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RESENHA: Alien Abduction (2014)

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Por Júlio César Carvalho

ALIEN ABDUCTION é o longa de estreia do diretor Matty Beckerman e nos traz mais um filme de “câmera achada”, só que agora com ETs. Não que isso seja novidade já que temos o conhecido, e até elogiado, Contatos de 4º com a linda Milla Jovovich, o atual fraquíssimo Skinwalker Ranch (2013) e o curta Slumber Party Alien Abduction do filme V/H/S/2 (2013) que inclusive os cartazes são bem parecidos. E aproveitando a deixa, gostaria de indicar o interessantíssimo UFO Abduction (ou The McPherson Tape, 1989) produzido na raça por Dean Alioto, que cumpre bem o prometido dando a sensação de estar vendo imagens reais e que, aliás, ganhou um remake pra TV produzido e dirigido pelo próprio Alioto chamado aqui no Brasil de Estranhas Criaturas (Alien Abduction: Incident in Lake County, 1998) só que essa nova versão é fraquíssima. Mas o filme aqui em questão é outro e vamos a ele.

alien-abduction_03Acompanhamos aqui as imagens de um suposto arquivo real de um dos casos do famoso, e suposto, “Projeto Livro Azul” da Força Aérea Americana. Logo de cara nos é informado em caracteres na tela: “Projeto Livro Azul, caso 4499. Outubro de 2011: As Abduções de Brown Mountain. 27 pessoas desapareceram logo depois de centenas de testemunhas oculares afirmarem terem visto as luzes. A câmera de vídeo do autista de 11 anos, Riley Morris, foi recuperada ali perto.

São essas filmagens na íntegra que assistimos, ou pelo menos, deveríamos, mas isso comento mais na frente. Tudo se passa na região de Brown Mountain que fica na Carolina do Norte, EUA, local onde supostamente tem se avistado OVNIs e acontecido inúmeras abduções. Vemos tudo pelas lentes do pequeno Riley que filma todo o passeio pelas montanhas. Uma das melhores sequências é com certeza a do túnel onde inúmeros carros abandonados são encontrados impedindo a passagem pelo local e eles resolvem continuar a pé para ver o que está acontecendo. Aí a coisa fica feia.

O ritmo é muito bom, pois o que interessa não demora pra acontecer e quando acontece realmente impulsiona o filme. Também vale destacar o clima de tensão quando se veem encurralados pelas criaturas em uma casa no meio da floresta e algumas outras pequenas situações aqui e ali. O detalhe do autismo do garoto que filma tudo é uma boa sacada, pois isso justifica ele não se abalar com os acontecimentos e filmar até seus entes queridos sendo massacrados brutalmente sem nem tremer as mãos.

alien-abduction_01Apesar dos bons momentos, alguns fatores tiram toda fantasia de veracidade que algumas sequências poderiam ter se fossem mais bem cuidadas, como quando a sonoplastia é tão alta e nítida que parece que até que tem microfones profissionais espalhados em tudo quanto é gente ou lugar.

Há um momento, por exemplo, em que uma pessoa é filmada sendo quebrada ao meio e abduzida a vários metros de distância, mas ouve-se o estalar dos seus ossos ao serem quebrados com todo balanço de graves e agudos que tem direito, mesmo com o som ensurdecedor da nave do lado de fora. Sem contar que a câmera achada foi jogada no lixo da nave em pleno espaço (não deveria ficar girando na órbita?) pelo próprio ET, atravessa a atmosfera, resiste, cai numas pedras no mesmo local e só tem a lente trincada. E isso em apenas exatos 40 segundos. AH, VAI TOMAR NO CU!

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Lembra que eu falei que deveríamos ver apenas os registros da tal câmera? Então, é aí que os realizadores erram feio, pois não bastando a filmagem do garoto, decidem pôr um falso-documentário no início sobre histórias das “Luzes de Brown Mountain”, com trechos de relatos de estudiosos e testemunhas locais. No início até que serviu para preparar o espectador para o que está por vir, mas após o final, durante todos os créditos, os tais relatos voltam.

É como se o filme implorasse para você acreditar que aquelas imagens são reais a todo custo. Só que tanto esforço pra convencer vai por água abaixo quando durante o resto do “documentário” final, a tela passa a ficar dividia, os créditos da produção vão passando e coisas aparecem tipo: Criação da Criatura Alien, Cabelo e Maquiagem, Preparador de Dublês, Storyboard, Segundo Assistente de Câmera etc. Ainda tem mais avisos do tipo “Imagens de propriedade da Força Aérea América e blá-blá-blá“. Porra! Se a intenção dos realizadores era passar realidade, pra que caralho pôr os créditos em paralelo ao falso-documentário final? A coerência mandou abraço!

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Enfim, ALIEN ABDUCTION é um daqueles filmes que têm uma premissa muito boa, mas não decide o que quer e mesmo assim tenta soar mais sério do que realmente é. E apesar dos tropeços citados, é um bom passatempo que pode até dar uns bons sustos. Esse filme seria ótimo se começasse e terminasse apenas com as filmagens do pequeno Riley. Aí sim, quem sabe, teríamos um bom found-footage atual, mas, infelizmente, não é o caso.

Veredicto: REGULAR

Direção: Matty Beckerman
Roteiro: Robert Lewis
Elenco: Katherine Sigismund, Corey Eid, Riley Polanski
Origem: EUA

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=4zLS4lL3JDQ?rel=0&w=560&h=315]

Quer saber mais sobre essas tais ” Luzes de Brown Mountain”? Segue alguns links sobre o assunto:

Artigos: http://arquivoufo.com.br/2013/09/09/casal-atacado-por-ovni-em-brown-mountain-eua/

http://www.sobrenatural.org/materia/detalhar/8185/as_luzes_fantasmagoricas_de_brown_mountain/

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=4eIGhwYhri8?rel=0&w=560&h=315]

E sobre esse tal Blue Book Project da Força Aérea americana?

Artigos: http://www.oarquivo.com.br/index.php/ufologia/1791-o-projeto-livro-azul

http://www.ufo.com.br/noticias/arquivos-do-projeto-livro-azul-foram-reclassificados

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=ZcT3nqqgE_s?rel=0&w=420&h=315]

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Anarquista, quase cinéfilo, diretor de arte, fotógrafo, cervejeiro, rockeiro doido e crítico/podcaster do Toca o Terror

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RESENHA: Invocação do Mal 3 – A Ordem do Demônio (2021)

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Invocação do Mal 3

O Casal Warren está de volta com mais uma aventura tenebrosa. “Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio” (The Conjuring: The Devil Made Me Do It) estava deixando os fãs em polvorosa na internet antes da estreia. Todos estavam especulando se esse novo capítulo do invocaverso seria o melhor de todos. A dúvida era se depois de uma espera de quase um ano de adiamentos devido a pandemia do coronavirus, valeria a pena reencontrar os queridos personagens vividos por Vera Farmiga e Patrick Wilson.

O roteiro nos leva ao início dos anos 80, onde os Warren mais uma vez acompanham o exorcismo de uma criança. Desta vez, no entanto, a possessão não termina tão bem e deixa um de seus participantes sequelados pela força maligna. Tempos depois, o rapaz possuído acaba cometendo um crime bárbaro, é preso e sua defesa nos tribunais vai alegar que o diabo foi o mandante do crime. O casal instruído por sua advogada começa a fazer uma investigação paranormal para comprovar a existência do mal. O que eles não sabiam é que algo mais sinistro estava envolvido.

Eu confesso que gosto dos filmes anteriores da franquia principal e mesmo não tendo achado essa nova parte horrenda, tenho que admitir ela é bastante problemática. O longa sofre com uma grande crise de identidade. Os produtores não sabem que caminho seguir, se vão para o lado investigativo e sutil ou se continuam como um terror blockbuster convencional. Nesse impasse, foram capazes de não conseguirem agradar nenhuma das propostas.

As cenas de jumpscares são até agora as mais cretinas que já vi nesse ano de 2021. O lado bom é que são bem menos frequentes que nos outros exemplares. A investigação é morna e lotada de conveniências de roteiro, além de não desenvolver bem o que é apresentado. Tudo é literalmente jogado na cara do público.

Por um lado, temos uma novidade nesta parte 3 de “Invocação do Mal”. Somos apresentados à primeira vilã humana da franquia. Mas ela é tão genérica em todo o conceito que mesmo se fosse mais uma assombração, isso não faria diferença. Seu visual também não fica muito longe de uma Freira Valak da vida.

O lado bom é a inegável química de seus protagonistas. Não tem como não ficar do lado deles e a maior força do longa vem daqui. As partes mais sutis conseguem passar aquele clima sinistro e arrepia muito mais do que qualquer uma assombração gritalhona. Pena que são poucos os momentos assim.

O diretor Michael Chaves de “A Maldição da Chorona” demonstra uma melhora considerável na direção, mas ainda assim parece um James Wan genérico. Falando nele, o realizador original fez falta na hora de conduzir os momentos de malassombro pipoca.

Enfim, “Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio” é um filme bem fraco, mas ainda assim melhor que os últimos spin-offs do invocaverso (o que sinceramente não é algo muito difícil). O fã terá de se contentar com algumas referências bem diretas a “O Exorcista”, umas cenas mais piegas que o anterior e um pouquinho só de terror.

Escala de tocância de terror:

Título original: The Conjuring – The Devil Made Me Do It
Direção: Michael Chaves
Roteiro: David Leslie Johnson-Mcgoldrick
Elenco: Vera Farmiga, Patrick Wilson, Ruairi O´Connor e outros.
Ano de lançamento: 2021

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RESENHA: A Mata Negra (2018)

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Mata Negra

[Por Jota Bosco]

Começo logo essa resenha dizendo que sou suspeito pra falar do trabalho de Rodrigo Aragão pelo motivo de: sou tiete! O cara é, sem sombra de dúvidas, o maior representante das produções de horror no país atualmente. Passo a passo foi crescendo como produtor e diretor, conquistando seu espaço e indo, apesar dos poucos recursos, onde ninguém tinha ido antes no gênero aqui no país. Faz filme com cara de produção hollywoodiana e consegue até captação de verba por edital sem ser filme de gente que mora no Sertão com mensagem bonita no final. (mais…)

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RESENHA: Mãe! (2017)

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Mãe

Assistir a um filme de Darren Aronofsky é sempre uma experiência interessante. Bem ou mal, ele tem conseguido imprimir sua marca e suas fórmulas visuais na tela. E se você está cansado de ver historinhas simples sendo contada de uma forma convencional, tenha certeza de que “Mãe!” (Mother!) é o que você procura.

Não digo com isso que é um filme totalmente despirocado e nonsense. Mas dependendo da sua paciência para ver duas horas de um roteiro que flerta com o surreal para depois lhe pegar desprevenido, “Mãe!” pode vir a ser uma surpresa ou uma catástrofe. Eu mesmo fiquei me equilibrando nessa corda bamba sem saber bem se estava ou não gostando do que estava se passando até o último segundo. Uma coisa é certa: assim como foi com outros filmes, Aronofsky vai dividir opiniões e ser muito comentado pela controvérsia narrativa.

Na verdade, “Mãe!” lembra de certa forma dois filmes bem curiosos. Um é “Fonte da Vida”, do próprio Aronofsky. E o outro é “O Anjo Exterminador”, de Buñuel. Tentaram vendê-lo como “O Bebê de Rosemary” por conta dos personagens principais, mas a película de Polanski serve apenas como uma vaga comparação. Parece-me às vezes que Aronofsky faz um filme não pro estúdio ou pro público, mas só pra ver o que vai dar. Uma coisa meio “arte pela arte” para ficar bonito em seu portfólio.

Pra quem já conhece a peça, digo, diretor, sabe que ele tem uma certa predileção e sadismo por mostrar personagens sofridos, que vão se acabando em um martírio cada vez maior até chegar ao fundo do poço da mais profunda tristeza. Isso aqui não é nada difícil de prever, mas desta vez ele exagera. Veja bem, se estou que o diretor de “Réquiem Para um Sonho” e Cisne Negrodeu uma forçada de barra, então segura o que vem por aí.

Com este alerta, o que poderia dizer agora? Se você veio atrás de um resumo da história de “Mãe!”, admito que será frustrante dizê-lo sem spoilers ou interpretações pessoais. Basicamente é a saga de um casal que vive a sós numa casa reformada no meio do mato e que um dia passa a receber visitas, de forma que a anfitriã logo se sente como uma convidada indesejada. E dentro deste argumento cinematográfico ainda deu para falar sobre maternidade, idolatria, traição, religiosidade, fanatismo, morte e, claro, amor. Aquele amor incondicional de mãe, sabe como é – afinal, o título não é só uma pegadinha.

Agora pense em tudo isso aí com uma boa dose de metáforas visuais e diálogos repletos de simbolismo. Pode parecer chato e pretensioso como dizem, mas até que acaba funcionando. Parte dessa estranheza vem de três coisas: a atuação e os closes no rosto de Jennifer Lawrence em mais da metade das cenas do filme; as imagens capturadas em 16mm e o acúmulo de reviravoltas em sua reta final. É tão tenso e inusitado que bate um desespero em tentar decifrar o que estamos vendo. Para alguns, este desespero vai resultar num sonoro “bela bosta!” e para outros um contido “ca-ra-lho!“. A certeza é que ao final ninguém vai passar batido por uma obra de Aronofksy de novo.

#Spoilers(?!) de “Mãe!”

Palavras do diretor sobre o filme:
“Eu queria fazer um filme sobre a Mãe Terra e como nós a tratamos. Da maneira que eu vejo, nós a tratamos de uma forma extremamente desrespeitosa. Nós a saqueamos, estupramos, chamamos-a de lixo. Por isso Jennifer Lawrence interpretou o papel daquele jeito. Eu olhei a Bíblia e como o Velho Testamento é escrito. Quando você pensa naquele Deus, se você não reza para ele, ele te mata. Que tipo de personagem faz isso? Para mim, era tudo sobre interpretar a emoção humana.”

Escala de tocância de terror:

Diretor: Darren Aronofsky
Roteiro: Darren Aronofsky
Elenco: Jennifer Lawrence, Javier Bardem, Ed Harris e Michelle Pfeiffer
Ano de produção: 2017
País de origem: EUA

* Filme visto na Cabine de Imprensa promovida pela Espaço Z no Cinemark Rio Mar.

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