conecte-se conosco

Sem categoria

DICA DA SEMANA: Calafrios (Shivers, 1975)

Publicados

em

[Por Gabriela Alcântara]

Minha dica para este fim de semana caliente é um dos filmes que mais assisti no ano passado: Calafrios, do rei Cronenberg, filmado em 1975.

O filme é um clássico e uma das coisas que mais me atrai nele é que Cronenberg conseguiu, no meio de tanta nojeira, enfiar uma reflexão política sobre uma classe média assustada que decide se refugiar em uma espécie de condomínio-paraíso nos arredores de Montreal, no Canadá. O estilo de vida do condomínio promete ser tão luxuoso, que chega a ser comparado a uma eterna viagem a bordo de um cruzeiro.

Além de vantagens VIP como uma piscina olímpica aquecida com vista para um rio que segue de encontro ao mar e equipamentos de lazer exclusivos para os moradores, os apartamentos trazem uma série de comodidades, equipados com eletrodomésticos modernos e TV a cabo.

Entretanto, logo veremos que a propaganda promete mais do que pode cumprir. A contraposição colocada por Cronenberg entre promessa e “realidade” se dá através de um jogo de montagem e também de caracterização de um dos personagens. Após assistirmos a publicidade do condomínio que dá início ao filme, acompanhamos um casal que chega ao Starliner em busca de um apartamento. Eles são recebidos por um segurança armado e claramente despreparado para isso.

A cena ajuda a compor a caracterização do personagem: frágil e confiante no bom caráter dos condôminos. Não tardará muito dentro da narrativa para que seja atacado. Assim, temos também a impressão de que a segurança do condomínio não é tão forte quanto promete ser. Mas o jogo entre promessa e realidade fica explícito quando Cronenberg contrapõe, através da montagem, imagens pacíficas do condomínio e seu estilo de vida perfeito com cenas de violência. Enquanto a vida corre tranquilamente, um homem ataca uma jovem de aproximadamente 20 anos dentro do condomínio. E é exatamente a partir daí que o jogo começa a virar para a tradicional família canadense.

Permeado por um humor ácido e cenas razoavelmente indigestas, Calafrios é um filme que causa o incômodo que pretende ao mesmo tempo em que nos diverte. Afinal de contas, nada como ver a sociedade branca e perfeita de um condomínio de luxo ser literalmente pervertida por um verme que espalha uma doença ninfomaníaca e mortal na população. As cenas de ataque dos vermes e algumas atuações canastronas só ajudam a aumentar a diversão.

O primeiro longa de David Cronenberg recebeu tratamento especial da Versátil Home Video que lançou o filme no Brasil em uma luva com 2 discos Blu-Ray. Cronenberg Essencial oferece 4 trabalhos do diretor e horas de material extra. Além de Calafrios, a seleção contemplou Os Filhos do Medo, Videodrome e Mistérios e Paixões. Esse pack pode ser encontrado para compra nas melhores lojas.

Continue lendo
1 comentário

1 comentário

  1. Canal Dissecando

    6 de Maio de 2017 a 11:54

    AMO! realmente um clássico!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem categoria

LISTA: Filmes que se passam no Halloween mas que não são da franquia Halloween

Publicados

em

Saindo um pouco do convencional com uma lista de cinco filmes recentes de terror que se passam em dias como este



“Festa Assassina” (Murder Party)
Em uma clássica comédia de terror, onde a pessoa errada vai pro lugar errado na hora errada, encontramos Chris, um típico sujeito qualquer que se depara com um convite de uma festa de Halloween na rua e resolve encarar a diversão. Chegando lá no local, descobre da pior maneira que a festa é apenas para os caras que querem se divertir com sua presença em um tipo de performance doentia. Rápido e divertido, o filme dosa bem a violência e o humor em um roteiro inusitado.
(mais…)

Continue lendo

Sem categoria

DICA DA SEMANA: Trilogia do Terror 2 (1996)

Publicados

em


[Por Osvaldo Neto]

O grande Dan Curtis pode não ser um nome tão lembrado pela atual geração dos fãs de terror, mas o sujeito foi um dos maiores responsáveis, junto a gente como Rod Serling e Curtis Harrington, pela revitalização desse gênero na TV nos anos 60 e 70. (mais…)

Continue lendo

Sem categoria

DICA DA SEMANA: Doghouse (2009)

Publicados

em


[Por Felipe Macêdo]

Minha dica para esse feriadão é DOGHOUSE, filme de horror e comédia britânico lançado em 2009.

A história segue um grupo de amigos que decide passar o fim de semana fora de Londres indo para um vilarejo no meio do nada. O motivo da viagem é o divórcio de um deles mas logo se percebe que cada um dos amigos tem um problema em particular com relações afetivas. Eles queriam folga, farra, bebidas e pegação e terminam encontrando algo além do que poderiam imaginar. (mais…)

Continue lendo

Trending