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RESENHA: Blutgletscher (2013)

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Por Geraldo de Fraga

Todo mundo sabe que, na história do cinema, existe uma infinidade de filmes parecidos uns com os outros. Não estamos falando de remakes ou de adaptações, apenas de uma idéia inicial que pode seguir caminhos diferentes e gerar obras independentes tendo apenas em comum um ponto de partida semelhante.

Existem vários filmes com a mesma premissa e que se valem de enredos diferentes para se manterem distantes, primando, claro, pela qualidade do roteiro. Infelizmente, não foi o que o austríaco Marvin Kren conseguiu fazer com Blutgletscher, seu segundo longa, lançado no ano passado. É impossível assisti-lo sem que as comparações com Enigma do Outro Mundo, de John Carpenter, surjam de cinco em cinco minutos.

Vamos à sinopse: Em uma estação de pesquisa na região dos Alpes na Áustria, uma equipe de três cientistas está realizando um trabalho de coleta geológica. A relação entre eles é tranquila. O ponto de turbulência do local fica a cargo do técnico Janek (Gerhard Liebmann) – personagem pra lá de inspirado no R.J. MacReady do Kurt Russell – que está sempre bêbado e de mau humor, a não ser com seu cachorro Tinnie.

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Em meio a uma das expedições, ele e um dos cientistas encontram um material biológico que brota de uma geleira e, claro, levam uma amostra para o laboratório. A coisa se revela uma forma de vida totalmente desconhecida. Ainda durante essa expedição, Tinnie é atacado, supostamente por uma raposa, e retorna ferido.

Em uma segunda visita ao local, eles acham uma estranha criatura e a coletam para estudo. A partir daí, o roteiro descamba para uma sucessão de fatos apressados. Em apenas uma olhada no microscópio, a especialista em biologia do local já descobre do que se trata o achado. Um tipo de organismo que consegue combinar os DNAs de todas as formas de vida com as quais entra em contato através do sangue. Para explicar melhor: o organismo começa a criar animais que são uma mistura de vários bichos. Logo de cara, a estação de pesquisa começa a ser atacada por uma raposa-cachorro-pulga que deixa todo mundo em estado de alerta.

Como se não bastasse a confusão armada, está agendada para o dia seguinte a visita da ministra de Meio Ambiente austríaca às instalações da pesquisa. Enquanto a equipe de cientistas tenta esconder a descoberta da autoridade, Janek tenta alertá-los do perigo, tendo em vista que sua ex-namorada está vindo para o local junto com a comitiva da autoridade em questão.

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Esse segundo núcleo do filme, onde está a mocinha, também começa a ser perseguido por algumas criaturas. E são nessas cenas que fica evidente o baixo orçamento do filme. Enquanto que na investida da raposa-cachorro-pulga, o bicho não aparece por inteiro, nesse segmento os planos são abertos e vemos um falcão mutante criado com um CGI paupérrimo, no melhor estilo SyFy Channel.

Quando os dois grupos se encontram, o filme vira simplesmente a história de um monte de gente presa em um local isolado sendo atacado por seres mutantes. Porém, ali estava a chance de Marvin Kren “enfeitar” sua obra com todo tipo de criatura bizarra, algo totalmente esperado dado a sua premissa. Mas não é o que acontece. Tirando os dois monstrinhos já citados, pouca coisa interessante surge diante das câmeras.

E quando você começa a desejar que tudo aquilo termine o mais rápido possível, pois aquela sensação de perda de tempo já lhe dominou, vem a cereja do bolo. E o que já estava ruim, piora. Piora muito. O final que Blutgletscher nos reserva é um dos desfechos mais melosos e ridículos de toda a história do terror/ficção científica. Ver esse longa austríaco só tem uma coisa de bom: dá uma vontade danada de assistir Enigma do Outro Mundo.

Nota: 1,0

Direção: Marvin Kren
Roteiro: Benjamin Hessler, Marvin Kren
Elenco: Gerhard Liebmann, Edita Malovcic, Santos
Origem: Áustria

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=Vs77XEappHA&w=560&h=315]

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RESENHA: Raw (2017)

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raw

[Por Gabriela Alcântara]

É possível um filme ser grotesco e ainda assim ser extremamente belo e erótico. A prova pode ser vista em “Raw” (no Brasil traduzido também como “Grave”), de Julia Ducornau, que está disponível na Netflix. Apesar dele ter ganhado burburinho nos últimos anos por ter ganho diversos prêmios – incluindo o FRIPESCI da Semana da Crítica de Cannes – e teoricamente ter feito muitas pessoas vomitarem, confesso que evitei assisti-lo por um tempo – na verdade justamente por isso. (mais…)

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RESENHA: V/H/S (2012)

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Existe vida inteligente no found footage. Em meio a vários e vários filmes que exploram o estilo de falso documentário, é difícil encontrar algum que realmente se sobressaia. É aí que As Crônicas do Medo (V/H/S) entra na jogada. A trama é centrada em um grupo de criminosos cuja missão é encontrar uma misteriosa fita de vídeo em uma casa. Na busca pela fita certa, eles acabam encontrando e assistindo a uma série de vídeos de horror.

O enredo que se passa dentro da casa e amarra as pequenas histórias, que são independentes umas das outras, é fraca. Mas isso fica em segundo plano. O que aparece nas fitas encontradas é o que importa. São cinco curtas, cada um dirigido por um ou dois diretores. No total, são 10 dez profissionais dividindo a direção do filme.

Quando assisti ao trailer, algo que me chamava a atenção era como os efeitos especiais ficavam muito realistas quando inseridos em imagens de baixa qualidade (lembrando que a película é filmada totalmente com câmeras caseiras de VHS).

A primeira história mostra um grupo de jovens que compram uns óculos com uma mini-câmera e saem pelas baladas para filmar seus sucessos amorosos. Porém uma das moças que eles conhecem não é, digamos, muito sociável.

No segundo ato, acompanhamos um casal em uma viagem pelo interior dos EUA, onde eles registram tudo em vídeo. Nesse não dá pra falar mais sem entregar spoilers. É o único dos cinco onde o elemento sobrenatural não está presente, mas que possui um dos melhores finais.

O terceiro filme foi o que achei mais fraco. Um grupo de jovens vai a um lago no meio da floresta, fumar um e tomar banho pelado. É aí que eles têm uma desagradável surpresa. Apesar do roteiro fraco, a estética desse aqui deve ser apontada como um ponto a favor.

Na quarta história, temos um casal conversando pelas suas respectivas webcams. A menina acha que seu apartamento está sendo assombrado por fantasmas e sempre que algo de estranho acontece, ela liga para o cara para que ele a faça companhia. Muito boa história e efeitos.

Por falar em efeitos, é no quinto episódio que eles aparecem em sua melhor forma. Quatro jovens vão a uma festa na noite de Halloween e descobrem algo muito sinistro acontecendo na casa onde deveria estar acontecendo a farra.

A trama do grupo de criminosos tem um desfecho meia boca, mas isso não tira o mérito do filme. Concentre-se nos cinco curtas e divirta-se. A franquia teve mais duas sequências e a qualidade de alguns segmentos foi mantida, mas no geral também valem a pena serem vistos.

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RESENHA: Invasão Zumbi 2 – Península (2020)

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Peninsula

Esqueça o que você viu e gostou em “Invasão Zumbi” (Train to Busan). “Invasão Zumbi 2: Península” (Train to Busan 2: Peninsula) consegue ser tão genérico e pouco original que se não fosse da mesma franquia nem valeria a pena a conferida. Aliás, a ligação entre os dois filmes se dá apenas pela breve introdução em que falam que uma epidemia se espalhou por toda a Coreia do Sul e em pouco tempo o país ficou em lockdown total.

Neste começo até temos uma palhinha do que o filme poderia ser se não tivessem se perdido na megalomania. A cena no caso se passa em um navio de refugiados até o Japão onde um infectado faz mais estrago do que o exército que comanda a embarcação podia imaginar. Mas fica só nisso.

De resto, temos um salto de quatro anos onde mercenários em Hong Kong se especializam em saquear o que restou da Coreia do Sul enviando “mulas” em missões específicas. Aí é quando vemos que “Peninsula” vira um daqueles filmes pós-apocalípticos sem graça com direito a aqueles clichês que já vimos em “Resident Evil“, “Terra dos Mortos” e “The Walking Dead” com refugiados em bunkers contra zumbis que perambulam entre os escombros das cidades.

Se no primeiro filme desta franquia coreana tivemos como um dos pontos cruciais da trama um emocionante desfecho trágico em família, este longa utiliza-se disso como uma muleta para causar empatia com um núcleo de personagens. E falha miseravelmente. A mãe durona que tenta criar suas crianças com o pai/avô está longe de chamar atenção ou emocionar a quem já imagina que o destino deles não será dos mais felizes.

Tirando o aspecto tiro/porrada/bomba nos confrontos com os zumbis, os efeitos digitais deixam muito a desejar. As perseguições com carros atropelando zumbis lembram “Mad Max: Estrada da Fúria” num centro urbano mas com um CGI tão mal construído que parecem extraídos de “Guerra Mundial Z“, onde os mortos-vivos morrem igual a baratas e são vistos rapidamente em frações de segundos.

Considerando o sucesso mundial do primeiro filme, os produtores quiseram agora faturar alto com um orçamento bem maior e algumas concessões criativas transformando o longa em um tipo de filme de ação/aventura que por um acaso tem essas criaturas tão populares no universo do horror. A preocupação em atrair um público maior foi tanta que praticamente eliminaram a carnificina típica de um ataque zumbi para deixar as mortes dos vivos em off-screen.

Diante de tudo isso, não procure ter muitas expectativas ao assistir “Peninsula“. Claro que dependendo do seu grau de exigência, o filme possa ser um bom passatempo. O problema é que não se torna nada mais além disso, tornando-se aquele produto tipicamente enlatado que não precisaria ser revisto depois.

Escala de tocância de terror:

Diretor: Sang-ho Yeon
Roteiro: Sang-ho Yeon, Ryu Yong-jae
Elenco: Dong-won Gang, Jung-hyun Lee, Re Lee
País de origem: Coreia do Sul
Ano de lançamento: 2020

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