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RESENHA: “Sharknado 2: A Segunda Onda” (2014)

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[Por Geraldo de Fraga]

Seguindo a máxima do deputado federal Tiririca, de que “pior do que tá não fica”, Sharknado 2: A Segunda Onda (Sharknado 2: The Second One, 2014), de fato, não é pior do que seu antecessor. Mais do que isso: é bem melhor! Não que isso queira dizer muita coisa, claro. Mas o que podemos destacar dessa sequência, novamente dirigida por Anthony C. Ferrante e escrita por Thunder Levin, é que pelo menos ela rompeu com a temática de ação do primeiro filme e se entregou de vez à comédia, como era de se esperar de um longa com um enredo tão absurdo.

O roteiro é praticamente o mesmo do filme anterior, só que agora os tornados que carregam os tubarões chegam até Nova York. E cabe a Fin Shepard (Ian Ziering), alçado ao patamar de herói americano após salvar Los Angeles do primeiro sharknado, dar conta daquilo que pode vir a ser a destruição da cidade. Tara Reid também retorna no papel de April Wexler, mas o restante do elenco é novo, inclusive é bem mais volumoso. O filme ainda conta com algumas participações especiais como Kelly Osbourne e Wil Wheaton.

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Dá para notar que os atores estão mais à vontade em seus papéis, algo que pode ser explicado pela total despretensão dessa nova empreitada. E o tom de comédia fica mais escrachado quando percebemos algumas referências, como Robert Hays fazendo o papel de um piloto de avião (assim como em Apertem os Cintos… O Piloto Sumiu) e Judd Hirsch interpretando um típico taxista nova-iorquino (como na clássica série Táxi).

E por ser um filme de “terror”, temos sim muito sangue, membros decepados e mortes estapafúrdias. Também há piadas com outras produções do gênero, como a aparição de um crocodilo gigante que vive nos esgotos (a lenda urbana mais famosa de Nova York e que foi usada no enredo de Alligator), uma cena com a cabeça da Estátua da Liberdade que remete a Cloverfield – Monstro e até referências a The Evil Dead e Além da Imaginação.

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Mas, claro, não esperem nada brilhante. Todas as falhas técnicas possíveis estão lá, incluindo efeitos especiais da pior qualidade. Não há furos, mas sim verdadeiras crateras no roteiro. Ninguém também dá a mínima para continuidade. Exemplo: apesar de a história se passar durante uma tempestade de proporções bíblicas, em absolutamente nenhuma cena onde os protagonistas estão ao ar livre está chovendo. Será que deve ser tão caro assim filmar com aqueles equipamentos que simulam chuva?

Também é hilário ver alguns takes, onde os personagens correm desesperadamente, enquanto as outras pessoas nas ruas não estão nem aí. Faltou cachê para figurantes, nota-se! Para dar uma “explicação científica” ao evento climático que assola a cidade, acompanhamos os boletins ao vivo de uma emissora de TV, onde o jornalista Matt Lauer, do The Today Show da NBC, e o meteorologista Al Roker, interpretando a si mesmos, comentam a situação. Impagável!

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E antes mesmo de o filme ser lançado, a parceria Asylum/Syfy Channel já havia anunciado que Sharknado 3 seria produzido e tem previsão para chegar às telas em 2015. Longe de querer figurar entre uma importante trilogia do cinema, os tornados com tubarões pelo menos estão no caminho certo para divertir a audiência. Porém, um pouco mais de cuidado com a produção não cairia mal.

Nota: 4,0

Título original: Sharknado 2: The Second One
Direção: Anthony C. Ferrante
Roteiro: Thunder Levin
Elenco: Ian Ziering, Tara Reid, Vivica A. Fox
Origem: EUA

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RESENHA: Invocação do Mal 3 – A Ordem do Demônio (2021)

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Invocação do Mal 3

O Casal Warren está de volta com mais uma aventura tenebrosa. “Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio” (The Conjuring: The Devil Made Me Do It) estava deixando os fãs em polvorosa na internet antes da estreia. Todos estavam especulando se esse novo capítulo do invocaverso seria o melhor de todos. A dúvida era se depois de uma espera de quase um ano de adiamentos devido a pandemia do coronavirus, valeria a pena reencontrar os queridos personagens vividos por Vera Farmiga e Patrick Wilson.

O roteiro nos leva ao início dos anos 80, onde os Warren mais uma vez acompanham o exorcismo de uma criança. Desta vez, no entanto, a possessão não termina tão bem e deixa um de seus participantes sequelados pela força maligna. Tempos depois, o rapaz possuído acaba cometendo um crime bárbaro, é preso e sua defesa nos tribunais vai alegar que o diabo foi o mandante do crime. O casal instruído por sua advogada começa a fazer uma investigação paranormal para comprovar a existência do mal. O que eles não sabiam é que algo mais sinistro estava envolvido.

Eu confesso que gosto dos filmes anteriores da franquia principal e mesmo não tendo achado essa nova parte horrenda, tenho que admitir ela é bastante problemática. O longa sofre com uma grande crise de identidade. Os produtores não sabem que caminho seguir, se vão para o lado investigativo e sutil ou se continuam como um terror blockbuster convencional. Nesse impasse, foram capazes de não conseguirem agradar nenhuma das propostas.

As cenas de jumpscares são até agora as mais cretinas que já vi nesse ano de 2021. O lado bom é que são bem menos frequentes que nos outros exemplares. A investigação é morna e lotada de conveniências de roteiro, além de não desenvolver bem o que é apresentado. Tudo é literalmente jogado na cara do público.

Por um lado, temos uma novidade nesta parte 3 de “Invocação do Mal”. Somos apresentados à primeira vilã humana da franquia. Mas ela é tão genérica em todo o conceito que mesmo se fosse mais uma assombração, isso não faria diferença. Seu visual também não fica muito longe de uma Freira Valak da vida.

O lado bom é a inegável química de seus protagonistas. Não tem como não ficar do lado deles e a maior força do longa vem daqui. As partes mais sutis conseguem passar aquele clima sinistro e arrepia muito mais do que qualquer uma assombração gritalhona. Pena que são poucos os momentos assim.

O diretor Michael Chaves de “A Maldição da Chorona” demonstra uma melhora considerável na direção, mas ainda assim parece um James Wan genérico. Falando nele, o realizador original fez falta na hora de conduzir os momentos de malassombro pipoca.

Enfim, “Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio” é um filme bem fraco, mas ainda assim melhor que os últimos spin-offs do invocaverso (o que sinceramente não é algo muito difícil). O fã terá de se contentar com algumas referências bem diretas a “O Exorcista”, umas cenas mais piegas que o anterior e um pouquinho só de terror.

Escala de tocância de terror:

Título original: The Conjuring – The Devil Made Me Do It
Direção: Michael Chaves
Roteiro: David Leslie Johnson-Mcgoldrick
Elenco: Vera Farmiga, Patrick Wilson, Ruairi O´Connor e outros.
Ano de lançamento: 2021

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RESENHA: A Mata Negra (2018)

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Mata Negra

[Por Jota Bosco]

Começo logo essa resenha dizendo que sou suspeito pra falar do trabalho de Rodrigo Aragão pelo motivo de: sou tiete! O cara é, sem sombra de dúvidas, o maior representante das produções de horror no país atualmente. Passo a passo foi crescendo como produtor e diretor, conquistando seu espaço e indo, apesar dos poucos recursos, onde ninguém tinha ido antes no gênero aqui no país. Faz filme com cara de produção hollywoodiana e consegue até captação de verba por edital sem ser filme de gente que mora no Sertão com mensagem bonita no final. (mais…)

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RESENHA: Mãe! (2017)

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Mãe

Assistir a um filme de Darren Aronofsky é sempre uma experiência interessante. Bem ou mal, ele tem conseguido imprimir sua marca e suas fórmulas visuais na tela. E se você está cansado de ver historinhas simples sendo contada de uma forma convencional, tenha certeza de que “Mãe!” (Mother!) é o que você procura.

Não digo com isso que é um filme totalmente despirocado e nonsense. Mas dependendo da sua paciência para ver duas horas de um roteiro que flerta com o surreal para depois lhe pegar desprevenido, “Mãe!” pode vir a ser uma surpresa ou uma catástrofe. Eu mesmo fiquei me equilibrando nessa corda bamba sem saber bem se estava ou não gostando do que estava se passando até o último segundo. Uma coisa é certa: assim como foi com outros filmes, Aronofsky vai dividir opiniões e ser muito comentado pela controvérsia narrativa.

Na verdade, “Mãe!” lembra de certa forma dois filmes bem curiosos. Um é “Fonte da Vida”, do próprio Aronofsky. E o outro é “O Anjo Exterminador”, de Buñuel. Tentaram vendê-lo como “O Bebê de Rosemary” por conta dos personagens principais, mas a película de Polanski serve apenas como uma vaga comparação. Parece-me às vezes que Aronofsky faz um filme não pro estúdio ou pro público, mas só pra ver o que vai dar. Uma coisa meio “arte pela arte” para ficar bonito em seu portfólio.

Pra quem já conhece a peça, digo, diretor, sabe que ele tem uma certa predileção e sadismo por mostrar personagens sofridos, que vão se acabando em um martírio cada vez maior até chegar ao fundo do poço da mais profunda tristeza. Isso aqui não é nada difícil de prever, mas desta vez ele exagera. Veja bem, se estou que o diretor de “Réquiem Para um Sonho” e Cisne Negrodeu uma forçada de barra, então segura o que vem por aí.

Com este alerta, o que poderia dizer agora? Se você veio atrás de um resumo da história de “Mãe!”, admito que será frustrante dizê-lo sem spoilers ou interpretações pessoais. Basicamente é a saga de um casal que vive a sós numa casa reformada no meio do mato e que um dia passa a receber visitas, de forma que a anfitriã logo se sente como uma convidada indesejada. E dentro deste argumento cinematográfico ainda deu para falar sobre maternidade, idolatria, traição, religiosidade, fanatismo, morte e, claro, amor. Aquele amor incondicional de mãe, sabe como é – afinal, o título não é só uma pegadinha.

Agora pense em tudo isso aí com uma boa dose de metáforas visuais e diálogos repletos de simbolismo. Pode parecer chato e pretensioso como dizem, mas até que acaba funcionando. Parte dessa estranheza vem de três coisas: a atuação e os closes no rosto de Jennifer Lawrence em mais da metade das cenas do filme; as imagens capturadas em 16mm e o acúmulo de reviravoltas em sua reta final. É tão tenso e inusitado que bate um desespero em tentar decifrar o que estamos vendo. Para alguns, este desespero vai resultar num sonoro “bela bosta!” e para outros um contido “ca-ra-lho!“. A certeza é que ao final ninguém vai passar batido por uma obra de Aronofksy de novo.

#Spoilers(?!) de “Mãe!”

Palavras do diretor sobre o filme:
“Eu queria fazer um filme sobre a Mãe Terra e como nós a tratamos. Da maneira que eu vejo, nós a tratamos de uma forma extremamente desrespeitosa. Nós a saqueamos, estupramos, chamamos-a de lixo. Por isso Jennifer Lawrence interpretou o papel daquele jeito. Eu olhei a Bíblia e como o Velho Testamento é escrito. Quando você pensa naquele Deus, se você não reza para ele, ele te mata. Que tipo de personagem faz isso? Para mim, era tudo sobre interpretar a emoção humana.”

Escala de tocância de terror:

Diretor: Darren Aronofsky
Roteiro: Darren Aronofsky
Elenco: Jennifer Lawrence, Javier Bardem, Ed Harris e Michelle Pfeiffer
Ano de produção: 2017
País de origem: EUA

* Filme visto na Cabine de Imprensa promovida pela Espaço Z no Cinemark Rio Mar.

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