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RESENHA: Condado Macabro (2015)

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[Por Geraldo de Fraga]

Um grupo de jovens aluga uma casa de campo para passar o feriado e durante sua estadia é atacada por psicopatas. Sim, você já viu essa sinopse em vários filmes de horror. Mas você já viu um longa assim filmado no Mato Grosso do Sul e com uma trilha sonora que reúne clássicos da música brega, como o rei Reginaldo Rossi?

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Não. Isso você só vê em Condado Macabro, escrito por Marcos DeBrito e dirigido por ele e André de Campos Mello. Mas condicionar Condado Macabro apenas a um legítimo representante do slasher brasileiro não é justo. O roteiro explora todos os clichês, mas também oxigena o gênero, a começar pela forma não linear como a história é narrada.

Os palhaços Cangaço (Francisco Gaspar) e Bola Oito (Fernando de Paula) vivem de pequenos golpes, vagando de cidade em cidade. Ao saber que cinco jovens de classe média estarão em uma casa nas redondezas, os dois tramam um assalto, mas eles não são os únicos que querem algo naquela noite. A história é contada em flashbacks, a partir do depoimento de Cangaço à polícia, após ele ser preso saindo da cena do crime.

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Existem problemas em Condado Macabro, claro. Um deles é a sua duração. Suas quase duas horas (110 minutos para ser mais exato) cansam, até mesmo porque boa parte da primeira metade é focada no humor. E aí entra outro problema: nem todos personagens se enquadram como alívios cômicos e isso deixa algumas cenas bem sem graça.

Mas a quantidade de acertos é bem maior. A fotografia amarela, além de homenagear O Massacre da Serra Elétrica, exalta muito o ambiente natural da Região Centro Oeste dando-lhe uma aparência desoladora. A direção é competente e as cenas de morte exageram no gore, não decepcionando o público. Se o elenco não é perfeito, Francisco Gaspar e Paulo Vespúcio, na pele do investigador Moreira, se destacam. Ponto também para a dupla de psicopatas.

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Condado Macabro é um dos melhores filmes brasileiros do ano passado e com certeza deve figurar entre os clássicos nacionais do horror, caso consiga atingir um grande público. Nosso desejo é que ele abra muitas portas para que seus realizadores possam produzir mais e mais. Nós, fãs do horror, estaremos ansiosos para assistir.

Escala de tocância de terror:

Direção: Marcos DeBrito e André de Campos Mello
Roteiro: Marcos DeBrito
Elenco: Francisco Gaspar, Bia Gallo, Paulo Vespúcio e Leonardo Miggiorin
Origem: Brasil
Ano: 2015

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RESENHA: Dente por Dente (2021)

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Dente por dente

Sonhar que está com dentes caindo é presságio de morte. E em “Dente por Dente“, o que mais vemos são cenas com dentes e mortes para deixar bem clara a mensagem de que estamos diante de um produto mais pesado para as plateias brasileiras.

Estrelado por Juliano Cazarré e Paolla Oliveira, dois rostos bastante conhecidos em novelas de TV, esta nova produção nacional aposta em um gênero que está se tornando cada vez mais frequente no audiovisual brasileiro atual: o chamado “thriller” ou simplesmente, “suspense policial”.

Permeado por devaneios do personagem de Cazarré e sequências de sonho, “Dente por Dente” traz o ator como responsável de uma empresa de segurança privada que investiga a estranha invasão das obras de um condomínio de luxo. O caso vira um gatilho para revelar outros esquemas e apresentar problemas que envolvem a mulher de seu sócio.

Apesar de uma narrativa linear, o filme de Pedro Arantes e Júlio Taubkin se perde um pouco com tantas interferências e cenas recontadas pelo protagonista. Claro que seria importante para a trama, mas a muleta da narração em off também cansa às vezes.

Ambientado nos cenários urbanos de São Paulo, “Dente por Dente” traz tensão e cenas violentas tal como uma obra “policial” precisa. Mas além de ser um produto de gênero, o filme também mostra de forma não tão subliminar outros problemas que essa dicotomia de espaços públicos e privados trazem à tona em uma violência cotidiana simbólica.

Escala de tocância de terror:

* Filme visto na Cabine Virtual promovida pela Vitrine Filmes

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GAME: Alien Isolation (2014)

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Alien Isolation

No espaço ninguém ouvirá seus gritos, mas em casa seus vizinhos, sim. Então, estou parafraseando na cara dura a tagline de “Alien – O Oitavo Passageiro” para afirmar que “Alien Isolation” te fará gritar igual a Jamie Lee Curtis em Halloween. E isso é maravilhoso! Que Resident Evil que nada! Este game pra mim foi até hoje o melhor survival horror que joguei e mesmo sendo um título de lançamento cross-gen entre a sétima e oitava geração de consoles foi o que teve de melhor no quesito horror na agora “old-gen”.

Na trama, acompanhamos Amanda Ripley, uma engenheira espacial que sonha em reencontrar a sua mãe, Helen. Ela é abordada por uma dupla que trabalha na mesma empresa que a mãe e que lhe promete respostas sobre seu destino, desde que Amanda os acompanhe a uma imensa estação espacial. Uma vez lá, eles encontram o horror de um lugar abandonado e de uma criatura bastante conhecida que não irá parar até todos estarem mortos.

Temos aí uma trama simples e bastante efetiva que honra a série original em todos os sentidos com personagens bem construídos e o horror em primeiro lugar. Ou seja, bem diferente desses novos filmes pseudo-intelectuais que não agradaram quase ninguém. A direção de arte aqui é totalmente baseada no filme original com muito dejá-vu.

A parte sonora dá um show à parte e o desafio o jogar com um headseat. Isso lhe ajuda a ter uma experiência enervante. Mas mesmo sem isso, garanto a você que qualquer barulho te fará pular. É preciso ficar ligado ao som ambiente para poder permanecer vivo no jogo. A câmera em primeira pessoa foi acertada e te coloca literalmente na ação… Haja coração!

O vilão, no caso, a criatura, tem a melhor inteligência artificial que vi num game. Ele te caça pelo som, faz armadilhas, te engana e proporciona momentos de puro cagaço, já que a maioria das suas ações não são scripitadas. Embora o foco seja o gato e rato entre protagonista e o monstro, temos outros inimigos e enigmas que irão testar a inteligência e o combate de Ripley.

Ah, outro foco é o gerenciamento e criação de itens. Mas não vá usando tudo de uma vez pois pode acabar sem material depois. Armas de fogo são escassas e pouco recomendadas, pois o barulho atrai o bichão. O uso de itens de distração são os mais recomendáveis e é muito prazeroso detonar um grupo de humanos com isso para deixar o xenomorfo fazer a festa.

Mesmo sendo considerado um jogo antigo Alien Isolation” vale a pena ser jogado. Tal qual os filmes, o que é bom não tem idade. E no atual momento com poucos jogos sendo lançados, recomendamos ir atrás e conhecer essa intensa obra. Para você que é fã da franquia, aconselho caçar os áudios colecionáveis, pois eles foram dublados pelo elenco até então vivo do filme original. E o bom de não ser lançamento é que o game se encontra sempre em promoção a preços bem convidativos.

Escala de tocância de terror:

Alien Isolation está disponível para PS3,PS4, PS5( via retrocompatibilidade), XBOX360, XBOX ONE, XBOX Series (via retrocompatibilidade) e PC.

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RESENHA: Deuses Americanos (2017)

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Shadow Moon (Ricky Whittle) é um sujeito bem azarado. Poucos dias antes de deixar a prisão, ele fica sabendo que sua esposa morreu. E que ela o estava traindo com seu chefe e melhor amigo. Viúvo e desempregado, ele ganha a liberdade, porém, está quebrado. Na viagem para casa, ele conhece o excêntrico Mr. Wednesday (Ian McShane) que lhe oferece um trabalho temporário como seu segurança em uma viagem pelos Estados Unidos. (mais…)

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