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RESENHA: Primavera (2014)

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Primavera

[Por Geraldo de Fraga]

Evan (Lou Taylor Pucci) acaba de perder a mãe e, no dia do funeral, se mete em uma briga no bar onde trabalha. Após essa encrenca, ele resolve dar uma sumida e acaba indo fazer turismo na Itália. Depois de criar amizade com dois malucos ingleses, Evan é convidado por eles a conhecer o litoral italiano. Lá, ele encontra uma bela garota chamada Louise (Nadia Hilker), começa um romance com ela e arruma um emprego temporário em uma fazenda para ficar mais perto de sua paixão.

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Sim, você acaba de ler a sinopse de um filme de romance. Mas “Primavera” (Spring), longa dirigido pela dupla Justin Benson e Aaron Moorhead também é um filme de terror. Se não fosse, não estaria nesse blog. E, justiça seja feita, o roteiro conseguiu juntar dois estilos completamente diferentes em uma obra que prende a atenção do espectador o tempo todo.

Mas, inteligentemente, o longa separa os dois gêneros em tramas paralelas. Quando o casal está junto, vemos o clássico enredo de namoro em lugares românticos, onde a lua sempre está cheia e as ruas com poucas pessoas. Mas nada muito açucarado, que faça você torcer o nariz. Os diálogos são bons e a atuação dos protagonistas convence.

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O terror dá as caras quando acompanhamos a rotina de Louise. Nesse segmento, Spring se torna a história de uma mulher que sofre com a maldição que carrega. A moça está entre nós há dois mil anos e procura desesperadamente aliviar seu fardo, seja por meios científicos ou religiosos. Mas Louise, como deixa bem claro em um diálogo com Evan, não quer abrir mão da sua imortalidade. Apenas quer se livrar do preço que paga por viver eternamente.

Claramente, sabemos que há em “Primavera” uma metáfora sobre relacionamento e aceitação do outro, mas nem por isso as cenas de terror deixam de ser competentes e originais. Destaque para a primeira vez em que vemos Louise se alimentando. O que complica um pouco a história é o momento em que os dois estilos se encontram, ou seja: quando Evan descobre o segredo da sua amada.

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Daí em diante, “Primavera” fica meio confuso. A aceitação do rapaz ao “problema” da moça soa meio forçada e algumas piadinhas no melhor estilo “comédia romântica” destoam do que estávamos vendo na tela. Mas estamos falando de uma alegoria, então algumas concessões devem ser feitas e exageros perdoados. A chance de Spring lhe deixar confuso é grande, mas em um mercado com tanta coisa parecida sendo produzida, algo diferente sempre será bem-vindo.

Escala de tocância de terror:

Direção: Justin Benson e Aaron Moorhead
Roteiro: Justin Benson
Elenco: Lou Taylor Pucci, Nadia Hilker, Jaremy Gardner
Origem: EUA

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RESENHA: #Alive (2020)

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Alive

O cinema sul coreano ganhou uma visibilidade incrivel nos últimos anos e hoje não é tão raro ver obras vindas de lá aportarem no cinema. Mas é claro que com a pandemia as coisas foram freadas e alguns filmes estão ganhando destaque via streaming. Este é o caso de #Alive, filme que estreou em seu país na reabertura dos cinemas com bastante êxito e está sendo distribuído mundialmente pela Netflix.

A trama acompanha um jovem rapaz, que sozinho no apartamento da família, tenta sobreviver a uma epidemia mortal que transforma os cidadãos em zumbis sedentos por carne humana. No passar de vários dias, com comida e água acabando e ataques cada vez piores das criaturas, o rapaz coloca em cheque a promessa que fez ao pai de sobreviver. E aos trancos e barrancos ele tentará cumprir o que foi pedido.

#Alive é um bom filme de zumbis que não coloca nada de novo na mesa, mas traz o básico que, em sua maior parte, é competente. O longa não enrola e logo nos primeiros minutos a confusão e o caos predominam. A primeira parte é a melhor, se passando em praticamente um único cenário, mostrando bem a sensação de solidão e medo do personagem com cenas de ação pontuais e mais comedidas. Vale comentar a ótima maquiagem dos monstros que lembram o conterrâneo “Invasão Zumbi” (Train to Busan).

Outra semelhança com o longa de zumbis mais famoso é a ambientação minimalista e o país. Sinceramente, essa sim deveria ser a sequência real dele, pois mesmo não sendo perfeita, se mostra bem superior à continuação oficial, chamanda “Península”.

Os problemas de #Alive vêm à tona em sua segunda metade, onde as sequências de ação se tornam inverossímeis demais (até para um filme de zumbis)… Meio que a produção se rende ao espetáculo ocidental apresentando exageros que tiram a atenção diversas vezes. O clímax acaba sendo forçado e emotivo demais querendo a todo custo arrancar lágrimas do público.

Concluindo… #Alive não é um divisor de águas do gênero, mas é divertido e tenso na maior parte de sua duração. Vale gastar o tempo assistindo as desventuras do protagonista e sua busca pela sobrevivência.

Escala de tocância de terror:

Título original: #Saraitda
Diretor: II Cho
Roteiro: II Cho,Matt Naylor
Elenco: Ah-in Yoo, Shin-Hye Park,Bae-soo Jeon e outros
País de origem: Coreia do Sul

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RESENHA: Dominação (2017)

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Dominação

[Por Felipe Macedo]

Estrelado por Aaron Eckhart e produzido por Jason Blum, “Dominação” (Incarnate) mais uma vez mostra a história de um jovem possuído por um demônio poderoso. Nosso herói aqui luta para derrotar o grande mal e salvar o dia. No entanto, o longa tenta vir com uma promessa de abordar o tema de uma forma diferente do que foi mostrado até hoje. (mais…)

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RESENHA: In Search of Darkness (2019)

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Search of Darkness

[Por Frederico Toscano]*

In Search of Darkness é um documentário com uma proposta simples e direta: destrinchar a produção de horror dos Estados Unidos da década de 80. Lançado em maio do ano passado, acabou não chamando tanta atenção no Brasil (ou mesmo lá fora), provavelmente por não ter recebido uma distribuição e divulgação mais abrangentes. O que é compreensível, já que o projeto não saiu de um estúdio convencional, sendo fruto de uma bem-sucedida campanha de arrecadação dos sites Kickstarter e Indiegogo.

Com a meta alcançada e os fundos garantidos, o diretor e roteirista David Weiner deve ter pensado que os apoiadores mereciam ver seu dinheiro bem empregado. E entregou um filme de quatro horas e meia de duração. E pensar que teve gente reclamando de O Irlandês(mais…)

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