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RESENHA: Amorteamo (primeiro episódio)

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Por Geraldo de Fraga

Até que demorou para a áurea mística do Recife do século XIX chegar às telas da Rede Globo, tendo em vista que Guel Arraes já havia ambientado outras produções em cenários históricos do Nordeste (vide O Auto da Compadecida e Lisbela e o Prisioneiro). Amorteamo, série em cinco episódios que estreou na última sexta-feira, usa a capital pernambucana para contar uma história recheada de vários romances trágicos.

No prólogo, Arlinda (Letícia Sabatella) e seu amante Chico (Daniel de Oliveira) são pegos em flagrante pelo marido ciumento Aragão (Jackson Antunes). Chico é assassinado e então ficamos sabendo que Arlinda está grávida dele. O marido traído aceita cuidar do menino para esconder da sociedade que foi corno, mas trata o pequeno Gabriel com desprezo. Após um salto temporal, o já adulto Gabriel (agora interpretado por Johnny Massaro) vive um romance com Lena (Arianne Botelho), filha da empregada. Esse relacionamento revelará mais um segredo escabroso da trama.

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Apesar de ser ambientada no Recife, conhecida como a capital mais assombrada do Brasil, a principal referência para a diretora Flávia Lacerda e seus roteiristas e produtores é, na verdade, Tim Burton. O diretor americano já retratou Londres e Nova York em épocas parecidas e da mesma forma mórbida e luxuosa, e tudo em Amorteamo remete a ele. A série é um desfile de atuações teatrais, frases de efeito, figurinos exagerados e até mesmo pequenos números musicais.

O universo fantástico do Recife ainda não foi utilizado como poderia, e nem deve ser, pois tudo indica que o mote da série seguirá mesmo sendo o romance. Há sim fantasmas na trama, mas, por enquanto, nenhum está lá para assustar. A personagem de Marina Ruy Barbosa, alardeada como a grande estrela da obra, só entrará em cena a partir do próximo episódio e, como as fotos de divulgação já mostraram, ela deve ser uma espécie de Noiva Cadáver (Olha lá Tim Burton de novo!).

Amorteamo-3

Amorteamo é uma obra de TV aberta, e mesmo que traga referências diferentes e um grande elenco, tem o mesmo defeito de outras produções: não se arrisca além de um figurino peculiar e de uma cenografia sofisticada. Comparada a outros exemplares da dramaturgia global, é inegável que está acima da média, mas isso ainda é muito pouco tendo em vista que há na televisão brasileira uma carência de produções fantásticas que explorem mais o terror e menos o charme gótico. Se Amorteamo irá cativar um novo público que, futuramente, se mostre disposto a consumir o horror nacional no sofá de casa, só o tempo dirá.

Escala de tocância de terror:

Amorteamo
Direção: Flávia Lacerda
Roteiro: Cláudio Paiva, Guel Arraes e Newton Moreno
Elenco: Marina Ruy Barbosa, Johnny Massaro, Letícia Sabatella e Jackson Antunes
Origem: Brasil

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RESENHA: #Alive (2020)

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Alive

O cinema sul coreano ganhou uma visibilidade incrivel nos últimos anos e hoje não é tão raro ver obras vindas de lá aportarem no cinema. Mas é claro que com a pandemia as coisas foram freadas e alguns filmes estão ganhando destaque via streaming. Este é o caso de #Alive, filme que estreou em seu país na reabertura dos cinemas com bastante êxito e está sendo distribuído mundialmente pela Netflix.

A trama acompanha um jovem rapaz, que sozinho no apartamento da família, tenta sobreviver a uma epidemia mortal que transforma os cidadãos em zumbis sedentos por carne humana. No passar de vários dias, com comida e água acabando e ataques cada vez piores das criaturas, o rapaz coloca em cheque a promessa que fez ao pai de sobreviver. E aos trancos e barrancos ele tentará cumprir o que foi pedido.

#Alive é um bom filme de zumbis que não coloca nada de novo na mesa, mas traz o básico que, em sua maior parte, é competente. O longa não enrola e logo nos primeiros minutos a confusão e o caos predominam. A primeira parte é a melhor, se passando em praticamente um único cenário, mostrando bem a sensação de solidão e medo do personagem com cenas de ação pontuais e mais comedidas. Vale comentar a ótima maquiagem dos monstros que lembram o conterrâneo “Invasão Zumbi” (Train to Busan).

Outra semelhança com o longa de zumbis mais famoso é a ambientação minimalista e o país. Sinceramente, essa sim deveria ser a sequência real dele, pois mesmo não sendo perfeita, se mostra bem superior à continuação oficial, chamanda “Península”.

Os problemas de #Alive vêm à tona em sua segunda metade, onde as sequências de ação se tornam inverossímeis demais (até para um filme de zumbis)… Meio que a produção se rende ao espetáculo ocidental apresentando exageros que tiram a atenção diversas vezes. O clímax acaba sendo forçado e emotivo demais querendo a todo custo arrancar lágrimas do público.

Concluindo… #Alive não é um divisor de águas do gênero, mas é divertido e tenso na maior parte de sua duração. Vale gastar o tempo assistindo as desventuras do protagonista e sua busca pela sobrevivência.

Escala de tocância de terror:

Título original: #Saraitda
Diretor: II Cho
Roteiro: II Cho,Matt Naylor
Elenco: Ah-in Yoo, Shin-Hye Park,Bae-soo Jeon e outros
País de origem: Coreia do Sul

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RESENHA: Dominação (2017)

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Dominação

[Por Felipe Macedo]

Estrelado por Aaron Eckhart e produzido por Jason Blum, “Dominação” (Incarnate) mais uma vez mostra a história de um jovem possuído por um demônio poderoso. Nosso herói aqui luta para derrotar o grande mal e salvar o dia. No entanto, o longa tenta vir com uma promessa de abordar o tema de uma forma diferente do que foi mostrado até hoje. (mais…)

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RESENHA: In Search of Darkness (2019)

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Search of Darkness

[Por Frederico Toscano]*

In Search of Darkness é um documentário com uma proposta simples e direta: destrinchar a produção de horror dos Estados Unidos da década de 80. Lançado em maio do ano passado, acabou não chamando tanta atenção no Brasil (ou mesmo lá fora), provavelmente por não ter recebido uma distribuição e divulgação mais abrangentes. O que é compreensível, já que o projeto não saiu de um estúdio convencional, sendo fruto de uma bem-sucedida campanha de arrecadação dos sites Kickstarter e Indiegogo.

Com a meta alcançada e os fundos garantidos, o diretor e roteirista David Weiner deve ter pensado que os apoiadores mereciam ver seu dinheiro bem empregado. E entregou um filme de quatro horas e meia de duração. E pensar que teve gente reclamando de O Irlandês(mais…)

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