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RESENHA: Penny Dreadful (2ª temporada)

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Por Geraldo de Fraga

Nessa segunda temporada de Penny Dreadful, saem os vampiros e entram as bruxas como vilãs principais. Evelyn Poole (Helen McCrory), também conhecida como Madame Kali, tenta capturar Vanessa Ives (Eva Green), que começa a se revelar como alguém de fundamental importância para os planos do próprio Demônio, de quem Poole é serva e adoradora. A partir daí, ficamos sabendo que Ethan Chandler (Josh Hartnett), por conta da sua “condição”, é uma espécie de protetor de Vanessa e também passa a ser alvo da vilã, assim como Sir Malcolm Murray (Timothy Dalton), que acaba seduzido por ela.

Nas tramas paralelas, Victor Frankenstein (Harry Treadaway), atendendo ao pedido da sua criatura (Rory Kinnear), que passou a usar o nome do seu poeta favorito – John Clare -, cria uma noiva para deixá-lo menos solitário no mundo. A escolhida é a prostituta Brona Croft (Billie Piper). Já Dorian Gray (Reeve Carney) começa a viver um romance pouco usual para a época e fica lá em terceiro plano nos primeiros capítulos. Há também dois coadjuvantes que ganham mais destaques: Sambene (Danny Sapani) e Ferdinand Lyle (Simon Russell Beale).

Mas toda essa mudança na trama não modifica a estrutura da série. Falta coerência em Penny Dreadful e isso é fato. Se, na primeira temporada, faltou coerência com as histórias originais dos personagens clássicos usados por John Logan para compor o enredo, nesse último ano faltou coerência com as escolhas e situações desenvolvidas para eles.

Um exemplo: no meio de um ameaça satanista, os protagonistas decidem ir ao um baile, mesmo sabendo que isso colocaria em risco a vida de todos. Não havia motivo algum para se arriscarem, mas o roteiro joga a objetividade para o alto – e faz isso inúmeras vezes – apenas para inserir um cena aleatória, pouco se lixando se está fora do contexto ou não. A cena da festa serviu só para criar algo bonito visualmente, combinando dança e uma chuva de sangue.

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O aparato visual, aliás, é algo recorrente na série. Tudo é embelezado demais e às vezes, no horror, um cenário mais feio e cru funciona melhor, principalmente para se retratar a Londres do Século XIX. Outra artimanha do roteiro é colocar personagens de diferentes tramas para se encontrarem, apenas para brindar o espectador com diálogos povoados de frases de efeitos e discussões filosóficas que nunca levam a lugar nenhum. Um exemplo é quando Vanessa Ives conhece John Clare.

Mas, felizmente, após uma primeira metade entediante, Penny Dreadful desencanta do meio para o fim e nos entrega algo mais próximo do horror com cenas pesadas e boas reviravoltas. Inclusive com Dorian Gray voltando ao patamar de protagonista. A season finale lançou os personagens principais em situações interessantes e deixou bons ganchos para a próxima temporada. Porém, ficamos que a impressão que dava pra ter chegado aos fatos relevantes, sem ter que encher tanta linguiça no começo da série. No final, ficou na média.

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Escala de tocância de terror:

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RESENHA: O Sono da Morte (2016)

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Sono da Morte

[Por Júlio Carvalho]

Estamos na era dos filmes de terror ‘do bem’, nos quais as ameaças não são tão ameaçadoras assim, os demônios não são tão perigosos assim, as conclusões são forçadamente otimistas e o excesso de jumpscares passa a ser o principal atrativo dessas produções. Sucessos como a franquia Invocação do Mal e Annabelle estão aí pra comprovar isso. Dito isso, está em cartaz O Sono da Morte (Before I Wake) que tenta desastrosamente se enquadrar nessa categoria. Por mais bobos que sejam, tem filmes que ainda podem ser chamados de horror. Sendo que neste caso, nem isso. (mais…)

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RESENHA: Sem Conexão (2020)

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Sem Conexão

Além dos filmes que já foram lançados neste mês aproveitando a onda do Halloween, a Netflix reservou pro final de outubro um filme polonês tido como o primeiro slasher do país. Através do trailer divulgado, “Sem Conexão” tenta resgatar a glória desse subgênero pra lá de batido mas sempre com alguma surpresa e um possível candidato a ícone do terror.

Numa densa floresta na Polônia, algo sinistro aconteceu há muitos anos e agora jovens modernos, viciados em tecnologia se vêem ali num acampamento contra a modernidade. Sem ajuda de aparelhos eletrônicos, eles terão que pensar em como sair de uma situação horrível evitando também que a contagem de corpos pare de subir.

Pela breve sinopse deu para sacar a clara influência dos slashers oitentistas em “Sem Conexão”. A inspiração é tão clara que até o roteiro se iguala num fiapo de ideia motivado pela falta de lógica. O desenvolvimento dos personagens é quase nulo, sendo substituído por mortes sangrentas de tempos em tempos.

Os personagens seguem aquele velho padrão com uma mocinha gente boa com um passado pesado, uma garota sensual, o gordinho nerd que fica soltando referências a outros filmes e etc… Ainda tem um personagem com mais camadas, mas ele é secundário e aparece pouco, infelizmente…

Embora “Sexta-Feira 13” (1980) seja a maior inspiração do filme, temos homenagens e referências a “O Massacre da Serra Elétrica” (1974), “Just Before Dawn” (1981) e outras obras que ajudaram a popularizar o estilo slasher de acampamento. Embora a intenção seja boa, não dá pra ignorar os problemas desta produção. A edição e o roteiro são confusos em alguns momentos e por mais que se tente, não tem como justificar. A direção até ultrapassa a homenagem e parece um ctrl-c/ctrl-v de obras antigas sem conseguir dar uma identidade a produção.

O gore se destaca e é o maior mérito do filme. Foi uma grata surpresa ver que uma produção recente tenha efeitos práticos na maior parte do tempo. O vermelho quando escorre, vem com vontade. A maquiagem dos vilões merece destaque e por mais que pareça tosca, passa bem o quão asquerosos são. Pensem no Victor Crowley, vilão de “Terror no Pântano” (2007) ainda mais repulsivo…

Por mais que não seja uma nova obra-prima, “Sem Conexão” é uma diversão escapista e bem sangrenta. E na falta de bons filmes originais neste ano pandêmico, esse ao menos diverte na maior parte de sua duração.

Escala de tocância de terror:

Direção: Bartosz M. Kowalski
Roteiro: Bartosz M. Kowalski, Jan Kwiecinski, Mirella Zaradkiewicz
Elenco: Julia Wienniawa-Narkiewicz,Michal Lupa, Wiktoria Gasiewska e outros
Título Original: W lesie dzis nie zasnie nikt
País de Origem: Polônia

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RESENHA: Pequenos Monstros (2019)

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Pequenos Monstros

Particularmente, eu não sou muito fã de comédias de terror, porém, não sou tão radical assim e sempre tem um filme aqui ou ali que caem na minha graça como o ótimo TODO MUNDO QUASE MORTO (Shaun Of The Dead, 2004). A minha dica então vem deste subgênero que me agradou: PEQUENOS MONSTROS (Little Monsters, 2019) que se encontra no catálogo do Telecine Play.

Escrito e dirigido pelo australiano Abe Forsythe, PEQUENOS MONSTROS se passa na Austrália bem no início de um apocalipse zumbi e acompanhamos os malabarismos de uma professora de primário que faz de tudo para que seus pequenos alunos não saibam o que está acontecendo, ao mesmo tempo em que tenta tirá-los de um acampamento infestado de mortos-vivos.

O destaque aqui é para a professora Caroline, vivida por ninguém menos que Lupita Nyong’o (Nós) e para as crianças, nas quais ela tenta proteger a qualquer custo. Ela não está sozinha nessa empreitada e conta com a “ajuda” de um comediante famoso e do pai de um dos alunos que só está ali pra dar em cima da moça. Aliás, esses dois caras são os personagens mais chatos do filme.

Apesar do filme se pretender bobinho e leve, a violência gráfica é até pesada, contando com bons – e nojentos – efeitos práticos que tanto podem agradar os fãs de filmes gore quanto podem chocar os pequenos que por ventura venham a assistir ao longa. Em suma, PEQUENOS MONSTROS tem seus momentos e finda num filme acima da média, mostrando-se um bom passatempo.

Título Original: Little Monsters
Direção: Abe Forsythe
Roteiro: Abe Forsythe
Elenco: Lupita Nyong’o, Alexander England, Josh Gad |
Ano: 2019
Origem: Austrália, Reino Unido, EUA

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