conecte-se conosco

Dicas

MATÉRIA: Terror nos quadrinhos brasileiros

Publicados

em

*Publicado na Folha de S.Paulo em 05/01/2014
Terror retorna aos quadrinhos brasileiros
Por Cesar Soto
HQ_Calafrio-350136-400x600-1
O terror, gênero popular nos quadrinhos brasileiros entre as décadas de 1960 e 1980, passa por uma retomada. Vampiros e zumbis saem do esquecimento e figuram nas capas de diversas publicações nacionais.
A revista “Spektro”, um dos títulos mais importantes do estilo nos anos 1970 e 1980 no Brasil -com tiragem que chegou a quase 40 mil exemplares-, será relançada no final de janeiro com HQs e matérias sobre o gênero.
A responsável é a Ink Blood Comics, editora que também lançou, em outubro, a “Stigma”, coletânea mensal de horror e ficção científica. “Nosso público é de saudosistas, embora a ‘Stigma’ tenha sido vendida para um público bem jovem. A série [de TV e quadrinhos] ‘The Walking Dead’ está fazendo os adolescentes procurarem o gênero”, diz Fabio Chibilski, dono da editora.
O interesse pelos mortos-vivos do norte-americano Robert Kirkman, cujas HQs de “The Walking Dead” estão frequentemente na lista de mais vendidos do jornal “The New York Times”, tem refletido em títulos brasileiros.
“Parafusos, Zumbis e Monstros do Espaço” (Veneta), novela gráfica do paraibano Juscelino Neco, chegou às livrarias em agosto. A história, que se aproxima da comédia, mistura criaturas, tripas, sangue e um anti-herói alcoólatra e viciado em pornografia.
HQ_350139-400x600-1
Em 2011, quase dez anos após o seu fim, a revista “Calafrio” foi retomada pelo seu criador, o quadrinista Rodolfo Zalla, 83. A publicação, que também reúne diversas histórias sangrentas, está em sua nona edição após a volta.
“Nos anos 1960 e 1970, o terror era fenômeno de vendas em HQs, filmes e livros”, diz Marcio Baraldi, diretor de “Ao Mestre com Carinho”, documentário sobre Zalla. Segundo Baraldi, as editoras maiores evitavam o terror por considerarem o gênero uma subcategoria, o que beneficiou editoras menores. “Era só colocar o Drácula na capa que vendia”.
Link: http://www.folha.uol.com.br

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas

DICA DA SEMANA: Alligator – O Jacaré Gigante (1980)

Publicados

em

Alligator

Um dos prazeres de todos nós que fazemos a coluna Dica da Semana é correr atrás de pérolas subestimadas dignas daquela boa e velha revisão. Não deve fazer menos de 20 anos que, por exemplo, o filme de hoje foi exibido na TV aberta pela última vez. (mais…)

Continue lendo

Dicas

LISTA: Top 20 – Melhores filmes da década (2010-2019)

Publicados

em


Neste final de ano, nossa retrospectiva será diferente. Como se aproxima uma nova década, estamos agora compilando os melhores filmes de terror lançado nos últimos 10 anos. Os integrantes da equipe do Toca o Terror escolheram em votação individual os seus preferidos por ano e aqui chegamos a esta lista com as 20 obras mais importantes do estilo que apreciamos. (mais…)

Continue lendo

Dicas

LISTA: 7 Filmes estrangeiros de terror

Publicados

em

Filmes Estrangeiros

Atendendo ao pedido do diretor Bong Joon-ho para que as barreiras das legendas sejam superadas, apresentamos aqui sete filmes estrangeiros de terror (aliás… filmes que não são falados em inglês) e que estão disponíveis no catálogo dos principais serviços de streaming no Brasil. (mais…)

Continue lendo

Trending