1992. O caso só viria a ser investigado em 1982. (mais…)

Continue lendo

Trending