conecte-se conosco

Resenhas

DVD: Cidadão X (1995)

CIDADÃO X é um título merecidamente citado em inúmeras listas de filmes baseados e/ou inspirados nos crimes reais de assassinos em série.

Publicados

em

CIDADÃO X é um título merecidamente citado em inúmeras listas de filmes baseados e/ou inspirados nos crimes reais de assassinos em série. Com um roteiro baseado no livro “The Killer Department: Detective Viktor Burakov’s Eight-Year Hunt for the Most Savage Serial Killer in Russian History” de Robert Cullen, o longa segue os esforços e frustrações do detetive Viktor Burakov (Stephen Rea) e de seu superior, o coronel Mikhail Fetisov (Donald Sutherland) na luta para por um fim ao reinado de horror do serial killer Andrei Chikatilo (um excelente Jeffrey DeMunn), que estuprou, mutilou e matou mulheres e crianças por mais de uma década em Moscou de 1978 a 1992. O caso só viria a ser investigado em 1982.

jeffrey_demunn_citizen_x
Esse telefilme da HBO com direção e roteiro de Chris Gerolmo (Mississipi em Chamas) lançado em 1995 – apenas três anos após o desfecho do caso – ganha o espectador através das atuações de um senhor elenco e uma narrativa que nunca perde a sua objetividade mesmo não sendo apressada.

Apesar da história ser contada do ponto de vista dos responsáveis pela prisão do assassino, CIDADÃO X não tem nada que o faça se assemelhar a um suspense investigativo tradicional. Sim, temos sequências típicas vistas em obras do gênero mas Burakov encara um outro vilão além de Chikatilo: as autoridades que atrasam as suas investigações devido a um completo despreparo e incompetência ao lidar com um caso como esse. Os políticos soviéticos acreditavam que assassinatos em série eram um sintoma da degradação do Ocidente capitalista e que crimes do tipo jamais aconteceriam em um regime comunista.

rea_sutherland_citizen_x

Stephen Rea consegue transmitir a angústia de seu protagonista sem se apoiar tanto nas falas do personagem. O ator é muito convincente nos momentos em que Burakov está desesperançoso por não conseguir impedir mais e mais mortes de pessoas inocentes enquanto se vê de mãos atadas, impedido de tomar medidas que as evitariam. CIDADÃO X ainda conta com uma participação de Max Von Sydow perto do final do filme em um pequeno porém importante papel. Ele interpreta o Dr. Alexandr Bukhanovsky, que teve uma inegável contribuição na busca e prisão de Andrei Chikatilo.

O caso gerou duas produções posteriores para o cinema: o ótimo EVILENKO (2004), de David Grieco, com ninguém menos que Malcolm McDowell na pele de Chikatilo e o recente CRIMES OCULTOS (Child 44, 2015) de Daniel Espinosa, que foi um enorme fiasco de público e crítica.

rea_citizen_x

O DVD de CIDADÃO X é um dos últimos lançamentos da Obras-Primas do Cinema e oferece como extra o documentário “The Hunt for the Red Ripper” com 52 minutos de duração e realizado pelo canal A&E em 1994, onde vemos o Chikatilo real. Não é para os fracos.

cidadao_x

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resenhas

RESENHA: Contato Visceral (2019)

Publicados

em

Contato Visceral

Sinceramente, alguns títulos traduzidos da Netflix atrapalham mais do que ajudam na hora de decidir o que ver. Se não fosse alguns colegas falarem bem de “Wounds“, eu jamais chegaria perto de assistir o filme que está no catálogo de streaming com o nome de “Contato Visceral“.

Dirigido por Babak Anvari, o mesmo autor de “À Sombra do Medo” (Under The Shadow), esta produção com selo Netflix vai fisgar a atenção de quem curte um horror sobrenatural perturbador.

(mais…)

Continue lendo

Resenhas

SÉRIE: Marianne (2019)

Publicados

em

marianne
[Por Felipe Macedo]
Histórias de bruxas sempre fascinaram o público. Sejam elas voltadas pra algo mais assustador ou infantil, essas personagens sempre causaram certo impacto. A lenda da bruxa má povoa nossa imaginação desde a infância em histórias como “João e Maria” e depois na vida adulta em filmes como “Suspiria”. A Netflix sabendo do interesse sobre o tema e na falta de produções atuais sobre o assunto, trouxe recentemente para seu catálogo a série francesa “Marianne” prometendo noites insones para o público. (mais…)

Continue lendo

Resenhas

SÉRIE: O Mundo Sombrio de Sabrina (2018)

Publicados

em

O Mundo Sombrio de Sabrina

[Por Jarmeson de Lima]

Ocultismo, bruxaria e paganismo em uma série para um público adolescente tem mais conteúdo macabro do que muito seriado com renome por aí. “O Mundo Sombrio de Sabrina” (Chilling Adventures of Sabrina) tem se revelado muito mais do que uma releitura da série de TV dos anos 90 que apresentava uma simpática feiticeira ajudando seus amigos com truques de mágica. (mais…)

Continue lendo

Trending