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Resenhas

RESENHA: Sharknado (2013)

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sharknado
Por Geraldo de Fraga
Ninguém em sã consciência vai assistir a Sharknado (2013) achando que verá um filmaço. Afinal, é uma produção da Asylum que mostra um tornado de com vários tubarões invadindo Los Angeles. Além do roteiro extremamente absurdo, o espectador tem que levar em consideração o orçamento dessa produtora, que sempre é muito abaixo dos padrões de cinema de hoje.
O problema é que Sharknado exagera na canastrice a ponto de se transformar em um filme insuportável, pois tenta se levar a sério. Porque não fazer um roteiro escancarando na comédia? Seria muito mais interessante e, garanto, atrairia mais público.
Apesar do filme ter ficado como um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, no dia em que foi exibido na TV americana, isso se deu somente, e tão somente, pela excentricidade do enredo. A gente conhece a Asylum, estávamos dispostos a relevar furos no roteiro, mas do jeito que foi… ficou demais.
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O filme começa com um imbróglio envolvendo o capitão de um navio que pesca tubarões e um empresário que quer comprar os bichos abatidos. Eles discutem sobre o preço da negociação, e logo a discussão se transforma em um tiroteio na proa do navio… detalhe: ESSE TRECHO NÃO TEM INFLUÊNCIA NENHUMA NA HISTÓRIA.
Logo em seguida, sem mais de menos, se forma uma tempestade que “suga” todos os tubarões da costa da Califórnia e os carrega até a cidade de Los Angeles, dando início a uma chuva de tubarões. Com a cidade alagada por conta das chuvas os bichos tomam conta das ruas. Outro detalhe: TARTARUGAS? BALEIAS? POLVOS? NÃO. A MERDA DA TEMPESTADE SÓ ARRASTOU OS TUBARÕES.
A partir daí, acompanhamos quatro amigos que partem rumo a Beverly Hills para salvar a mulher e a filha do personagem principal, pois, segundo a rádio local informa, a tempestade vai aumentar. Durante a jornada pelas vias alagadas, o filme vira um espetáculo. Ruas com a água na altura do pneu dos carros, mas infestadas por tubarões brancos gigantes.
Sharknado - 2013
Ou não pagaram o salário do continuísta ou o cara é o maior troll de todos os tempos. Cenas onde, uma hora o local está submerso, mas quando corta para a cena seguinte o lugar está seco. Fato que acontece o tempo todo também com as roupas e os cabelos dos atores.
E o mais bizarro é: para não ficar apenas com cenas com tubarões computadorizados, colaram cenas onde tubarões reais aparecem no oceano, quando no filme a cena se passa em uma lugar tipo… UMA PISCINA!
Sobre o roteiro não vale a pena nem comentar. Ah, e o tornado, propriamente dito, só surge no final do filme e é uma obra prima dos efeitos especiais. Boa sorte a quem tiver coragem de assistir.
Nota: 1,0
Direção: Anthony C. Ferrante
Roteiro: Thunder Levin
Elenco: Ian Ziering, Tara Reid, John Heard
Origem: EUA
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=3saKaKXSy-A?feature=player_detailpage&w=640&h=360]

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RESENHA: #Alive (2020)

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Alive

O cinema sul coreano ganhou uma visibilidade incrivel nos últimos anos e hoje não é tão raro ver obras vindas de lá aportarem no cinema. Mas é claro que com a pandemia as coisas foram freadas e alguns filmes estão ganhando destaque via streaming. Este é o caso de #Alive, filme que estreou em seu país na reabertura dos cinemas com bastante êxito e está sendo distribuído mundialmente pela Netflix.

A trama acompanha um jovem rapaz, que sozinho no apartamento da família, tenta sobreviver a uma epidemia mortal que transforma os cidadãos em zumbis sedentos por carne humana. No passar de vários dias, com comida e água acabando e ataques cada vez piores das criaturas, o rapaz coloca em cheque a promessa que fez ao pai de sobreviver. E aos trancos e barrancos ele tentará cumprir o que foi pedido.

#Alive é um bom filme de zumbis que não coloca nada de novo na mesa, mas traz o básico que, em sua maior parte, é competente. O longa não enrola e logo nos primeiros minutos a confusão e o caos predominam. A primeira parte é a melhor, se passando em praticamente um único cenário, mostrando bem a sensação de solidão e medo do personagem com cenas de ação pontuais e mais comedidas. Vale comentar a ótima maquiagem dos monstros que lembram o conterrâneo “Invasão Zumbi” (Train to Busan).

Outra semelhança com o longa de zumbis mais famoso é a ambientação minimalista e o país. Sinceramente, essa sim deveria ser a sequência real dele, pois mesmo não sendo perfeita, se mostra bem superior à continuação oficial, chamanda “Península”.

Os problemas de #Alive vêm à tona em sua segunda metade, onde as sequências de ação se tornam inverossímeis demais (até para um filme de zumbis)… Meio que a produção se rende ao espetáculo ocidental apresentando exageros que tiram a atenção diversas vezes. O clímax acaba sendo forçado e emotivo demais querendo a todo custo arrancar lágrimas do público.

Concluindo… #Alive não é um divisor de águas do gênero, mas é divertido e tenso na maior parte de sua duração. Vale gastar o tempo assistindo as desventuras do protagonista e sua busca pela sobrevivência.

Escala de tocância de terror:

Título original: #Saraitda
Diretor: II Cho
Roteiro: II Cho,Matt Naylor
Elenco: Ah-in Yoo, Shin-Hye Park,Bae-soo Jeon e outros
País de origem: Coreia do Sul

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RESENHA: Dominação (2017)

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Dominação

[Por Felipe Macedo]

Estrelado por Aaron Eckhart e produzido por Jason Blum, “Dominação” (Incarnate) mais uma vez mostra a história de um jovem possuído por um demônio poderoso. Nosso herói aqui luta para derrotar o grande mal e salvar o dia. No entanto, o longa tenta vir com uma promessa de abordar o tema de uma forma diferente do que foi mostrado até hoje. (mais…)

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RESENHA: In Search of Darkness (2019)

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Search of Darkness

[Por Frederico Toscano]*

In Search of Darkness é um documentário com uma proposta simples e direta: destrinchar a produção de horror dos Estados Unidos da década de 80. Lançado em maio do ano passado, acabou não chamando tanta atenção no Brasil (ou mesmo lá fora), provavelmente por não ter recebido uma distribuição e divulgação mais abrangentes. O que é compreensível, já que o projeto não saiu de um estúdio convencional, sendo fruto de uma bem-sucedida campanha de arrecadação dos sites Kickstarter e Indiegogo.

Com a meta alcançada e os fundos garantidos, o diretor e roteirista David Weiner deve ter pensado que os apoiadores mereciam ver seu dinheiro bem empregado. E entregou um filme de quatro horas e meia de duração. E pensar que teve gente reclamando de O Irlandês(mais…)

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