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Resenhas

SÉRIE: Zé do Caixão (2015) – Episódio 1

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[Por Queops Negronski]

Quando anunciaram a produção da série de Zé do Caixão, muita gente ficou com o pé atrás, temerosos de que o produto final não ficasse à altura do artista. O tempo passou e uma fotografia em preto e branco mostrando Matheus Nachtergaele vestido como o icônico personagem ajudou a diminuir um bocado as suspeitas do público e o lançamento de um trailer, tempos depois, anulou essas suspeitas por completo, transformando-as em ansiedade: sim, queríamos todos e todas ver a história daquele que se tornaria referência para o gênero horror em todo o planeta por várias gerações e o que vimos, para o bem e para o mal, nos agradou.

O primeiro episódio se passa em 1958 e mostra um Mojica preocupado em arranjar recursos para filmar um faroeste (A Sina de um Aventureiro) e entre aulas de interpretação e hilárias frases de efeito, somos apresentados a um cineasta altamente intuitivo, seus colaboradores e a árdua jornada de fazer um filme com pouco dinheiro tendo como cenário uma cidade pequena e conservadora. Cristian Verardi, ator, diretor e crítico (de verdade) de cinema, observou que “Nenhuma atriz foi baleada na produção do filme, e a tal personagem (Sarita) é fictícia, uma mescla de duas atrizes que trabalharam com Mojica. O que aconteceu de fato é que um dos atores levou um tiro de festim no rosto. Giorgio Attili não foi o fotógrafo de A Sina de Um Aventureiro. Ele só começaria a trabalhar com Mojica em 1964*” e isso realmente é brochante para quem, diferente de mim, conhece profundamente a vida do artista e espero sinceramente que esse vício não esteja na série toda. Me incomodou também o fato do cineasta, ao ministrar aulas de interpretação no início do episódio, se utilizar de conceitos que só seriam criados dez anos depois por George Romero, em A Noite dos Mortos-vivos. Deve ter sido outra “licença poética”.

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Para terminar, há que se dizer que Nachtergaele está excelente como Mojica e o elenco de apoio, com poucas exceções, é eficiente, assim como a fotografia e figurino. Que venham os próximos episódios.

*Honório Marin foi o fotógrafo do filme.

Zé do Caixão – Episódios exibidos às sextas-feiras, às 22:30h, no Canal Space.
Leitura recomendada: Maldito, de André Barcinski e Ivan Finotti (Editora 34), roteiristas da série.

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RESENHA: Maria e João – O Conto das Bruxas (2020)

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Maria e João

MARIA E JOÃO – O CONTO DAS BRUXAS é inspirado num dos contos mais conhecidos dos irmãos Grimm que já foi adaptado várias vezes pras telas. Até uma versão estilizada estrelando o Gavião Arqueiro dos Vingadores já teve! Agora é a vez de Osgood “Oz” Perkins dar sua visão à história optando pelo horror de fato nos oferecendo uma fábula cruel e cabulosa típica dos contos originais. (mais…)

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RESENHA: Quando as Luzes se Apagam (2016)

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Quando as Luzes se Apagam

[Por Jarmeson de Lima]

Em sua essência, “Quando as Luzes se Apagam” é mais um drama familiar sobrenatural. Temos aqui uma mãe traumatizada, uma criança assustada, um pai desaparecido e uma filha rebelde compondo o núcleo principal desta produção que nos envolve em uma trama alegórica sobre o medo do escuro.
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RESENHA: O Poço (2020)

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O Poço

Com uma produção modesta com apoio do governo espanhol e distribuição da Netflix, “O Poço” (El Hoyo) mescla mistério, drama e ficção científica numa trama que é fácil de resumir, mas difícil de explicar. Assim como obras como “Cubo” e “Demônio“, a ação deste filme se concentra em alguns poucos cenários, restando aos atores imprimir um trabalho que chama a atenção do público.

O estreante em direção de longas, Galder Gaztelu-Urrutia, apresenta aqui uma história que se passa em uma espécie de prisão vertical, em que cada andar abriga dois presos. A plataforma não possui grades ou janelas… apenas as paredes, camas e um buraco no chão e no teto que é por onde uma vez por dia desce uma grande mesa de comida.

E é através do comportamento dos presos frente às refeições que são destrinchadas analogias sociais de opressão, solidariedade e das relações de poder que vão de cima para baixo literalmente. Quem tem sorte de ficar nos níveis superiores tem a chance de comer as refeições com os pratos ainda intactos e limpinhos. Já quem está mais abaixo vai tendo que se contentar com o que vai sobrando sem que nehum dos confinados tenha a preocupação de deixar algo para quem vai se alimentar depois. 

Nesta situação de isolamento dividida em um lugar onde você não queria estar e com quem você não queria conviver, o lado obscuro de cada um se revela e podemos esperar o pior na medida em que vemos o que acontece nos níveis inferiores do Poço. Podia ser só um filme tipo crítica social ao sistema carcerário, mas ele abrange uma metáfora maior sobre nossa presença no mundo e nossa responsabilidade diante da escassez e desperdício de alimentos.

Apesar de ter um ritmo mais reflexivo, “O Poço” sempre guarda cenas impactantes (e com boa dose de gore) no desdobramento de sua história garantindo uma certa fluidez pra quem assiste. Obras assim que oferecem algo a mais do que aparentam estão em falta no cardápio da Netflix, mas são sempre bem vindas.

Escala de tocância de terror:

Título original: El Hoyo
Diretor: Galder Gaztelu-Urrutia
Roteirista: David Desola
Elenco: Ivan Massagué, Zorion Eguileor, Antonia San Juan
País de origem: Espanha

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