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CINECLUBE TOCA O TERROR – JUNHO/2014

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Produções inéditas marcam a volta das exibições do Cineclube Toca o Terror, que passa a acontecer mensalmente no MAMAM

Encosto_(Filme_Joel_Caetano)

O primeiro cineclube do gênero horror e fantástico do Recife volta a assombrar o público da cidade a partir do dia 07 de junho. Neste dia, a partir das 16h, o Cineclube Toca o Terror retoma sua temporada de exibições mensais no MAMAM – Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, no bairro da Boa Vista, no Recife. Na reestreia do Cineclube Toca o Terror em 2014, a equipe selecionou uma série de curtas de novos realizadores brasileiros, que tem se destacado em festivais do gênero, mostrando o vigor desta produção pelo país.

Na ocasião serão exibidos os curtas “Encosto“, “Carne“, “Sexta-Feira da Paixão“, “Lex Talionis” e “Para Meu Irmão“. As sessões, que são gratuitas, procuram enfocar produções independentes brasileiras e filmes raros e obscuros das últimas décadas, apresentando ainda no início de cada sessão um curta-metragem da era do cinema mudo, ressaltando o pioneirismo da linguagem do horror no desenvolvimento da sétima arte.

O Cineclube Toca o Terror é um desdobramento do blog e podcast Toca o Terror, que comenta sobre publicações, filmes, seriados e HQs do gênero. Com mais de 50 programas gravados sobre diversos temas (vampiros, zumbis, serial killers e monstros), a equipe do Toca o Terror é formada por Queops Negronski, Geraldo de Fraga, Jota Bosco, Jarmeson de Lima, Osvaldo Neto, Júlio César Carvalho e Diogo Monteiro.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=HtOMB_iOpV4&w=560&h=315]

Curtas – Depois de fazer um ritual de magia negra, um homem descobre que o preço a pagar por seus desejos pode ser alto demais. Esta é a sinopse de “Encosto“, uma realização da RZP (Recurso Zero Produções), dirigido pelo paulistano Joel Caetano. O curta coleciona diversos prêmios em suas exibições, a exemplo do Fantasnor (Melhor Ator) e Guaru Fantástico (Melhor Ator e Criatura), tendo sido ainda selecionado para festivais na França e na Macedônia.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=ezR54Wfz89s&w=560&h=315]

Apresentado em eventos como o Curta Kinoforum e a Mostra Cine BH, “Carne“, do pernambucano Caco Nigro, ganhou recentemente o prêmio de melhor direção no Festival de Finos Filmes Curtos, em São Paulo. Realizado de forma independente, “Lex Talionis” é fruto do diretor paraibano João Paulo Palitot e estrelado pela atriz mexicana Cecília Retamoza. O filme, que pode ser considerado um “thriller de vingança”, foi selecionado para a Mostra do Filme Livre 2014.

Sexta_Feira_da_Paixao

Sexta-Feira da Paixão“, do mineiro Ivo Costa, colaborador do site Boca do Inferno, apresenta um conto baseado em “causo” interiorano sobre um rapaz conquistador dono de um passado obscuro que em plena Sexta-feira Santa não vai à procissão e se depara com algo sombrio. Com roteiro, direção e produção de Filipe Marcena, “Para Meu Irmão” teve sua estreia nas telas da cidade no 15º Festcine, no Cinema São Luiz em dezembro do ano passado. Juntamente com mais outras três produções, o curta de Marcena está também no DVD lançado pelo Núcleo de Audiovisual (NAV) da UFPE.

CINECLUBE TOCA O TERROR
Exibição dos curtas “Encosto”, “Carne”, “Sexta-Feira da Paixão”, “Lex Talionis” e “Para Meu Irmão”
Data:
Sábado – 07 de Junho – 16h
Local: MAMAM – Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – Rua da Aurora, 265, Boa Vista – Recife
Classificação indicativa: 16 anos
Entrada Gratuita
Mais informações: www.facebook.com/TocaOTerror

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RESENHA: As Faces do Demônio (2020)

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As Faces do Demônio

Pouco se vê do cinema sul-coreano nas salas multiplex do país. E de terror então, nem se fala! “AS FACES DO DEMÔNIO” (Byeonshin 변신), que entraria em cartaz em março deste ano se não fosse a pandemia da COVID-19, estreia agora nos cinemas. A insistência em não lançar o filme em VOD e streaming apesar da quarentena talvez seja sinal de uma abertura maior para produções de gênero da Ásia nas salas comerciais depois que “PARASITA” fez a festa no Oscar.

Este novo longa coreano já começa com os dois pés nas caixas do peito do espectador com um exorcismo pra lá de escatológico que acaba em tragédia, servindo pra nos apresentar os personagens principais: o padre e o demonho. Sequência nada sutil com vômito de sangue, muita ferida e nojeira. A cena é tão surtada que lembra clássicos como “A MORTE DO DEMÔNIO” de Sam Raimi. Mas quando somos apresentados a família que vai sofrer com o malassombro, logo o tom muda radicalmente, entrando num ritmo mais calmo como é de se esperar das produções asiáticas, porém com certa agilidade atípica.

A trama de “AS FACES DO DEMÔNIO” é muito boa, mas infelizmente sua sinopse e trailers entregam muitos spoilers. Eu sei que é difícil, mas se puder, evite-os. A direção de Hong-seon Kim é segura e nos traz uma situação cabulosa atrás da outra. Incrível como o cinema sul-coreano consegue entregar momentos brutos e ternos dentro de uma mesma situação, por mais desconfortável que seja. Pra não estragar, vou evitar descrever o desenrolar dos eventos, mas dá pra dizer que o clima de paranoia, ao bom estilo O ENIGMA DE OUTRO MUNDO do mestre carpinteiro, é muito bem construído e acaba sendo a base que sustenta toda trama. Porém, o diretor perde a mão quando tenta “enfeitar” alguns momentos que poderiam ser mais contidos.

O que chama atenção logo de cara, é a fotografia cristalina e com uma paleta de cor de fortes contrastes entre azul e laranja, típica do cinema mainstream de hollywood predominante, deixando claro que a produção foi feita pra o mercado internacional. Isso é ruim? Seria se fosse mal feito, o que não é o caso. Outra coisa que salta os olhos, é o trabalho de maquiagem artesanal, tanto do possuído como dos cadáveres que podem causar certa repulsa. O que incomoda mesmo é o mal uso de CGI em situações que não precisariam. Não é nem uma questão de purismo, é porque ficaram mal feitas mesmo.

Talvez, o problema aqui é que, para além da estética nitidamente feita pra o público internacional, temos excessos tipicamente hollywoodianos que vão agradar o público em geral, mas podem incomodar os apreciadores do horror asiático mais contido. É sério! Tem hora que a pessoa pergunta pra tela: “PRA QUÊ TUDO ISSO?”. Mas a situação principal concebida é tão intrigante que dá pra relevar esses “exageros ocidentalizados” e ficar tenso do mesmo jeito.

No geral, AS FACES DO DEMÔNIO é um bom filme não só pela narrativa equilibrada e aspectos técnicos, mas pela forma nada convencional de como é tratado o lance de possessão, tema tão mal explorado no cinema de horror nos últimos anos.

NOTA: É bom lembrar que ainda estamos em plena pandemia. Então, se for arriscar, ao menos respeite os protocolos de segurança.

Escala de tocância de terror:

Título original: Byeonshin
Direção: Hong-seon Kim
Roteiro: Kim Hyang-ji
Elenco: Sung-Woo Bae, Dong-il Sung, Young-nam Jang
Origem: Coréia do Sul

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RESENHA: #Alive (2020)

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Alive

O cinema sul coreano ganhou uma visibilidade incrivel nos últimos anos e hoje não é tão raro ver obras vindas de lá aportarem no cinema. Mas é claro que com a pandemia as coisas foram freadas e alguns filmes estão ganhando destaque via streaming. Este é o caso de #Alive, filme que estreou em seu país na reabertura dos cinemas com bastante êxito e está sendo distribuído mundialmente pela Netflix.

A trama acompanha um jovem rapaz, que sozinho no apartamento da família, tenta sobreviver a uma epidemia mortal que transforma os cidadãos em zumbis sedentos por carne humana. No passar de vários dias, com comida e água acabando e ataques cada vez piores das criaturas, o rapaz coloca em cheque a promessa que fez ao pai de sobreviver. E aos trancos e barrancos ele tentará cumprir o que foi pedido.

#Alive é um bom filme de zumbis que não coloca nada de novo na mesa, mas traz o básico que, em sua maior parte, é competente. O longa não enrola e logo nos primeiros minutos a confusão e o caos predominam. A primeira parte é a melhor, se passando em praticamente um único cenário, mostrando bem a sensação de solidão e medo do personagem com cenas de ação pontuais e mais comedidas. Vale comentar a ótima maquiagem dos monstros que lembram o conterrâneo “Invasão Zumbi” (Train to Busan).

Outra semelhança com o longa de zumbis mais famoso é a ambientação minimalista e o país. Sinceramente, essa sim deveria ser a sequência real dele, pois mesmo não sendo perfeita, se mostra bem superior à continuação oficial, chamanda “Península”.

Os problemas de #Alive vêm à tona em sua segunda metade, onde as sequências de ação se tornam inverossímeis demais (até para um filme de zumbis)… Meio que a produção se rende ao espetáculo ocidental apresentando exageros que tiram a atenção diversas vezes. O clímax acaba sendo forçado e emotivo demais querendo a todo custo arrancar lágrimas do público.

Concluindo… #Alive não é um divisor de águas do gênero, mas é divertido e tenso na maior parte de sua duração. Vale gastar o tempo assistindo as desventuras do protagonista e sua busca pela sobrevivência.

Escala de tocância de terror:

Título original: #Saraitda
Diretor: II Cho
Roteiro: II Cho,Matt Naylor
Elenco: Ah-in Yoo, Shin-Hye Park,Bae-soo Jeon e outros
País de origem: Coreia do Sul

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RESENHA: Dominação (2017)

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Dominação

[Por Felipe Macedo]

Estrelado por Aaron Eckhart e produzido por Jason Blum, “Dominação” (Incarnate) mais uma vez mostra a história de um jovem possuído por um demônio poderoso. Nosso herói aqui luta para derrotar o grande mal e salvar o dia. No entanto, o longa tenta vir com uma promessa de abordar o tema de uma forma diferente do que foi mostrado até hoje. (mais…)

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