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RESENHA: O Conto dos Contos (2015)

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Conto dos ContosPor Geraldo de Fraga

Você já deve ter ouvido por aí que os contos de fadas, quando criados, eram histórias muito assustadoras e que metiam medo até nos adultos. As animações de Walt Disney são apontadas como as principais responsáveis pela infantilização dessas fábulas. Mas isso já havia acontecido bem antes, entre 1825 e 1858, quando os irmãos Grimm as publicaram em formato de livro para crianças.

Captura de Tela 2015-09-18 às 12.05.49Porém, mesmo antes de tudo isso, alguns contos de fadas já haviam sido coletados pelo escritor Giambattista Basile, de uma forma mais próxima de suas origens. E foi baseado nessa obra, digamos, mais visceral, que o diretor Matteo Garrone tirou três histórias para produzir O Conto dos Contos (Il Racconto dei Racconti, 2015), que concorreu à Palma de Ouro do Festival de Cannes deste ano.

A fita é uma produção italiana, mas conta com um elenco hollywoodiano e é falada em inglês. Só que mesmo com toda essa pompa, o filme aposta de fato no caminho contrário de como os contos de fadas são usados nas recentes produções do mainstream. Esqueça qualquer indício de romance, príncipes encantados ou finais felizes.

Captura de Tela 2015-09-18 às 12.08.17O longa nos apresenta três fábulas, que são mostradas paralelamente. Na primeira, uma rainha (Salma Hayek) engravida de uma maneira bem pouco convencional e tem que arcar com as consequências da sua decisão. Perto dali, um rei depravado (Vincent Cassel) se apaixona pela voz de uma mulher, sem saber que ela é uma velha. No terceiro conto, outro rei (Toby Jones) decide realizar um concurso que tem como prêmio a mão da sua filha, mas a princesa acaba levando a pior.

Podemos apontar os principais trunfos de O Conto dos Contos, começando pelo fato de a obra manter a sobriedade. Mesmo nas cenas com monstros, tudo é muito sutil e competente, sem encher a tela de efeitos especiais. Temos também a violência como parte da história e das situações. Nada de sangue gratuito. Além disso, o elenco mostra que não está lá apenas para apresentar rostos conhecidos ao grande público.

Captura de Tela 2015-09-18 às 12.06.43Mas esse mesmo elenco, parece subaproveitado. Assim, como a maioria das histórias. É nisso que o filme mais desaponta. Toda a simplicidade, que colabora com um roteiro coeso, é uma faca de dois gumes, pois, em certos momentos, deixa o filme meio bobo. Mas, tudo bem, afinal é um conto de fadas. E se o resultado final não foi o espectador feliz para sempre, pelo menos ele teve um bom passatempo.

Escala de tocância de terror:

Título original: Il Racconto dei Racconti (Tale of tales)
Direção: Matteo Garrone
Roteiro: Matteo Garrone e Edoardo Albinati (baseado na obra de Giambattista Basile)
Elenco: Salma Hayek, Vincent Cassel e Toby Jones
Origem: Itália, França, Reino Unido

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RESENHA: A Cor Que Caiu do Espaço (2020)

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A cor que caiu do espaço

H.P Lovecraft voltou a ficar em evidência, seja em games como “Call of Cthulhu” (2018) e “The Sinking City” (2019) como em adaptações cinematográficas. Só neste ano de 2020 já tivemos duas obras inspiradas no autor, tendo elementos e personagens de suas obras em “Ameaça Profunda” e agora “A Cor Que Caiu do Espaço” (Color Out of Space), uma adaptação direta de um dos seus celebres contos e o motivo desse texto existir. (mais…)

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GAME: Blair Witch (2019)

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Blair Witch

Mais de 20 anos e “A Bruxa de Blair” (The Blair Witch Project) continua relevante e presente em nossa memória influenciando ainda a indústria cinematográfica e chegando em outras mídias como os games. E em 2019, exatamente duas décadas depois do lançamento do filme original, a E3 anunciava um novo game da franquia feita pelo estudio Blooper Team, responsavel pelo elogiado Layers of Fear.

Então, a pergunta que não quer calar pra você que se interessou e ainda não jogou é… presta? Ou seria algo esquecível como as sequências e o reboot da tela grande? O estúdio sabia da responsabilidade e do peso em levar uma marca famosa de volta ao mundo dos games e utilizou o aprendizado do jogo anterior para aprimorar a experiência. Aqui novamente temos uma câmera em primeira pessoa para causar mais imersão.

Vamos lá… A trama de Blair Witch se passa no ano de 1996, bem na época em que o evento do longa original se passa. Ocorre um novo sumiço na floresta. Dessa vez é de uma criança. O caso mobiliza a força policial e a população pela busca do garoto. No game, você assume o comando de um policial local que tem um passado bem traumático e que junto com seu cachorro segue sozinho em busca do que realmente aconteceu no local. O cachorro não é mero figurante e te auxilia nas buscas encontrando caminhos, itens ou detectando inimigos.

O jogador tem acesso a walkie talkies, celulares (daquele tipo tijolão), uma bolsa que guarda itens e colecionáveis (que são muitos), lanterna e claro, uma famosa handcam que tem a utilidade de visão noturna e que também roda fitas que se encontram no caminho e que ajudam no andamento da campanha. E é claro que logo encontrará os horrores que a famosa vilã colocará no caminho.

Sua arma é a lanterna, que além de auxiliar em lugares extremamente escuros, mata as criaturas das trevas quando as ilumina. O foco do game não é o combate e sim a exploração e resolução de puzzles. Ainda assim, em determinados momentos a luta se faz necessária. A trama em si é boa, mas poderia ser melhor. Ainda assim é bem mais desenvolvida que os filmes que vieram.

A duração do jogo depende do jogador. Eu, por exemplo, num primeiro gameplay levei 7 horas para zerar, mas da segunda vez em diante levei cerca de 3 horas. E graficamente falando é um jogo bonito até, mas não espere algo maravilhoso.

O fator replay se faz presente na forma de dois finais sendo um bom e outro ruim, além dos já citados colecionáveis que fornecem informações complementares. Blair Witch tem uma pegada mais psicólogica, porém sabe assustar em alguns momentos, seja nos bem dosados momentos de jumpscare ou na ambientação sinistra. Este gameé uma viagem de horror que honra o legado do filme original.

Escala de tocância de terror:

P.S.: Existem algumas referências a obra original, mas não entrei em detalhes por conta de spoilers.

Blair Witch esta disponivel para PC, Xbox One, Xbox series (via retrocompatibilidade), Ps4, Ps5 (via retrocompatibilidade) e Nintendo Switch.

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RESENHA: O Garoto Sombrio (2015)

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[Por Geraldo de Fraga]

Em 2011, o diretor Craig William Macneill e o escritor Clay McLeod Chapman se uniram para realizar o curta Henley, que mostrou a infância do serial killer Ted Henley e o início da sua trajetória macabra. Esse ano, os dois retomam a parceria para um projeto bem mais ambicioso: contar toda a história desse psicopata, não em um, mas em três longas.

A primeira parte da trilogia se chama The Boy e é focada nos primeiros anos de vida do futuro assassino. A história começa em 1989, com Ted Henley (Jared Breeze), então com nove anos, vivendo com seu pai, John (David Morse), num motel de beira de estrada que se encontra às moscas. O dia a dia do menino é entediante: quando não está limpando o local, brinca sozinho e procura animais mortos na rodovia.

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Essa rotina é quebrada quando um acidente na rodovia leva o estranho William Colby (Rainn Wilson, irreconhecível num papel dramático) a se hospedar em um dos quartos. Diferente dos outros hóspedes que já passaram pelo motel, Colby esconde alguns segredos e isso atiça a imaginação de Henley, a ponto de deixar fluir sua personalidade doentia.

Um ponto positivo de The Boy é que, ao contrário de vários outros filmes de psicopata, o protagonista aqui não se transforma no vilão por causa de um trauma ou de uma situação extrema. A maldade está nele desde sempre, esperando apenas uma brecha para vir à tona. A vontade de matar é acentuada pelo tédio e pela falta de perspectiva. Não há um julgamento moral de certo ou errado e, para o garoto, tudo é só mais um passatempo.

A negligência por parte do pai alcoólatra conta como o maior ponto para o estopim. É ele quem prende o garoto naquele ambiente hostil, o que já seria nocivo para uma criança normal. Seu estado de negação e inércia, apenas retarda o inevitável. “Esse menino tem olhos crescendo na nuca”, desabafa a Colby, em certo momento do filme, lamentando em ter razão.

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Sobre a construção do longa, a direção de Macneill é segura e consegue grandes atuações do trio de protagonistas. Jared Breeze tem tudo para ser lembrado como um dos melhores garotos problemas dos últimos anos, enquanto Morse e Wilson cumprem seus papéis com louvor. O roteiro de Chapman é afiado, com diálogos curtos, mas eficazes. Além de focar em pequenos detalhes para fazer a trama fluir. O ritmo, por muitas vezes lento, é essencial para a construção do clímax.

The Boy é um filme realista e sóbrio, esqueça todo o exagero de filmes sobre psicopatas mirins como O Anjo Malvado ou A Orfã, por exemplo. Além disso, essa primeira parte da trilogia nos brinda com um ótimo gancho para o segundo filme e já nos deixa sabendo do que Ted Henley é capaz de aprontar. E vale muito a pena acompanhá-lo em sua próxima jornada.

Escala de tocância de terror:

Nome original: The Boy
Direção: Craig William Macneill
Roteiro: Craig William Macneill e Clay McLeod Chapman
Elenco: Jared Breeze, David Morse e Rainn Wilson
Origem: EUA

Trailer

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