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Resenhas

RESENHA: Primavera (2014)

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Primavera

[Por Geraldo de Fraga]

Evan (Lou Taylor Pucci) acaba de perder a mãe e, no dia do funeral, se mete em uma briga no bar onde trabalha. Após essa encrenca, ele resolve dar uma sumida e acaba indo fazer turismo na Itália. Depois de criar amizade com dois malucos ingleses, Evan é convidado por eles a conhecer o litoral italiano. Lá, ele encontra uma bela garota chamada Louise (Nadia Hilker), começa um romance com ela e arruma um emprego temporário em uma fazenda para ficar mais perto de sua paixão.

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Sim, você acaba de ler a sinopse de um filme de romance. Mas “Primavera” (Spring), longa dirigido pela dupla Justin Benson e Aaron Moorhead também é um filme de terror. Se não fosse, não estaria nesse blog. E, justiça seja feita, o roteiro conseguiu juntar dois estilos completamente diferentes em uma obra que prende a atenção do espectador o tempo todo.

Mas, inteligentemente, o longa separa os dois gêneros em tramas paralelas. Quando o casal está junto, vemos o clássico enredo de namoro em lugares românticos, onde a lua sempre está cheia e as ruas com poucas pessoas. Mas nada muito açucarado, que faça você torcer o nariz. Os diálogos são bons e a atuação dos protagonistas convence.

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O terror dá as caras quando acompanhamos a rotina de Louise. Nesse segmento, Spring se torna a história de uma mulher que sofre com a maldição que carrega. A moça está entre nós há dois mil anos e procura desesperadamente aliviar seu fardo, seja por meios científicos ou religiosos. Mas Louise, como deixa bem claro em um diálogo com Evan, não quer abrir mão da sua imortalidade. Apenas quer se livrar do preço que paga por viver eternamente.

Claramente, sabemos que há em “Primavera” uma metáfora sobre relacionamento e aceitação do outro, mas nem por isso as cenas de terror deixam de ser competentes e originais. Destaque para a primeira vez em que vemos Louise se alimentando. O que complica um pouco a história é o momento em que os dois estilos se encontram, ou seja: quando Evan descobre o segredo da sua amada.

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Daí em diante, “Primavera” fica meio confuso. A aceitação do rapaz ao “problema” da moça soa meio forçada e algumas piadinhas no melhor estilo “comédia romântica” destoam do que estávamos vendo na tela. Mas estamos falando de uma alegoria, então algumas concessões devem ser feitas e exageros perdoados. A chance de Spring lhe deixar confuso é grande, mas em um mercado com tanta coisa parecida sendo produzida, algo diferente sempre será bem-vindo.

Escala de tocância de terror:

Direção: Justin Benson e Aaron Moorhead
Roteiro: Justin Benson
Elenco: Lou Taylor Pucci, Nadia Hilker, Jaremy Gardner
Origem: EUA

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1 comentário

  1. Sidney Ruiz

    18 de janeiro de 2016 a 21:51

    Bom filme, enredo interessante.

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RESENHA: Quando as Luzes se Apagam (2016)

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Quando as Luzes se Apagam

[Por Jarmeson de Lima]

Em sua essência, “Quando as Luzes se Apagam” é mais um drama familiar sobrenatural. Temos aqui uma mãe traumatizada, uma criança assustada, um pai desaparecido e uma filha rebelde compondo o núcleo principal desta produção que nos envolve em uma trama alegórica sobre o medo do escuro.
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RESENHA: A Visita (2015)

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A Visita

Por Júlio César Carvalho

Para uns, M. Night Shyamalam é um gênio, mas pra outros, o diretor não passa de uma farsa. Na minha visão, a carreira do rapaz se resume assim: em 1999, Shyamalam ganhou a atenção do mundo com o clássico contemporâneo O Sexto Sentido (The Sixth Sense) e em seguida, se superou com o ótimo Corpo Fechado (Unbreakable, 2000). Depois vieram Sinais (Signs, 2002) e A Vila (The Village, 2004) que apesar de bons, começaram a causar dúvidas em muitos a respeito da sua suposta genialidade. (mais…)

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RESENHA: O Poço (2020)

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O Poço

Com uma produção modesta com apoio do governo espanhol e distribuição da Netflix, “O Poço” (El Hoyo) mescla mistério, drama e ficção científica numa trama que é fácil de resumir, mas difícil de explicar. Assim como obras como “Cubo” e “Demônio“, a ação deste filme se concentra em alguns poucos cenários, restando aos atores imprimir um trabalho que chama a atenção do público.

O estreante em direção de longas, Galder Gaztelu-Urrutia, apresenta aqui uma história que se passa em uma espécie de prisão vertical, em que cada andar abriga dois presos. A plataforma não possui grades ou janelas… apenas as paredes, camas e um buraco no chão e no teto que é por onde uma vez por dia desce uma grande mesa de comida.

E é através do comportamento dos presos frente às refeições que são destrinchadas analogias sociais de opressão, solidariedade e das relações de poder que vão de cima para baixo literalmente. Quem tem sorte de ficar nos níveis superiores tem a chance de comer as refeições com os pratos ainda intactos e limpinhos. Já quem está mais abaixo vai tendo que se contentar com o que vai sobrando sem que nehum dos confinados tenha a preocupação de deixar algo para quem vai se alimentar depois. 

Nesta situação de isolamento dividida em um lugar onde você não queria estar e com quem você não queria conviver, o lado obscuro de cada um se revela e podemos esperar o pior na medida em que vemos o que acontece nos níveis inferiores do Poço. Podia ser só um filme tipo crítica social ao sistema carcerário, mas ele abrange uma metáfora maior sobre nossa presença no mundo e nossa responsabilidade diante da escassez e desperdício de alimentos.

Apesar de ter um ritmo mais reflexivo, “O Poço” sempre guarda cenas impactantes (e com boa dose de gore) no desdobramento de sua história garantindo uma certa fluidez pra quem assiste. Obras assim que oferecem algo a mais do que aparentam estão em falta no cardápio da Netflix, mas são sempre bem vindas.

Escala de tocância de terror:

Título original: El Hoyo
Diretor: Galder Gaztelu-Urrutia
Roteirista: David Desola
Elenco: Ivan Massagué, Zorion Eguileor, Antonia San Juan
País de origem: Espanha

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