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Resenhas

RESENHA: Alien: Covenant (2017)

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[Por Felipe Macedo]

O primeiro filme da franquia “Alien” é um marco e um grande representante do chamado “horror espacial”. Anos se passaram e sequências foram feitas, umas muito boas e outras nem tanto, mas o fator diversão estava presente em todos eles.

Fiquei particularmente muito animado com a volta de Ridley Scott na cadeira de diretor para contar as origens da franquia em Prometheus (2012). Mas para minha decepção, o filme ficou bem abaixo do esperado. Pretensioso, vazio e chato na maioria da projeção, além de desperdiçar um elenco estrelado em papéis secundários e pouco desenvolvidos (afinal, que vilã foi aquela de Charlize Theron?).

Quando a sequência foi anunciada, não me empolguei nem um pouco e mesmo quando saiu o trailer prometendo a volta do horror do primeiro filme, isso também não bastou. Foi com essa desconfiança que fui assistir esse novo filme… Mas Deus, o que foi isso? Dan´o Bannon deve estar se revirando no túmulo pelo que fizeram com sua criação mais famosa. Ridley Scott deve ter dirigido esse filme por alguma obrigação contratual. Só pode ser isso para justificar tamanha preguiça em conduzir esse filme.

A história acontece 10 anos após os eventos de Prometheus onde a nova tripulação segue a bordo da nave Covenant para um planeta bastante similar a Terra, onde eles podem reconstruir suas vidas nesse suposto Éden. Os problemas no entanto começam quando a nave é pega em uma tempestade solar e várias vidas são perdidas, incluindo-se aí o o capitão da nave. Apesar da dor, eles recebem uma mensagem vinda de um planeta próximo e claro, também parecido com a Terra. É desta forma que eles decidem averiguar e ver se o planeta preenche os requisitos para ser habitado. Grande erro! O lugar é nada menos do que o lar da famosa espécie e vilã da série.

Com um enredo aparentemente simples e com bastante semelhanças com o original, o que vemos são cenas de suposta tensão onde nada funciona de um jeito minimamente legal. O roteiro encrenca em querer ser filosófico, mira em grandes discussões, mas erra miseravelmente, tornando essas partes maçantes e difíceis de assistir. As cenas de horror ao menos são marcadas por momentos realmente gore. Arisco a dizer que é o mais violento da série. Mas nada disso sustenta a falta de clima, personagens pouco desenvolvidos e nada carismásticos.

A situação é tão novelesca que foi impossível não lembrar de uma famosa novela da Globo estrelada por Glória Pires onde ela encarna irmãs gêmeas. Aqui o papel de “Ruth e Raquel” ficou a cargo de Michael Fassbender e sua dupla de androides, onde, claro, um é bom e outro ruim. Esse clichê usado até o talo é desenvolvido do mesmo jeito que as telenovelas, incluindo suas reviravoltas que de tão clichê se torna involuntariamente engraçado. Devo comentar a origem ridícula da criatura cuja força na franquia era o mistério que a envolve. Explanar de uma forma tão cretina não deixa de ser triste.

Infelizmente o bom horror de Alien nas telonas ficou no passado. Quer se assustar e ter uma boa história? Jogue Alien Isolation (2014) esse sim, um game digno de fazer parte da mitologia e realmente assustador. Escape da nave Covenant e embarque nessa, o passeio será muito mais satisfatório.

Escala de tocância de terror:

Título original: Alien: Covenant
Ano: 2017
Diretor: Ridley Scott
Roteiro: John Logan, Dante Harper
Elenco: Michael Fasbender, Katherine Waterston e James Franco, entre outros
Origem: Estados Unidos

* Filme visto na Cabine de Imprensa promovida pela Espaço Z no Recife

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"Nós deixamos de procurar os monstros embaixo de nossas camas, quando percebemos que eles estão dentro de nós"

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RESENHA: A Cor Que Caiu do Espaço (2020)

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A cor que caiu do espaço

H.P Lovecraft voltou a ficar em evidência, seja em games como “Call of Cthulhu” (2018) e “The Sinking City” (2019) como em adaptações cinematográficas. Só neste ano de 2020 já tivemos duas obras inspiradas no autor, tendo elementos e personagens de suas obras em “Ameaça Profunda” e agora “A Cor Que Caiu do Espaço” (Color Out of Space), uma adaptação direta de um dos seus celebres contos e o motivo desse texto existir. (mais…)

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GAME: Blair Witch (2019)

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Blair Witch

Mais de 20 anos e “A Bruxa de Blair” (The Blair Witch Project) continua relevante e presente em nossa memória influenciando ainda a indústria cinematográfica e chegando em outras mídias como os games. E em 2019, exatamente duas décadas depois do lançamento do filme original, a E3 anunciava um novo game da franquia feita pelo estudio Blooper Team, responsavel pelo elogiado Layers of Fear.

Então, a pergunta que não quer calar pra você que se interessou e ainda não jogou é… presta? Ou seria algo esquecível como as sequências e o reboot da tela grande? O estúdio sabia da responsabilidade e do peso em levar uma marca famosa de volta ao mundo dos games e utilizou o aprendizado do jogo anterior para aprimorar a experiência. Aqui novamente temos uma câmera em primeira pessoa para causar mais imersão.

Vamos lá… A trama de Blair Witch se passa no ano de 1996, bem na época em que o evento do longa original se passa. Ocorre um novo sumiço na floresta. Dessa vez é de uma criança. O caso mobiliza a força policial e a população pela busca do garoto. No game, você assume o comando de um policial local que tem um passado bem traumático e que junto com seu cachorro segue sozinho em busca do que realmente aconteceu no local. O cachorro não é mero figurante e te auxilia nas buscas encontrando caminhos, itens ou detectando inimigos.

O jogador tem acesso a walkie talkies, celulares (daquele tipo tijolão), uma bolsa que guarda itens e colecionáveis (que são muitos), lanterna e claro, uma famosa handcam que tem a utilidade de visão noturna e que também roda fitas que se encontram no caminho e que ajudam no andamento da campanha. E é claro que logo encontrará os horrores que a famosa vilã colocará no caminho.

Sua arma é a lanterna, que além de auxiliar em lugares extremamente escuros, mata as criaturas das trevas quando as ilumina. O foco do game não é o combate e sim a exploração e resolução de puzzles. Ainda assim, em determinados momentos a luta se faz necessária. A trama em si é boa, mas poderia ser melhor. Ainda assim é bem mais desenvolvida que os filmes que vieram.

A duração do jogo depende do jogador. Eu, por exemplo, num primeiro gameplay levei 7 horas para zerar, mas da segunda vez em diante levei cerca de 3 horas. E graficamente falando é um jogo bonito até, mas não espere algo maravilhoso.

O fator replay se faz presente na forma de dois finais sendo um bom e outro ruim, além dos já citados colecionáveis que fornecem informações complementares. Blair Witch tem uma pegada mais psicólogica, porém sabe assustar em alguns momentos, seja nos bem dosados momentos de jumpscare ou na ambientação sinistra. Este gameé uma viagem de horror que honra o legado do filme original.

Escala de tocância de terror:

P.S.: Existem algumas referências a obra original, mas não entrei em detalhes por conta de spoilers.

Blair Witch esta disponivel para PC, Xbox One, Xbox series (via retrocompatibilidade), Ps4, Ps5 (via retrocompatibilidade) e Nintendo Switch.

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RESENHA: O Garoto Sombrio (2015)

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[Por Geraldo de Fraga]

Em 2011, o diretor Craig William Macneill e o escritor Clay McLeod Chapman se uniram para realizar o curta Henley, que mostrou a infância do serial killer Ted Henley e o início da sua trajetória macabra. Esse ano, os dois retomam a parceria para um projeto bem mais ambicioso: contar toda a história desse psicopata, não em um, mas em três longas.

A primeira parte da trilogia se chama The Boy e é focada nos primeiros anos de vida do futuro assassino. A história começa em 1989, com Ted Henley (Jared Breeze), então com nove anos, vivendo com seu pai, John (David Morse), num motel de beira de estrada que se encontra às moscas. O dia a dia do menino é entediante: quando não está limpando o local, brinca sozinho e procura animais mortos na rodovia.

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Essa rotina é quebrada quando um acidente na rodovia leva o estranho William Colby (Rainn Wilson, irreconhecível num papel dramático) a se hospedar em um dos quartos. Diferente dos outros hóspedes que já passaram pelo motel, Colby esconde alguns segredos e isso atiça a imaginação de Henley, a ponto de deixar fluir sua personalidade doentia.

Um ponto positivo de The Boy é que, ao contrário de vários outros filmes de psicopata, o protagonista aqui não se transforma no vilão por causa de um trauma ou de uma situação extrema. A maldade está nele desde sempre, esperando apenas uma brecha para vir à tona. A vontade de matar é acentuada pelo tédio e pela falta de perspectiva. Não há um julgamento moral de certo ou errado e, para o garoto, tudo é só mais um passatempo.

A negligência por parte do pai alcoólatra conta como o maior ponto para o estopim. É ele quem prende o garoto naquele ambiente hostil, o que já seria nocivo para uma criança normal. Seu estado de negação e inércia, apenas retarda o inevitável. “Esse menino tem olhos crescendo na nuca”, desabafa a Colby, em certo momento do filme, lamentando em ter razão.

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Sobre a construção do longa, a direção de Macneill é segura e consegue grandes atuações do trio de protagonistas. Jared Breeze tem tudo para ser lembrado como um dos melhores garotos problemas dos últimos anos, enquanto Morse e Wilson cumprem seus papéis com louvor. O roteiro de Chapman é afiado, com diálogos curtos, mas eficazes. Além de focar em pequenos detalhes para fazer a trama fluir. O ritmo, por muitas vezes lento, é essencial para a construção do clímax.

The Boy é um filme realista e sóbrio, esqueça todo o exagero de filmes sobre psicopatas mirins como O Anjo Malvado ou A Orfã, por exemplo. Além disso, essa primeira parte da trilogia nos brinda com um ótimo gancho para o segundo filme e já nos deixa sabendo do que Ted Henley é capaz de aprontar. E vale muito a pena acompanhá-lo em sua próxima jornada.

Escala de tocância de terror:

Nome original: The Boy
Direção: Craig William Macneill
Roteiro: Craig William Macneill e Clay McLeod Chapman
Elenco: Jared Breeze, David Morse e Rainn Wilson
Origem: EUA

Trailer

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