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CINECLUBE TOCA O TERROR – JUNHO/2014

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Produções inéditas marcam a volta das exibições do Cineclube Toca o Terror, que passa a acontecer mensalmente no MAMAM

Encosto_(Filme_Joel_Caetano)

O primeiro cineclube do gênero horror e fantástico do Recife volta a assombrar o público da cidade a partir do dia 07 de junho. Neste dia, a partir das 16h, o Cineclube Toca o Terror retoma sua temporada de exibições mensais no MAMAM – Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, no bairro da Boa Vista, no Recife. Na reestreia do Cineclube Toca o Terror em 2014, a equipe selecionou uma série de curtas de novos realizadores brasileiros, que tem se destacado em festivais do gênero, mostrando o vigor desta produção pelo país.

Na ocasião serão exibidos os curtas “Encosto“, “Carne“, “Sexta-Feira da Paixão“, “Lex Talionis” e “Para Meu Irmão“. As sessões, que são gratuitas, procuram enfocar produções independentes brasileiras e filmes raros e obscuros das últimas décadas, apresentando ainda no início de cada sessão um curta-metragem da era do cinema mudo, ressaltando o pioneirismo da linguagem do horror no desenvolvimento da sétima arte.

O Cineclube Toca o Terror é um desdobramento do blog e podcast Toca o Terror, que comenta sobre publicações, filmes, seriados e HQs do gênero. Com mais de 50 programas gravados sobre diversos temas (vampiros, zumbis, serial killers e monstros), a equipe do Toca o Terror é formada por Queops Negronski, Geraldo de Fraga, Jota Bosco, Jarmeson de Lima, Osvaldo Neto, Júlio César Carvalho e Diogo Monteiro.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=HtOMB_iOpV4&w=560&h=315]

Curtas – Depois de fazer um ritual de magia negra, um homem descobre que o preço a pagar por seus desejos pode ser alto demais. Esta é a sinopse de “Encosto“, uma realização da RZP (Recurso Zero Produções), dirigido pelo paulistano Joel Caetano. O curta coleciona diversos prêmios em suas exibições, a exemplo do Fantasnor (Melhor Ator) e Guaru Fantástico (Melhor Ator e Criatura), tendo sido ainda selecionado para festivais na França e na Macedônia.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=ezR54Wfz89s&w=560&h=315]

Apresentado em eventos como o Curta Kinoforum e a Mostra Cine BH, “Carne“, do pernambucano Caco Nigro, ganhou recentemente o prêmio de melhor direção no Festival de Finos Filmes Curtos, em São Paulo. Realizado de forma independente, “Lex Talionis” é fruto do diretor paraibano João Paulo Palitot e estrelado pela atriz mexicana Cecília Retamoza. O filme, que pode ser considerado um “thriller de vingança”, foi selecionado para a Mostra do Filme Livre 2014.

Sexta_Feira_da_Paixao

Sexta-Feira da Paixão“, do mineiro Ivo Costa, colaborador do site Boca do Inferno, apresenta um conto baseado em “causo” interiorano sobre um rapaz conquistador dono de um passado obscuro que em plena Sexta-feira Santa não vai à procissão e se depara com algo sombrio. Com roteiro, direção e produção de Filipe Marcena, “Para Meu Irmão” teve sua estreia nas telas da cidade no 15º Festcine, no Cinema São Luiz em dezembro do ano passado. Juntamente com mais outras três produções, o curta de Marcena está também no DVD lançado pelo Núcleo de Audiovisual (NAV) da UFPE.

CINECLUBE TOCA O TERROR
Exibição dos curtas “Encosto”, “Carne”, “Sexta-Feira da Paixão”, “Lex Talionis” e “Para Meu Irmão”
Data:
Sábado – 07 de Junho – 16h
Local: MAMAM – Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – Rua da Aurora, 265, Boa Vista – Recife
Classificação indicativa: 16 anos
Entrada Gratuita
Mais informações: www.facebook.com/TocaOTerror

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RESENHA: A Cor Que Caiu do Espaço (2020)

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A cor que caiu do espaço

H.P Lovecraft voltou a ficar em evidência, seja em games como “Call of Cthulhu” (2018) e “The Sinking City” (2019) como em adaptações cinematográficas. Só neste ano de 2020 já tivemos duas obras inspiradas no autor, tendo elementos e personagens de suas obras em “Ameaça Profunda” e agora “A Cor Que Caiu do Espaço” (Color Out of Space), uma adaptação direta de um dos seus celebres contos e o motivo desse texto existir. (mais…)

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GAME: Blair Witch (2019)

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Blair Witch

Mais de 20 anos e “A Bruxa de Blair” (The Blair Witch Project) continua relevante e presente em nossa memória influenciando ainda a indústria cinematográfica e chegando em outras mídias como os games. E em 2019, exatamente duas décadas depois do lançamento do filme original, a E3 anunciava um novo game da franquia feita pelo estudio Blooper Team, responsavel pelo elogiado Layers of Fear.

Então, a pergunta que não quer calar pra você que se interessou e ainda não jogou é… presta? Ou seria algo esquecível como as sequências e o reboot da tela grande? O estúdio sabia da responsabilidade e do peso em levar uma marca famosa de volta ao mundo dos games e utilizou o aprendizado do jogo anterior para aprimorar a experiência. Aqui novamente temos uma câmera em primeira pessoa para causar mais imersão.

Vamos lá… A trama de Blair Witch se passa no ano de 1996, bem na época em que o evento do longa original se passa. Ocorre um novo sumiço na floresta. Dessa vez é de uma criança. O caso mobiliza a força policial e a população pela busca do garoto. No game, você assume o comando de um policial local que tem um passado bem traumático e que junto com seu cachorro segue sozinho em busca do que realmente aconteceu no local. O cachorro não é mero figurante e te auxilia nas buscas encontrando caminhos, itens ou detectando inimigos.

O jogador tem acesso a walkie talkies, celulares (daquele tipo tijolão), uma bolsa que guarda itens e colecionáveis (que são muitos), lanterna e claro, uma famosa handcam que tem a utilidade de visão noturna e que também roda fitas que se encontram no caminho e que ajudam no andamento da campanha. E é claro que logo encontrará os horrores que a famosa vilã colocará no caminho.

Sua arma é a lanterna, que além de auxiliar em lugares extremamente escuros, mata as criaturas das trevas quando as ilumina. O foco do game não é o combate e sim a exploração e resolução de puzzles. Ainda assim, em determinados momentos a luta se faz necessária. A trama em si é boa, mas poderia ser melhor. Ainda assim é bem mais desenvolvida que os filmes que vieram.

A duração do jogo depende do jogador. Eu, por exemplo, num primeiro gameplay levei 7 horas para zerar, mas da segunda vez em diante levei cerca de 3 horas. E graficamente falando é um jogo bonito até, mas não espere algo maravilhoso.

O fator replay se faz presente na forma de dois finais sendo um bom e outro ruim, além dos já citados colecionáveis que fornecem informações complementares. Blair Witch tem uma pegada mais psicólogica, porém sabe assustar em alguns momentos, seja nos bem dosados momentos de jumpscare ou na ambientação sinistra. Este gameé uma viagem de horror que honra o legado do filme original.

Escala de tocância de terror:

P.S.: Existem algumas referências a obra original, mas não entrei em detalhes por conta de spoilers.

Blair Witch esta disponivel para PC, Xbox One, Xbox series (via retrocompatibilidade), Ps4, Ps5 (via retrocompatibilidade) e Nintendo Switch.

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RESENHA: O Garoto Sombrio (2015)

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[Por Geraldo de Fraga]

Em 2011, o diretor Craig William Macneill e o escritor Clay McLeod Chapman se uniram para realizar o curta Henley, que mostrou a infância do serial killer Ted Henley e o início da sua trajetória macabra. Esse ano, os dois retomam a parceria para um projeto bem mais ambicioso: contar toda a história desse psicopata, não em um, mas em três longas.

A primeira parte da trilogia se chama The Boy e é focada nos primeiros anos de vida do futuro assassino. A história começa em 1989, com Ted Henley (Jared Breeze), então com nove anos, vivendo com seu pai, John (David Morse), num motel de beira de estrada que se encontra às moscas. O dia a dia do menino é entediante: quando não está limpando o local, brinca sozinho e procura animais mortos na rodovia.

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Essa rotina é quebrada quando um acidente na rodovia leva o estranho William Colby (Rainn Wilson, irreconhecível num papel dramático) a se hospedar em um dos quartos. Diferente dos outros hóspedes que já passaram pelo motel, Colby esconde alguns segredos e isso atiça a imaginação de Henley, a ponto de deixar fluir sua personalidade doentia.

Um ponto positivo de The Boy é que, ao contrário de vários outros filmes de psicopata, o protagonista aqui não se transforma no vilão por causa de um trauma ou de uma situação extrema. A maldade está nele desde sempre, esperando apenas uma brecha para vir à tona. A vontade de matar é acentuada pelo tédio e pela falta de perspectiva. Não há um julgamento moral de certo ou errado e, para o garoto, tudo é só mais um passatempo.

A negligência por parte do pai alcoólatra conta como o maior ponto para o estopim. É ele quem prende o garoto naquele ambiente hostil, o que já seria nocivo para uma criança normal. Seu estado de negação e inércia, apenas retarda o inevitável. “Esse menino tem olhos crescendo na nuca”, desabafa a Colby, em certo momento do filme, lamentando em ter razão.

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Sobre a construção do longa, a direção de Macneill é segura e consegue grandes atuações do trio de protagonistas. Jared Breeze tem tudo para ser lembrado como um dos melhores garotos problemas dos últimos anos, enquanto Morse e Wilson cumprem seus papéis com louvor. O roteiro de Chapman é afiado, com diálogos curtos, mas eficazes. Além de focar em pequenos detalhes para fazer a trama fluir. O ritmo, por muitas vezes lento, é essencial para a construção do clímax.

The Boy é um filme realista e sóbrio, esqueça todo o exagero de filmes sobre psicopatas mirins como O Anjo Malvado ou A Orfã, por exemplo. Além disso, essa primeira parte da trilogia nos brinda com um ótimo gancho para o segundo filme e já nos deixa sabendo do que Ted Henley é capaz de aprontar. E vale muito a pena acompanhá-lo em sua próxima jornada.

Escala de tocância de terror:

Nome original: The Boy
Direção: Craig William Macneill
Roteiro: Craig William Macneill e Clay McLeod Chapman
Elenco: Jared Breeze, David Morse e Rainn Wilson
Origem: EUA

Trailer

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