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Resenhas

RESENHA: The Void (2017)

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[Por Júlio Carvalho]

Ultimamente, os melhores títulos de horror que tem surgido, tem sido filmes com um apelo mais dramático e psicológico do que visualmente escatológico, como A BRUXA (the VVitch, 2016) e FEBRUARY (2016). Eis que então surge, lá do Canadá, THE VOID, que resgata com excelência aquele terror visceral como há muito tempo não se via.

Para evitar spoilers, vou tentar entrar em detalhes o mínimo possível com relação aos acontecimentos e conceitos apresentados no longa.

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Tenso desde os primeiros segundos, tudo começa com um casal fugindo de uma casa no meio do nada. Já do lado de fora, a garota é atingida por um tiro pelas costas e o cara foge deixando-a pra trás. Dois sujeitos armados se aproximam da moça, que ainda está viva, e ateiam fogo nela sem dó nem piedade. Daí entram os créditos iniciais com imagens da cidadezinha desoladora onde tudo se passará. Até que um policial encontra o rapaz visivelmente ferido na beira da estrada e o leva para o hospital, onde a bagaceira de verdade está prestes a acontecer.

Chegando lá, nos deparamos com um hospital funcionando em condições precárias onde temos duas enfermeiras, um médico, um senhor e uma adolescente grávida. Não demora, as coisas começam a ficar estranhas e o banho de sangue começa a acontecer de fato. E pra piorar, logo todos se veem presos no hospital que está cercado por uma galera armada e encapuzada com um triangulo estampado na cara. Está configurado um verdadeiro suvival horror em que ninguém confia em ninguém e… enfim, o bagulho é louco!

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Produção independente fruto de crowdfunding, THE VOID é escrito e dirigido pela dupla Jeremy Gillespie e Steven Kostanski que sempre estiveram envolvidos com a parte visual de grandes produções. Gillespie fez parte da equipe de direção de arte de CIRCULO DE FOGO (Pacific Rim, 2013) e da série HANNIBAL por exemplo. Já Kostanski tem uma filmografia bem mais expressiva sendo responsável pelos efeitos especiais de maquiagem de NURSE 3D (2014), HANNIBAL (a série), CLOWN (2014), ABC DA MORTE 2 (2014), A COLINA ESCARLATE (Crimson Peak, 2015) e até… ESQUADRÃO SUICIDA…¯ \ _ (ツ) _ / ¯  
Além disso, ambos também estão na equipe do remake de IT do Stephen King que estreia esse ano.

Segundo seus realizadores, o projeto se arrasta há uns 10 anos na tentativa de achar a combinação perfeita entre a estética do horror atual com o gore concebido por efeitos práticos dos anos 80. Parece que conseguiram, pois sem dúvida alguma, o destaque aqui fica para esse aspecto. A cada criatura desfigurada apresentada, é impossível não pensar em filmes como O ENIGMA DE OUTRO MUNDO (The Thing, 1982), VIDEODROME (1983) e HELLRAISER (1987), por exemplo. É puro body horror que graças a um “belíssimo” trabalho de efeitos de maquiagem, chega a causar desconforto de tamanha deformidade das criaturas apresentadas. Há CGI aqui e ali sim, mas nada que tire a sua atenção. Vale destacar também a competente fotografia de Samy Inayeh que consegue o equilíbrio necessário para que o gore absurdo jogado na sua cara não fique banalizado em momento algum.

Já o elenco, no geral, até que entrega bem seus personagens dentro da proposta, sendo que o destaque acaba ficando para o veterano Kenneth Welsh que encarna o Dr. Richard Powers de onde acabam vindo as melhores falas do filme.

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O roteiro de THE VOID também nos reserva algumas surpresas bem intrigantes. Sociedade secreta, culto a deuses de outras dimensões e muitas coisas cabulosas acabam resultando numa atmosfera digna dos contos de H.P. Lovecraft e que, inevitavelmente, traz à mente outros clássicos do estilo como, por exemplo, À BEIRA DA LOUCURA (In the Mouth of Madness, 1995) de John Carpenter e o subestimado horror sci-fi O ENIGMA DO HORIZONTE (Event Horizon, 1997).

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Para mim, mesmo que geralmente eu prefira, THE VOID finda em um filme curto demais – 1h24min – e que acaba não trabalhando um pouco mais a fundo a interessante mitologia cósmica aqui sugerida.

Apesar deste filme ter um forte apelo nostálgico pra geração 80 (e até 90) acredito que também funcione pra essa geração mais atual baseada em games. É possível relacionar muita coisa tanto no aspecto temático quanto visual. Como deu pra notar, o longa é um prato cheio pra quem quer caçar referências e isso é ótimo, pois além de divertir, funciona como uma pura homenagem aos clássicos literários e cinematográficos do gênero.

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Insano, violento e cabuloso, THE VOID chega pra tocar o terror e mostrar que ainda é possível fazer um filme de gênero mais escancarado, sem receio de algum de ser tratado injustamente como uma produção trash, o que tá longe de ser. Até agora, o melhor filme de terror do ano.
Escala de tocância de terror:

Direção: Jeremy Gillespie, Steven Kostanski
Roteiro: Jeremy Gillespie, Steven Kostanski
Elenco: Aaron Poole, Kenneth Welsh, Daniel Fathers
Origem: Canadá

https://www.youtube.com/watch?v=PvJpUgDhvLc

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6 Comentários

6 Comments

  1. Rosana Dias

    13 de maio de 2017 a 20:13

    Vi ontem, realmente muito a ver com Lovecraft, adorei as criaturas.

  2. Van Burmann

    1 de junho de 2017 a 14:28

    Adorei esse filme, além de ter muito a ver com Lovecraft me lembrou muito filmes do Cronenberg!

  3. Luana

    20 de agosto de 2017 a 21:11

    Ótimo filme, realmente um dos melhores desse ano, e o Canadá vem trazendo ótimos filmes

  4. Pingback: RETROSPECTIVA: Melhores e Piores Filmes de 2017 | Toca o Terror

  5. Lucas Coelho

    5 de janeiro de 2018 a 19:06

    muito ruim, perda de tempo

  6. Pingback: LISTA: Top 20 – Melhores filmes da década (2010-2019) | Toca o Terror

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RESENHA: O Homem nas Trevas (2016)

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[Por Felipe Macedo e Jarmeson de Lima]

O diretor Fede Alvarez, retorna com seu novo trabalho, após ser descoberto pelo diretor Sam Raimi e juntos terem realizado o remake do clássico “Evil Dead – A Morte do Demônio“. O novo trabalho em questão é “O Homem nas Trevas” (Don’t Breathe), mais uma vez produzido pelo seu tutor hollywoodiano. O longa vem como desafio e servirá para provar se o diretor uruguaio seria realizador de um filme só ou se terá vida própria dentro da sétima arte. (mais…)

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RESENHA: Amizade Desfeita (2015)

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Amizade Desfeita

Parece que o formato ´captura de tela´ é o novo ´found-footage´ que veio pra ficar. Agora é a vez da Universal Pictures que resolveu apostar nessa produção da Blumhouse Productions (Sobrenatural, The Purge, Ouija) intitulada Amizade Desfeita (Unfriended) que não passa de mais um filme genérico de fantasma vingativo contra adolescentes descerebrados.

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O filme abre com um vídeo flagrante de uma garota chamada Laura Barns cometendo suicídio e sabe-se logo em seguida que a mesma era vítima de cyber-bullying. Com roteiro de Nelson Greaves e direção de Leo Gabriadze, o longa nos mostra tudo através da captura de som e imagem da tela do notebook de Blair, que após assistir tal tragédia, se conecta com o namorado, Mitch, pra fazer amorzinho virtual pela webcam. Tesão, hein? Eis que de repente, quatro amigos invadem o chat do casal formando uma conversa em grupo no por Skype. Ô beleza! E para quebrar o clima valendo, um usuário não identificado entra na vídeo conferência grupal e começa a tocar o terror pra cima da galera.

Vale lembrar que essa narrativa ‘web-footage’ não é novidade, pois já foi utilizado pelos eficientes The Den (2013) e Open Windows (2014 – com Sasha Grey e Elijah ´Frodo´ Wood). É uma pena que no caso de Unfriended, essa escolha não foi das mais felizes, pois ao contrário do já citado Open Windows, a câmera não passeia pela tela da protagonista, ficando em uma tela cheia estática que, vez por outra, vira uma confusão de janelas abertas de tudo quanto é site e aplicativos. Por falta de criatividade(?) ou para criar mais senso de realidade, não foram criados programas fictícios. Sendo assim, tudo roda num MacBook com seu iOS, os aplicativos são o Skype e Messages, os sites são o Google, Youtube, Facebook etc.

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Voltando ao enredo, a coisa fica cabulosa quando o tal hacker clama ser a finada Laura e passa a enviar, e postar, fotos e vídeos  comprometedores de cada um no Facebook através dos perfis deles mesmos. Claro que isso gera confusão até perceberem que tudo é obra do tal penetra virtual. Detalhe que a princípio, só o casal, Blair e o Mitch, sabe que se trata supostamente da falecida amiga que, obviamente, os acusa de terem provocado a sua morte. Inicialmente, o joguinho da discórdia funciona, mas, apesar de algumas mortes, começa a ficar chato. A coisa só melhora pra lá da segunda metade do longa, quando a fantasma virtual, que até a luz da casa deles consegue apagar, se revela para todos. Agora, ela decide botar pra foder geral com uma espécie de jogo da verdade onde quem perde morre. O desespero é geral e as atuações exageradas até que rendem boas risadas.

Agora, Amizade Desfeita empolga e pequenos detalhes vão dando um charme todo especial, como quando a Blair mente descaradamente pra o namorado e o espírito bota pra tocar a música “How you lie, lie, lie” (Como você mente, mente, mente) do Connie Conway e ela fica tentando sem sucesso fechar o player de música; ou quando em vários momentos a protagonista escreve, apaga e rescreve as mensagens pra defunta no chat do Facebook, nos dando assim indícios que ela está escondendo algo dos amigos e de nós. As mortes são simples e convincentes dentro da limitação do avatar da webcam dos protagonistas. O clima de suspense sobre a identidade do hacker do além funciona até certo ponto.

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A persona sádica e sagaz de Laura Barns é uma grata surpresa. Ela tortura sem dó nem piedade cada um, desconstruindo e derrubando todas as máscaras de amizade e lealdade do grupo. Sempre com uma carta na manga, essa a alma sebosa merece o prêmio joinha de ´feladaputagem´ do próprio Capeta, pois se utiliza do mesmo modus operandi, no papel de acusadora e agente do caos. Detalhe esse que, apesar de funcionar, não foi elevado a máxima pelo enredo até o fim, mas talvez eu esteja querendo demais de uma produção mainstream.

Com alguns pontos positivos, o fato é que esse formato cansa e o já mencionado problema do ponto de vista fixo só contribui para isso. No fim das contas, Amizade Desfeita até que é um filme eficiente e cruel, mas infelizmente não segura a onda “precisando” trair o próprio formato para concluir a trama.

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Nota: Amizade Desfeita custou apenas R$ 1 milhão e faturou cerca de 32 milhões nos EUA e tem sua estreia nos cinemas brasileiros marcada para 12 de Novembro.

Escala de tocância de terror:

Título alternativo: Cybernatural

Direção: Levan Gabriadze
Roteiro: Nelson Greaves 

Elenco: Heather Sossaman, Matthew Bohrer e Courtney Halverson
Origem: EUA e Rússia

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RESENHA: Doutor Sono (2019)

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Doutor Sono

[Por Osvaldo Neto]

As adaptações das obras de Stephen King, um escritor que goza de imensa popularidade internacional, são quase que um subgênero do horror no cinema e TV. Desde que Brian De Palma fez CARRIE – A ESTRANHA que filmes e séries baseados e/ou inspirados pelo autor são produzidos em escala massiva e geram bastante expectativa para quem acompanha o gênero. Chegando às salas comerciais pouco após IT – CAPÍTULO 2, DOUTOR SONO é a segunda grande produção da Warner Bros com a grife S. K. lançada em 2019 com estreia nacional nesta semana.

(mais…)

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