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RESENHA: Visões do Passado (2015)

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[Por Júlio Carvalho]

O cinema australiano sempre nos traz bons filmes e no terror não é diferente. O exemplo mais recente disso é o ótimo The Babadook (2014) que a crítica se rasgou em elogios. Agora o filme da vez é Visões do Passado (Backtrack) que vem com dois grandes nomes do cinema e com a promessa que vai fazer todo mundo se borrar de medo e ainda se surpreender. Pois sinto adiantar que: fica só na promessa.

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Acompanhamos aqui o luto de Peter Bower (Adrien Brody), um psiquiatra que tenta superar a morte de sua filha, Evie. Com a ajuda de seu mentor Duncan Stewart (Sam Neil), tenta continuar a atender seus pacientes que, não demora, descobre que são fantasmas. Aí você agora deve está furando os olhos achando que eu soltei um spoiler, mas te digo que não. Essa “revelação” é feita logo nos primeiros minutos do longa, está na sinopse oficial e no trailer do mesmo, pois é nisso que a trama vai se sustentar pra nos levar à “incrível revelação” final. Risos.

A situação fica mais intrigante, quando ele recebe em seu consultório uma garotinha de capuz chamada Elizabeth Valentine (Chloe Bayliss), que deixa na sua mesa um papel com uma sequência numérica misteriosa. Daí pra frente vem uma enxurrada de sustos (covardes e nem sempre justificados) e pequenas revelações que o fazem voltar a False Creek, sua cidade natal. Agora o engodo aumenta com o acréscimo de novos personagens como o pai do protagonista, um amigo de infância e uma policial.

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Dirigido por Michael Petroni, que também assina o roteiro, Visões do Passado se sabota o tempo inteiro e segue perdendo força dramática a cada revelação. Ao longo do desenrolar da história, você já não dá mais a mínima pro atormentado psiquiatra e seus fantasmas. O elenco até que se esforça, mas é em vão. Resta apenas as caras e bocas do Adrien Brody e das almas penadas.

Os efeitos visuais são medíocres. Aliás, tem uma sequência bem tosca de um acidente de trem em que o CGI é tão falso que ficou com cara de maquete. Ah! Tem um erro de continuidade no visual pútrido de um dos fantasmas que, ao avançar na tela, vemos em close que as cavidades oculares estão vazias, mas segundos depois quando reaparece, tá tudo no lugar. Mas apesar de tudo, é preciso ser justo e reconhecer que o longa é belamente fotografado por Stefan Duscio. O visual Teal & Orange tão empregado nos filmes blockbusters aqui se mostra bem equilibrado. Pena que só isso não basta.

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Na sua segunda metade, os fantasmas já não conferem medo algum e servem apenas de enfeite em cenas de sustos pontuais, restando apenas o elemento investigativo que fica cada vez mais desinteressante a cada descoberta. Sendo assim, Visões do Passado não empolga em momento algum e acaba findando numa conclusão que se acha genial, mas que na verdade não passa de uma galhofada só.

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Escala de tocância de terror:

Título original: Backtrack
Direção: Michael Petroni 
Roteiro: Michael Petroni 
Elenco: Adrien Brody,  Sam Neill e  Robin McLeavy
Origem: Austrália

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Anarquista, quase cinéfilo, diretor de arte, fotógrafo, cervejeiro, rockeiro doido e crítico/podcaster do Toca o Terror

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RESENHA: A Cor Que Caiu do Espaço (2020)

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A cor que caiu do espaço

H.P Lovecraft voltou a ficar em evidência, seja em games como “Call of Cthulhu” (2018) e “The Sinking City” (2019) como em adaptações cinematográficas. Só neste ano de 2020 já tivemos duas obras inspiradas no autor, tendo elementos e personagens de suas obras em “Ameaça Profunda” e agora “A Cor Que Caiu do Espaço” (Color Out of Space), uma adaptação direta de um dos seus celebres contos e o motivo desse texto existir. (mais…)

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GAME: Blair Witch (2019)

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Blair Witch

Mais de 20 anos e “A Bruxa de Blair” (The Blair Witch Project) continua relevante e presente em nossa memória influenciando ainda a indústria cinematográfica e chegando em outras mídias como os games. E em 2019, exatamente duas décadas depois do lançamento do filme original, a E3 anunciava um novo game da franquia feita pelo estudio Blooper Team, responsavel pelo elogiado Layers of Fear.

Então, a pergunta que não quer calar pra você que se interessou e ainda não jogou é… presta? Ou seria algo esquecível como as sequências e o reboot da tela grande? O estúdio sabia da responsabilidade e do peso em levar uma marca famosa de volta ao mundo dos games e utilizou o aprendizado do jogo anterior para aprimorar a experiência. Aqui novamente temos uma câmera em primeira pessoa para causar mais imersão.

Vamos lá… A trama de Blair Witch se passa no ano de 1996, bem na época em que o evento do longa original se passa. Ocorre um novo sumiço na floresta. Dessa vez é de uma criança. O caso mobiliza a força policial e a população pela busca do garoto. No game, você assume o comando de um policial local que tem um passado bem traumático e que junto com seu cachorro segue sozinho em busca do que realmente aconteceu no local. O cachorro não é mero figurante e te auxilia nas buscas encontrando caminhos, itens ou detectando inimigos.

O jogador tem acesso a walkie talkies, celulares (daquele tipo tijolão), uma bolsa que guarda itens e colecionáveis (que são muitos), lanterna e claro, uma famosa handcam que tem a utilidade de visão noturna e que também roda fitas que se encontram no caminho e que ajudam no andamento da campanha. E é claro que logo encontrará os horrores que a famosa vilã colocará no caminho.

Sua arma é a lanterna, que além de auxiliar em lugares extremamente escuros, mata as criaturas das trevas quando as ilumina. O foco do game não é o combate e sim a exploração e resolução de puzzles. Ainda assim, em determinados momentos a luta se faz necessária. A trama em si é boa, mas poderia ser melhor. Ainda assim é bem mais desenvolvida que os filmes que vieram.

A duração do jogo depende do jogador. Eu, por exemplo, num primeiro gameplay levei 7 horas para zerar, mas da segunda vez em diante levei cerca de 3 horas. E graficamente falando é um jogo bonito até, mas não espere algo maravilhoso.

O fator replay se faz presente na forma de dois finais sendo um bom e outro ruim, além dos já citados colecionáveis que fornecem informações complementares. Blair Witch tem uma pegada mais psicólogica, porém sabe assustar em alguns momentos, seja nos bem dosados momentos de jumpscare ou na ambientação sinistra. Este gameé uma viagem de horror que honra o legado do filme original.

Escala de tocância de terror:

P.S.: Existem algumas referências a obra original, mas não entrei em detalhes por conta de spoilers.

Blair Witch esta disponivel para PC, Xbox One, Xbox series (via retrocompatibilidade), Ps4, Ps5 (via retrocompatibilidade) e Nintendo Switch.

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RESENHA: O Garoto Sombrio (2015)

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[Por Geraldo de Fraga]

Em 2011, o diretor Craig William Macneill e o escritor Clay McLeod Chapman se uniram para realizar o curta Henley, que mostrou a infância do serial killer Ted Henley e o início da sua trajetória macabra. Esse ano, os dois retomam a parceria para um projeto bem mais ambicioso: contar toda a história desse psicopata, não em um, mas em três longas.

A primeira parte da trilogia se chama The Boy e é focada nos primeiros anos de vida do futuro assassino. A história começa em 1989, com Ted Henley (Jared Breeze), então com nove anos, vivendo com seu pai, John (David Morse), num motel de beira de estrada que se encontra às moscas. O dia a dia do menino é entediante: quando não está limpando o local, brinca sozinho e procura animais mortos na rodovia.

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Essa rotina é quebrada quando um acidente na rodovia leva o estranho William Colby (Rainn Wilson, irreconhecível num papel dramático) a se hospedar em um dos quartos. Diferente dos outros hóspedes que já passaram pelo motel, Colby esconde alguns segredos e isso atiça a imaginação de Henley, a ponto de deixar fluir sua personalidade doentia.

Um ponto positivo de The Boy é que, ao contrário de vários outros filmes de psicopata, o protagonista aqui não se transforma no vilão por causa de um trauma ou de uma situação extrema. A maldade está nele desde sempre, esperando apenas uma brecha para vir à tona. A vontade de matar é acentuada pelo tédio e pela falta de perspectiva. Não há um julgamento moral de certo ou errado e, para o garoto, tudo é só mais um passatempo.

A negligência por parte do pai alcoólatra conta como o maior ponto para o estopim. É ele quem prende o garoto naquele ambiente hostil, o que já seria nocivo para uma criança normal. Seu estado de negação e inércia, apenas retarda o inevitável. “Esse menino tem olhos crescendo na nuca”, desabafa a Colby, em certo momento do filme, lamentando em ter razão.

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Sobre a construção do longa, a direção de Macneill é segura e consegue grandes atuações do trio de protagonistas. Jared Breeze tem tudo para ser lembrado como um dos melhores garotos problemas dos últimos anos, enquanto Morse e Wilson cumprem seus papéis com louvor. O roteiro de Chapman é afiado, com diálogos curtos, mas eficazes. Além de focar em pequenos detalhes para fazer a trama fluir. O ritmo, por muitas vezes lento, é essencial para a construção do clímax.

The Boy é um filme realista e sóbrio, esqueça todo o exagero de filmes sobre psicopatas mirins como O Anjo Malvado ou A Orfã, por exemplo. Além disso, essa primeira parte da trilogia nos brinda com um ótimo gancho para o segundo filme e já nos deixa sabendo do que Ted Henley é capaz de aprontar. E vale muito a pena acompanhá-lo em sua próxima jornada.

Escala de tocância de terror:

Nome original: The Boy
Direção: Craig William Macneill
Roteiro: Craig William Macneill e Clay McLeod Chapman
Elenco: Jared Breeze, David Morse e Rainn Wilson
Origem: EUA

Trailer

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