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RESENHA: Machete Kills (2013)

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Por Geraldo de Fraga
Se o primeiro Machete não foi um primor, pelos menos víamos ali uma homenagem mais do que justa aos filmes de ação de baixo orçamento e de violência explícita dos anos 70. Além disso, o trailer falso de Grindhouse que virou filme de verdade colocava um dos atores mais carismáticos do cinema de porrada pela primeira vez como protagonista de uma grande produção hollywoodiana.
Mas na continuação Machete Kills, o antes eterno coadjuvante Danny Trejo, alçado agora ao patamar de astro, se junta à várias outras figurinhas carimbadas apenas para pagar um mico gigantesco. Mico esse igual ou até mesmo maior do que as produções da Asylum que Trejo, vira e mexe, participa para completar o orçamento.
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É claro que em um filme que homenageia algum estilo específico, o espectador quer ver ali todos os clichês que permeiam essas obras. No caso de Machete Kills, queremos cenas onde o sangue jorre feito água, mulheres fiquem seminuas e ocorram situações de perigo onde o moçinho se salve de maneiras absurdas.
Machete Kills começa com o nosso herói trabalhando como agente de imigração nos EUA. Após um má sucedida operação na fronteira do México, ele é convocado pelo próprio presidente americano (Charlie Sheen) para uma missão. Machete terá que invadir o seu país natal para dar cabo de um terrorista que está de posse de um míssil e sua intenção é lança-lo sobre Washington.
charlie-machete-kills1
A primeira metade do filme agrada e muito. Robert Rodriguez começa acertando a mão nos presenteando com cenas de ação estapafúrdias e hilárias, além de várias decaptações. Mas do meio para o fim, o roteiro descamba. Os novos elementos que o diretor lançou no universo do vingador mexicano para “agitar” a trama foi na verdade um tiro no pé. Não dá para dizer o que é de fato essa reviravolta, pois consistiria em spoilers.
Se Rodriguez quisesse mesmo atingir o público que curte exploitation manteria a pegada do primeiro Machete com um história simples, tiros e mulher gostosa. Foi essa característica que fez esse tipo de obra cativar tantos fãs aos longos dos anos. A pura e simples vingança era motivo suficiente para massacrar uma gangue inteira de criminosos. Rodriguez parece que esqueceu disso.
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Outra coisa que funcionou muito bem em algumas produções do diretor mexicano, como Sin City e até mesmo no primeiro Machete, aqui atrapalha mais do que ajuda. Estou falando do extenso elenco de atores famosos interpretando personagens pra lá de caricatos, nesse caso os vilões do filme. Seria divertido se eles não ficassem tão pouco tempo em cena e terminassem sendo descartáveis. Nem Tom Savini teve o devido respeito.
Provavelmente pensado para ser uma trilogia, Machete Kills acabou com qualquer esperança de franquia pelo fraco desempenho que teve nas bilheterias americanas (o que deve fazer com que o filme saia direto em DVD aqui no Brasil). Ainda bem, pois o gancho deixado para um possível terceiro longa foi ridículo. Machete não deve matar mais ninguém tão cedo.
Nota: 4,0 (Eu poderia dar 5, se tivesse peitinhos. E 4,0 não é 4 estrelas!)
Direção: Robert Rodriguez
Roteiro: Kyle Ward, Robert Rodriguez
Elenco: Danny Trejo, Alexa PenaVega, Mel Gibson
Origem: Rússia, EUA
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=BO1WwOQowlg&w=640&h=360]

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RESENHA: Raw (2017)

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raw

[Por Gabriela Alcântara]

É possível um filme ser grotesco e ainda assim ser extremamente belo e erótico. A prova pode ser vista em “Raw” (no Brasil traduzido também como “Grave”), de Julia Ducornau, que está disponível na Netflix. Apesar dele ter ganhado burburinho nos últimos anos por ter ganho diversos prêmios – incluindo o FRIPESCI da Semana da Crítica de Cannes – e teoricamente ter feito muitas pessoas vomitarem, confesso que evitei assisti-lo por um tempo – na verdade justamente por isso. (mais…)

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RESENHA: V/H/S (2012)

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Existe vida inteligente no found footage. Em meio a vários e vários filmes que exploram o estilo de falso documentário, é difícil encontrar algum que realmente se sobressaia. É aí que As Crônicas do Medo (V/H/S) entra na jogada. A trama é centrada em um grupo de criminosos cuja missão é encontrar uma misteriosa fita de vídeo em uma casa. Na busca pela fita certa, eles acabam encontrando e assistindo a uma série de vídeos de horror.

O enredo que se passa dentro da casa e amarra as pequenas histórias, que são independentes umas das outras, é fraca. Mas isso fica em segundo plano. O que aparece nas fitas encontradas é o que importa. São cinco curtas, cada um dirigido por um ou dois diretores. No total, são 10 dez profissionais dividindo a direção do filme.

Quando assisti ao trailer, algo que me chamava a atenção era como os efeitos especiais ficavam muito realistas quando inseridos em imagens de baixa qualidade (lembrando que a película é filmada totalmente com câmeras caseiras de VHS).

A primeira história mostra um grupo de jovens que compram uns óculos com uma mini-câmera e saem pelas baladas para filmar seus sucessos amorosos. Porém uma das moças que eles conhecem não é, digamos, muito sociável.

No segundo ato, acompanhamos um casal em uma viagem pelo interior dos EUA, onde eles registram tudo em vídeo. Nesse não dá pra falar mais sem entregar spoilers. É o único dos cinco onde o elemento sobrenatural não está presente, mas que possui um dos melhores finais.

O terceiro filme foi o que achei mais fraco. Um grupo de jovens vai a um lago no meio da floresta, fumar um e tomar banho pelado. É aí que eles têm uma desagradável surpresa. Apesar do roteiro fraco, a estética desse aqui deve ser apontada como um ponto a favor.

Na quarta história, temos um casal conversando pelas suas respectivas webcams. A menina acha que seu apartamento está sendo assombrado por fantasmas e sempre que algo de estranho acontece, ela liga para o cara para que ele a faça companhia. Muito boa história e efeitos.

Por falar em efeitos, é no quinto episódio que eles aparecem em sua melhor forma. Quatro jovens vão a uma festa na noite de Halloween e descobrem algo muito sinistro acontecendo na casa onde deveria estar acontecendo a farra.

A trama do grupo de criminosos tem um desfecho meia boca, mas isso não tira o mérito do filme. Concentre-se nos cinco curtas e divirta-se. A franquia teve mais duas sequências e a qualidade de alguns segmentos foi mantida, mas no geral também valem a pena serem vistos.

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RESENHA: Invasão Zumbi 2 – Península (2020)

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Peninsula

Esqueça o que você viu e gostou em “Invasão Zumbi” (Train to Busan). “Invasão Zumbi 2: Península” (Train to Busan 2: Peninsula) consegue ser tão genérico e pouco original que se não fosse da mesma franquia nem valeria a pena a conferida. Aliás, a ligação entre os dois filmes se dá apenas pela breve introdução em que falam que uma epidemia se espalhou por toda a Coreia do Sul e em pouco tempo o país ficou em lockdown total.

Neste começo até temos uma palhinha do que o filme poderia ser se não tivessem se perdido na megalomania. A cena no caso se passa em um navio de refugiados até o Japão onde um infectado faz mais estrago do que o exército que comanda a embarcação podia imaginar. Mas fica só nisso.

De resto, temos um salto de quatro anos onde mercenários em Hong Kong se especializam em saquear o que restou da Coreia do Sul enviando “mulas” em missões específicas. Aí é quando vemos que “Peninsula” vira um daqueles filmes pós-apocalípticos sem graça com direito a aqueles clichês que já vimos em “Resident Evil“, “Terra dos Mortos” e “The Walking Dead” com refugiados em bunkers contra zumbis que perambulam entre os escombros das cidades.

Se no primeiro filme desta franquia coreana tivemos como um dos pontos cruciais da trama um emocionante desfecho trágico em família, este longa utiliza-se disso como uma muleta para causar empatia com um núcleo de personagens. E falha miseravelmente. A mãe durona que tenta criar suas crianças com o pai/avô está longe de chamar atenção ou emocionar a quem já imagina que o destino deles não será dos mais felizes.

Tirando o aspecto tiro/porrada/bomba nos confrontos com os zumbis, os efeitos digitais deixam muito a desejar. As perseguições com carros atropelando zumbis lembram “Mad Max: Estrada da Fúria” num centro urbano mas com um CGI tão mal construído que parecem extraídos de “Guerra Mundial Z“, onde os mortos-vivos morrem igual a baratas e são vistos rapidamente em frações de segundos.

Considerando o sucesso mundial do primeiro filme, os produtores quiseram agora faturar alto com um orçamento bem maior e algumas concessões criativas transformando o longa em um tipo de filme de ação/aventura que por um acaso tem essas criaturas tão populares no universo do horror. A preocupação em atrair um público maior foi tanta que praticamente eliminaram a carnificina típica de um ataque zumbi para deixar as mortes dos vivos em off-screen.

Diante de tudo isso, não procure ter muitas expectativas ao assistir “Peninsula“. Claro que dependendo do seu grau de exigência, o filme possa ser um bom passatempo. O problema é que não se torna nada mais além disso, tornando-se aquele produto tipicamente enlatado que não precisaria ser revisto depois.

Escala de tocância de terror:

Diretor: Sang-ho Yeon
Roteiro: Sang-ho Yeon, Ryu Yong-jae
Elenco: Dong-won Gang, Jung-hyun Lee, Re Lee
País de origem: Coreia do Sul
Ano de lançamento: 2020

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