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RESENHA: As Bruxas de Zugarramurdi (2013)

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Por Geraldo de Fraga

Zugarramurdi, uma pequena vila no norte da Espanha, está para os espanhóis como Salem está para os americanos. As ações da Inquisição transformaram ambos os lugares em locais conhecidos por seus casos de suspeita de bruxaria.

Foi com base nesses acontecimentos históricos que Álex de la Iglesia se baseou para escrever e dirigir As Bruxas de Zugarramurdi (2013). Porém, quem conhece o responsável por O Dia da Besta e Balada de Amor e Ódio sabe que ele não iria fazer um filme sério sobre o assunto.

As Bruxas de Zugarramurdi é uma comédia nonsense que traz um monte de referências a filmes do gênero. Mas nada daquelas paródias irritantes como Todo Mundo em Pânico e Inatividade Paranormal. Iglesia tem identidade própria e conduz sua “palhaçada” sem apelar para piadas fáceis.

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Após um assalto a uma joalharia, os ladrões Antonio e José, esse último acompanhado do seu filho de 10 anos, sequestram um taxista e o obrigam a ajudarem a escapar da cena do crime. Após decidirem que o melhor a fazer é fugir para a França, eles acabam chegando a Zugarramurdi.

Mas o que eles não sabem é que as bruxas que ainda vivem na cidade estão a sua espera, pois a chegada deles foi avisada em uma profecia (Prestem atenção nas duas primeiras cenas do filme. São impagáveis!). A presença deles na cidade é essencial para um ritual que vai fortalecer ainda mais a ordem das bruxas. A partir daí, começa um jogo de perseguição, onde se juntam ainda dois investigadores de polícia e a mãe do filho de José.

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Apesar do roteiro totalmente descompromissado, Iglesia tenta dar um pouco de substância à história fazendo com que a ação da maioria dos personagens seja justificada em razão de algum problema amoroso. E é aí onde o diretor erra um pouco a mão. Algumas das piadas sobre relacionamentos funcionam, mas a maioria soa forçada.

Mesmo assim, As Bruxas de Zugarramurdi é um achado no meio de tanta comédia sem graça, quando se trata de usar o terror como referência. As atuações são competentes e os efeitos muito bons. A diversão é garantida.

Nota: 7,0

Título original: Las brujas de Zugarramurdi
Direção: Álex de la Iglesia
Roteiro: Jorge Guerricaechevarría, Álex de la Iglesia
Elenco: Hugo Silva, Mario Casas, Pepón Nieto
Origem: Espanha, França

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=7hQ1CyUjQvg&w=560&h=315]

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RESENHA: O Sono da Morte (2016)

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Sono da Morte

[Por Júlio Carvalho]

Estamos na era dos filmes de terror ‘do bem’, nos quais as ameaças não são tão ameaçadoras assim, os demônios não são tão perigosos assim, as conclusões são forçadamente otimistas e o excesso de jumpscares passa a ser o principal atrativo dessas produções. Sucessos como a franquia Invocação do Mal e Annabelle estão aí pra comprovar isso. Dito isso, está em cartaz O Sono da Morte (Before I Wake) que tenta desastrosamente se enquadrar nessa categoria. Por mais bobos que sejam, tem filmes que ainda podem ser chamados de horror. Sendo que neste caso, nem isso. (mais…)

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RESENHA: Sem Conexão (2020)

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Sem Conexão

Além dos filmes que já foram lançados neste mês aproveitando a onda do Halloween, a Netflix reservou pro final de outubro um filme polonês tido como o primeiro slasher do país. Através do trailer divulgado, “Sem Conexão” tenta resgatar a glória desse subgênero pra lá de batido mas sempre com alguma surpresa e um possível candidato a ícone do terror.

Numa densa floresta na Polônia, algo sinistro aconteceu há muitos anos e agora jovens modernos, viciados em tecnologia se vêem ali num acampamento contra a modernidade. Sem ajuda de aparelhos eletrônicos, eles terão que pensar em como sair de uma situação horrível evitando também que a contagem de corpos pare de subir.

Pela breve sinopse deu para sacar a clara influência dos slashers oitentistas em “Sem Conexão”. A inspiração é tão clara que até o roteiro se iguala num fiapo de ideia motivado pela falta de lógica. O desenvolvimento dos personagens é quase nulo, sendo substituído por mortes sangrentas de tempos em tempos.

Os personagens seguem aquele velho padrão com uma mocinha gente boa com um passado pesado, uma garota sensual, o gordinho nerd que fica soltando referências a outros filmes e etc… Ainda tem um personagem com mais camadas, mas ele é secundário e aparece pouco, infelizmente…

Embora “Sexta-Feira 13” (1980) seja a maior inspiração do filme, temos homenagens e referências a “O Massacre da Serra Elétrica” (1974), “Just Before Dawn” (1981) e outras obras que ajudaram a popularizar o estilo slasher de acampamento. Embora a intenção seja boa, não dá pra ignorar os problemas desta produção. A edição e o roteiro são confusos em alguns momentos e por mais que se tente, não tem como justificar. A direção até ultrapassa a homenagem e parece um ctrl-c/ctrl-v de obras antigas sem conseguir dar uma identidade a produção.

O gore se destaca e é o maior mérito do filme. Foi uma grata surpresa ver que uma produção recente tenha efeitos práticos na maior parte do tempo. O vermelho quando escorre, vem com vontade. A maquiagem dos vilões merece destaque e por mais que pareça tosca, passa bem o quão asquerosos são. Pensem no Victor Crowley, vilão de “Terror no Pântano” (2007) ainda mais repulsivo…

Por mais que não seja uma nova obra-prima, “Sem Conexão” é uma diversão escapista e bem sangrenta. E na falta de bons filmes originais neste ano pandêmico, esse ao menos diverte na maior parte de sua duração.

Escala de tocância de terror:

Direção: Bartosz M. Kowalski
Roteiro: Bartosz M. Kowalski, Jan Kwiecinski, Mirella Zaradkiewicz
Elenco: Julia Wienniawa-Narkiewicz,Michal Lupa, Wiktoria Gasiewska e outros
Título Original: W lesie dzis nie zasnie nikt
País de Origem: Polônia

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RESENHA: Pequenos Monstros (2019)

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Pequenos Monstros

Particularmente, eu não sou muito fã de comédias de terror, porém, não sou tão radical assim e sempre tem um filme aqui ou ali que caem na minha graça como o ótimo TODO MUNDO QUASE MORTO (Shaun Of The Dead, 2004). A minha dica então vem deste subgênero que me agradou: PEQUENOS MONSTROS (Little Monsters, 2019) que se encontra no catálogo do Telecine Play.

Escrito e dirigido pelo australiano Abe Forsythe, PEQUENOS MONSTROS se passa na Austrália bem no início de um apocalipse zumbi e acompanhamos os malabarismos de uma professora de primário que faz de tudo para que seus pequenos alunos não saibam o que está acontecendo, ao mesmo tempo em que tenta tirá-los de um acampamento infestado de mortos-vivos.

O destaque aqui é para a professora Caroline, vivida por ninguém menos que Lupita Nyong’o (Nós) e para as crianças, nas quais ela tenta proteger a qualquer custo. Ela não está sozinha nessa empreitada e conta com a “ajuda” de um comediante famoso e do pai de um dos alunos que só está ali pra dar em cima da moça. Aliás, esses dois caras são os personagens mais chatos do filme.

Apesar do filme se pretender bobinho e leve, a violência gráfica é até pesada, contando com bons – e nojentos – efeitos práticos que tanto podem agradar os fãs de filmes gore quanto podem chocar os pequenos que por ventura venham a assistir ao longa. Em suma, PEQUENOS MONSTROS tem seus momentos e finda num filme acima da média, mostrando-se um bom passatempo.

Título Original: Little Monsters
Direção: Abe Forsythe
Roteiro: Abe Forsythe
Elenco: Lupita Nyong’o, Alexander England, Josh Gad |
Ano: 2019
Origem: Austrália, Reino Unido, EUA

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