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RESENHA: Terror nos Bastidores (2015)

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[Por Jarmeson de Lima]

Hoje em dia é fácil fazer uma paródia ou recriar intencionalmente inúmeras cenas inspiradas no que já houve de melhor ou pior no cinema de horror. Difícil mesmo é criar algo novo e relevante prestando homenagens a filmes que muita gente viu, continua vendo e se deliciando com eles. Foi encarando essa difícil missão que Terror nos Bastidores (The Final Girls) se deu bem.

O filme em si é claramente inspirado em slashers clássicos dos anos 80 como Acampamento Sinistro e Sexta-Feira 13 e consegue dosar bem drama, comédia e, obviamente, terror. Temos aqui uma fictícia produção dentro dele chamada de Camp Bloodbath, conhecida por ser o avô dos filmes do gênero Slasher em Acampamentos.

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No elenco do suposto filme, havia Amanda Cartwright, mãe de Max Cartwright, uma adolescente que após três anos do falecimento da atriz é chamada pelos amigos para ir a uma sessão dupla de cinema onde está sendo exibido o longa original e sua continuação direta. Relutante em ver sua mãe na tela para ser morta como em todo slasher do tipo, Max (Taissa Farmiga) acompanha os amigos, mas resolve deixar a sala no meio da sessão.

É nessa hora que uma turminha do barulho apronta altas confusões na sala e inadvertidamente acaba causando um incêndio no cinema. No meio do tumulto, com as portas de emergência bloqueadas, os amigos de Max resolvem rasgar a tela e tentar escapar pela porta dos fundos.

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Sendo que ao invés de encontrar uma saída, eles vão parar na trama de Camp Bloodbath. Sim, assim como em O Último Grande Herói, os personagens do filme acabam entrando dentro de outro filme. E aí toque o foda-se e abstraia sobre como eles chegaram lá e como vão sair. É um questionamento inclusive que os personagens fazem ajudando a criar um roteiro ainda mais metalinguístico em uma historinha boba de maníaco assassino que mata um a um.

Daí a gente começa a imaginar que por ser um slasher comum, seria fácil prever as ações do assassino que usa uma máscara, sofreu bullying na infância e retorna para se vingar dos jovens que fazem sexo e usam drogas em acampamento… mas não é bem assim. Na turma de Max, só um obcecado viu Camp Bloodbath e como as coisas literalmente fogem do roteiro original, ninguém mais ali sabe direito como o filme vai terminar.

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A princípio, os amigos de Max acham que estão ali só pra observar o desenrolar das cenas sem interferir na história. Mas é claro que Billy, o assassino mascarado, não vai distinguir quem é personagem original e quem chegou de repente. Vai tentar matar todos sem preconceitos. Some-se isso à carga dramática que temos ao ver Max tentando se aproximar da personagem de sua mãe (Malin Akerman) no enredo querendo ainda evitar que ela morra de forma trágica novamente.

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Apesar de ser uma produção PG-13, Terror nos Bastidores está acima da média dos filmes de terror para esta faixa etária não só pelas boas sacadas e referências, como ainda pelo roteiro interessante que lhe prende a atenção ao longo de seus 92 minutos. O filme ainda explora bem a pieguice de figurino e os principais lugares-comuns de produções de terror dos anos 80. Apesar de não pegar pesado no gore (afinal é pra audiências adolescentes), temos aqui um longa que serve, no mínimo, como um bom passatempo.

Direção: Todd Strauss-Schulson
Roteiro: Joshua John Miller, M.A. Fortin
Elenco: Taissa Farmiga, Malin Akerman e Nina Dobrev
Origem: EUA
Ano: 2015

Escala de tocância de terror:

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RESENHA: Raw (2017)

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[Por Gabriela Alcântara]

É possível um filme ser grotesco e ainda assim ser extremamente belo e erótico. A prova pode ser vista em “Raw” (no Brasil traduzido também como “Grave”), de Julia Ducornau, que está disponível na Netflix. Apesar dele ter ganhado burburinho nos últimos anos por ter ganho diversos prêmios – incluindo o FRIPESCI da Semana da Crítica de Cannes – e teoricamente ter feito muitas pessoas vomitarem, confesso que evitei assisti-lo por um tempo – na verdade justamente por isso. (mais…)

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RESENHA: V/H/S (2012)

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Existe vida inteligente no found footage. Em meio a vários e vários filmes que exploram o estilo de falso documentário, é difícil encontrar algum que realmente se sobressaia. É aí que As Crônicas do Medo (V/H/S) entra na jogada. A trama é centrada em um grupo de criminosos cuja missão é encontrar uma misteriosa fita de vídeo em uma casa. Na busca pela fita certa, eles acabam encontrando e assistindo a uma série de vídeos de horror.

O enredo que se passa dentro da casa e amarra as pequenas histórias, que são independentes umas das outras, é fraca. Mas isso fica em segundo plano. O que aparece nas fitas encontradas é o que importa. São cinco curtas, cada um dirigido por um ou dois diretores. No total, são 10 dez profissionais dividindo a direção do filme.

Quando assisti ao trailer, algo que me chamava a atenção era como os efeitos especiais ficavam muito realistas quando inseridos em imagens de baixa qualidade (lembrando que a película é filmada totalmente com câmeras caseiras de VHS).

A primeira história mostra um grupo de jovens que compram uns óculos com uma mini-câmera e saem pelas baladas para filmar seus sucessos amorosos. Porém uma das moças que eles conhecem não é, digamos, muito sociável.

No segundo ato, acompanhamos um casal em uma viagem pelo interior dos EUA, onde eles registram tudo em vídeo. Nesse não dá pra falar mais sem entregar spoilers. É o único dos cinco onde o elemento sobrenatural não está presente, mas que possui um dos melhores finais.

O terceiro filme foi o que achei mais fraco. Um grupo de jovens vai a um lago no meio da floresta, fumar um e tomar banho pelado. É aí que eles têm uma desagradável surpresa. Apesar do roteiro fraco, a estética desse aqui deve ser apontada como um ponto a favor.

Na quarta história, temos um casal conversando pelas suas respectivas webcams. A menina acha que seu apartamento está sendo assombrado por fantasmas e sempre que algo de estranho acontece, ela liga para o cara para que ele a faça companhia. Muito boa história e efeitos.

Por falar em efeitos, é no quinto episódio que eles aparecem em sua melhor forma. Quatro jovens vão a uma festa na noite de Halloween e descobrem algo muito sinistro acontecendo na casa onde deveria estar acontecendo a farra.

A trama do grupo de criminosos tem um desfecho meia boca, mas isso não tira o mérito do filme. Concentre-se nos cinco curtas e divirta-se. A franquia teve mais duas sequências e a qualidade de alguns segmentos foi mantida, mas no geral também valem a pena serem vistos.

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RESENHA: Invasão Zumbi 2 – Península (2020)

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Peninsula

Esqueça o que você viu e gostou em “Invasão Zumbi” (Train to Busan). “Invasão Zumbi 2: Península” (Train to Busan 2: Peninsula) consegue ser tão genérico e pouco original que se não fosse da mesma franquia nem valeria a pena a conferida. Aliás, a ligação entre os dois filmes se dá apenas pela breve introdução em que falam que uma epidemia se espalhou por toda a Coreia do Sul e em pouco tempo o país ficou em lockdown total.

Neste começo até temos uma palhinha do que o filme poderia ser se não tivessem se perdido na megalomania. A cena no caso se passa em um navio de refugiados até o Japão onde um infectado faz mais estrago do que o exército que comanda a embarcação podia imaginar. Mas fica só nisso.

De resto, temos um salto de quatro anos onde mercenários em Hong Kong se especializam em saquear o que restou da Coreia do Sul enviando “mulas” em missões específicas. Aí é quando vemos que “Peninsula” vira um daqueles filmes pós-apocalípticos sem graça com direito a aqueles clichês que já vimos em “Resident Evil“, “Terra dos Mortos” e “The Walking Dead” com refugiados em bunkers contra zumbis que perambulam entre os escombros das cidades.

Se no primeiro filme desta franquia coreana tivemos como um dos pontos cruciais da trama um emocionante desfecho trágico em família, este longa utiliza-se disso como uma muleta para causar empatia com um núcleo de personagens. E falha miseravelmente. A mãe durona que tenta criar suas crianças com o pai/avô está longe de chamar atenção ou emocionar a quem já imagina que o destino deles não será dos mais felizes.

Tirando o aspecto tiro/porrada/bomba nos confrontos com os zumbis, os efeitos digitais deixam muito a desejar. As perseguições com carros atropelando zumbis lembram “Mad Max: Estrada da Fúria” num centro urbano mas com um CGI tão mal construído que parecem extraídos de “Guerra Mundial Z“, onde os mortos-vivos morrem igual a baratas e são vistos rapidamente em frações de segundos.

Considerando o sucesso mundial do primeiro filme, os produtores quiseram agora faturar alto com um orçamento bem maior e algumas concessões criativas transformando o longa em um tipo de filme de ação/aventura que por um acaso tem essas criaturas tão populares no universo do horror. A preocupação em atrair um público maior foi tanta que praticamente eliminaram a carnificina típica de um ataque zumbi para deixar as mortes dos vivos em off-screen.

Diante de tudo isso, não procure ter muitas expectativas ao assistir “Peninsula“. Claro que dependendo do seu grau de exigência, o filme possa ser um bom passatempo. O problema é que não se torna nada mais além disso, tornando-se aquele produto tipicamente enlatado que não precisaria ser revisto depois.

Escala de tocância de terror:

Diretor: Sang-ho Yeon
Roteiro: Sang-ho Yeon, Ryu Yong-jae
Elenco: Dong-won Gang, Jung-hyun Lee, Re Lee
País de origem: Coreia do Sul
Ano de lançamento: 2020

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