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RESENHA: Howl (2015)

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Howl

Por Júlio Carvalho

A parada é o seguinte: Em uma noite chuvosa de lua cheia, os ocupantes de um trem se veem presos ao mesmo quando, misteriosamente, a máquina para no meio do nada. A merda começa a feder mesmo quando os passageiros e alguns funcionários resolvem procurar o maquinista lá fora e acabam o encontrando meio devorado a poucos metros do trem. Em pânico, todos resolvem voltar pra o transporte e lá dentro percebem que estão cercados por criaturas nada simpáticas.

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A produção é modesta, mas tem um certo cuidado estético. A fotografia, por exemplo, tem uma paleta de cores interessante com tons azuis acinzentados predominantes e detalhes em vermelho forte em partes do cenário e roupas dos personagens. Dirigido por Paul Hyett (The Seasoning House, 2012), Howl apresenta inicialmente uma boa narrativa, mas também muitos clichês irritantes. O fato de terem sempre personagens antagônicos em cada vagão para conflitar é legal, mas também cansativo, como, por exemplo, temos o vagão dos idosos X adolescente; o vagão do machista fortão X a mulher independente e confusa; o vagão do nerd desengonçado X o galã inteligente; e por aí vai nessa dinâmica.

Howl começa bem, mas infelizmente alguns pequenos escorregos já dão sinais de que o filme não passa de mais uma cilada. O mal gosto aqui parece proposital, como quando a criatura caminhando lá fora, dá uma de Freddy Krueger arranhando a lataria do vagão pra nos causar arrepio e quando nos mostra uma externa onde o trem é claramente concebido por um CGI de quinta. Vamos combinar que não tinha pra quê, né?

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Mas ainda sim, o longa segue bem com seu clima tenso e claustrofóbico só que aí a criatura é revelada e puta que o pariu: EITA MONSTRO TOSCO DO CARALHO! Eu ri. Sério. Não vale nem a descrição do bicho. Lembrei logo de Tusk, do Kevin Smith. Daí vocês tiram o nível do “lobisomem” dessa produção britânica. E o pior é que os realizadores devem ter achado o máximo pois a partir de agora, essa “alaursa depilada” passa a ser mostrada as claras, a todo momento e aos montes! (não é spoiler pois tem no trailer(!))
Daí pra frente o filme vira bagunça e começa a enxurrada de clichês. Apesar de ter seus bons momentos aqui e ali indo pra um um terceiro ato frenético e sanguinolento, tudo acaba, ironicamente, se mostrando mais cansativo do que sua primeira metade onde nada acontecia com tanta urgência. O que se imaginar sobre os destinos dos personagens, vai acontecer de tão previsível que é. E o final, enfim… assista.
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Howl pode até servir de passatempo por conta de alguns bons momentos, mas só comprova o quanto os lobisomens estão mal representados no cinema de horror atual. Aqui, nem um visual decente essas pobres criaturas tiveram direito. Cadê respeito?

Nota: Se eu tivesse visto o trailer antes, com certeza não teria assistido o filme. Infelizmente não foi assim comigo e tô com raiva até agora.

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Escala de tocância de terror:
Direção: Paul Hyett
Roteiro: Mark Huckerby, Nick Ostler
Elenco: Elliot Cowan, Rosie Day, Calvin Dean
Origem: Reino Unido
https://www.youtube.com/watch?v=dHm8t9fCxeY

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RESENHA: Rogai Por Nós (2021)

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Rogai Por Nós

Está em voga há algum tempo filmes que vão numa linha de “horror cristão“. Histórias que valorizam a união das famílias e a importância da fé em alguma entidade superior que transcende qualquer dificuldade. Nisso aí, se tirar o elemento assustador sobrenatural, vira algo que tranquilamente passaria na Sessão da Tarde.

Rogai por Nós” (The Unholy) é um filme deste tipo. Depois de uma breve trajetória nos cinemas, o longa chega agora nas plataformas de VOD (Apple TV, Google Play, Looke, NOW, SKY e Vivo Play). Com direção de Evan Spiliotopoulos debutando à frente de uma superprodução de horror depois de anos como roteirista de comédias e aventuras infanto-juvenis, notamos que esta sua bagagem não agrega muito na narrativa, mesmo com a ajuda do experiente Sam Raimi na Produção.

A história começa num estilo de flashback que mostra o que rolou há séculos atrás com a punição e a maldição de uma mulher acusada de bruxaria e satanismo. Os tempos passam na cidade de Banfield, Massachusetts e o jornalista freelancer Gerry Fenn (Jeffrey Dean Morgan) vai para lá atrás de uma pauta e inadvertidamente acaba liberando algo misterioso sem querer.

Em paralelo a estes acontecimentos, a jovem Alice (Cricket Brown), surda de nascença, começa a sussurrar suas primeiras palavras e dá um testemunho de fé junto a uma árvore petrificada atribuindo o milagre à Virgem Maria. O burburinho se espalha na região e logo a região vira ponto de peregrinação em que a jovem encarna a nova emissária da religião cristã espalhando boas novas e outras pequenas curas.

E onde está o terror em “Rogai Por Nós“? É que justamente quem está por trás dos milagres não é uma santa, não é do bem, e sim uma entidade maligna que representa as trevas e a bruxa lá de tempos atrás. Ou seja, preparem-se para uma série de sustos fáceis e muitos efeitos especiais com a aparição dessa criatura sobrenatural levando pro além as pessoas que ousam enfrentá-la.

Nas palavras do diretor, “Rogai Por Nós” é uma história de alerta para os cegamente fiéis. “O tema fundamental do filme é ter cuidado com os falsos profetas”, diz Spiliotopoulos. De fato, a “mensagem” é forte e pertinente e a intenção dele deve ter sido a melhor possível, mas sua execução cai em tantos clichês que fica difícil se apegar a uma produção assim com suas cenas que não causam o impacto que deveriam.

Escala de tocância de terror:

Título original: The Unholy
Direção: Evan Spiliotopoulos
Roteiro: Evan Spiliotopoulos
Elenco: Jeffrey Dean Morgan, Cricket Brown, William Sadler, Katie Aselton
País de origem: EUA

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RESENHA: Brinquedo Assassino (2019)

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Brinquedo Assassino

Antes de conversar com o leitor do Toca o Terror sobre o novo Brinquedo Assassino em si, o rapaz que vos escreve gostaria de convidá-los a se lembrar de um passado recente. Um passado em que as redes sociais poderiam até existir, mas não eram tão invasivas e não chegavam a criar ou destruir tantas expectativas quanto ao consumo de um produto audiovisual (seja filme ou série de TV) que ainda será lançado daqui a uns bons meses. (mais…)

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RESENHA: Invocação do Mal 3 – A Ordem do Demônio (2021)

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Invocação do Mal 3

O Casal Warren está de volta com mais uma aventura tenebrosa. “Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio” (The Conjuring: The Devil Made Me Do It) estava deixando os fãs em polvorosa na internet antes da estreia. Todos estavam especulando se esse novo capítulo do invocaverso seria o melhor de todos. A dúvida era se depois de uma espera de quase um ano de adiamentos devido a pandemia do coronavirus, valeria a pena reencontrar os queridos personagens vividos por Vera Farmiga e Patrick Wilson.

O roteiro nos leva ao início dos anos 80, onde os Warren mais uma vez acompanham o exorcismo de uma criança. Desta vez, no entanto, a possessão não termina tão bem e deixa um de seus participantes sequelados pela força maligna. Tempos depois, o rapaz possuído acaba cometendo um crime bárbaro, é preso e sua defesa nos tribunais vai alegar que o diabo foi o mandante do crime. O casal instruído por sua advogada começa a fazer uma investigação paranormal para comprovar a existência do mal. O que eles não sabiam é que algo mais sinistro estava envolvido.

Eu confesso que gosto dos filmes anteriores da franquia principal e mesmo não tendo achado essa nova parte horrenda, tenho que admitir ela é bastante problemática. O longa sofre com uma grande crise de identidade. Os produtores não sabem que caminho seguir, se vão para o lado investigativo e sutil ou se continuam como um terror blockbuster convencional. Nesse impasse, foram capazes de não conseguirem agradar nenhuma das propostas.

As cenas de jumpscares são até agora as mais cretinas que já vi nesse ano de 2021. O lado bom é que são bem menos frequentes que nos outros exemplares. A investigação é morna e lotada de conveniências de roteiro, além de não desenvolver bem o que é apresentado. Tudo é literalmente jogado na cara do público.

Por um lado, temos uma novidade nesta parte 3 de “Invocação do Mal”. Somos apresentados à primeira vilã humana da franquia. Mas ela é tão genérica em todo o conceito que mesmo se fosse mais uma assombração, isso não faria diferença. Seu visual também não fica muito longe de uma Freira Valak da vida.

O lado bom é a inegável química de seus protagonistas. Não tem como não ficar do lado deles e a maior força do longa vem daqui. As partes mais sutis conseguem passar aquele clima sinistro e arrepia muito mais do que qualquer uma assombração gritalhona. Pena que são poucos os momentos assim.

O diretor Michael Chaves de “A Maldição da Chorona” demonstra uma melhora considerável na direção, mas ainda assim parece um James Wan genérico. Falando nele, o realizador original fez falta na hora de conduzir os momentos de malassombro pipoca.

Enfim, “Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio” é um filme bem fraco, mas ainda assim melhor que os últimos spin-offs do invocaverso (o que sinceramente não é algo muito difícil). O fã terá de se contentar com algumas referências bem diretas a “O Exorcista”, umas cenas mais piegas que o anterior e um pouquinho só de terror.

Escala de tocância de terror:

Título original: The Conjuring – The Devil Made Me Do It
Direção: Michael Chaves
Roteiro: David Leslie Johnson-Mcgoldrick
Elenco: Vera Farmiga, Patrick Wilson, Ruairi O´Connor e outros.
Ano de lançamento: 2021

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