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RESENHA: Leatherface (2017)

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Leatherface

[Por Geraldo de Fraga]

Clássico absoluto do horror, O Massacre da Serra Elétrica rendeu três continuações – a segunda dirigida pelo próprio Tobe Hooper – um remake, um prequel e mais uma continuação em 3D, lançada em 2013. Nenhum desses derivados, porém, trouxe algo relevante para a mitologia da saga texana.

O filme de 1974 segue até hoje como o único que importa. Mesmo assim, a turma não larga o osso. Em 2017, depois de vários atrasos na produção, Leatherface chega como o mais novo subproduto a tentar tirar mais uma lasquinha da marca.

Para dirigir essa nova requentada na história da famosa família de canibais, foram escalados os franceses Alexandre Bustillo e Julien Maury. A dupla é responsável pelo ótimo A Invasora, longa que fez parte do New French Extremity, movimento que inclusive bebeu na fonte de O Massacre da Serra Elétrica para produzir suas obras viscerais, na década passada.

Se a missão dos diretores era a de trazer a violência que executam habitualmente em seus filmes, não podemos dizer que ela não foi cumprida. Tem sangue e gore do jeitinho que o público gosta.

O problema é que, mais uma vez, temos um derivado genérico. O filme não se conecta muito bem com o original, não usa a mitologia de forma interessante e, o pior de tudo, nem consegue fazer o personagem título ser o vilão do longa.

Vamos lá! A história começa em 1955, onde na primeira cena já nos é mostrado como a família Sawyer é sádica e disfuncional. Todos, com exceção do pequeno Jed, não veem problema em matar pessoas das formas mais violentas possíveis. Quando uma das vítimas é a filha do xerife, a matriarca Verna perde a guarda de Jed.

Temos então um salto temporal de exatos dez anos, para acompanhar a chegada da enfermeira Lizzy (Vanessa Grasse) ao reformatório Gorman House, onde o caçula  Sawyer ainda está internado. Após uma rebelião em massa, ela é feita de refém por um casal de jovens psicopatas que foge da instituição, acompanhados também de Jed (Sam Strike) e de seu amigo grandalhão Bud (Sam Coleman).

Leatherface vira então um roadie movie de fuga, quando o xerife Hal Hartman (Stephen Dorff) vê a oportunidade de se vingar dos assassinos da sua filha. A partir daí, a gente começa a ser bombardeado por uma sucessão de clichês do gênero que transforma o filme, como já dito antes, num produto qualquer que não referencia em nada a franquia da qual se apossou.

A família Sawyer também não lembra em muita coisa aquela criada por Hooper. Ao invés de caipiras ignorantes e desajustados, temos pessoas que agem de maneira metódica, incluindo um jovem Drayton Sawyer caracterizado como um capataz de fazenda.

Se o longa de Bustillo e Maury fosse uma obra qualquer, sem ligação com alguma mitologia famosa, até passaria como um terror mediano/regular. Como história de origem chega a ser constrangedor. Leatherface ganhou um facepalm.

Escala de tocância de terror:

Direção: Alexandre Bustillo e Julien Maury
Roteiro: Seth M. Sherwood
Elenco: Sam Strike, Vanessa Grasse, Stephen Dorff e Lili Taylor
Origem: EUA
Ano de produção: 2017

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1 comentário

  1. Daniel Novaes

    3 de outubro de 2017 a 06:34

    Parabéns pelas resenhas e constante atualizações. Conferi alguns aqui citados e sempre bateu a opinião. Show!

  2. Igor

    5 de outubro de 2017 a 20:31

    Discordo, o filme e otimo, o problema e q so pelo fato de ser da franquia tem uma enorme glr q ja critica o filme, sendo q o filme e bom, e o ramake assim como o seu prequel de 2006 são otimos tbm!

  3. Pingback: RETROSPECTIVA: Melhores e Piores Filmes de 2017 | Toca o Terror

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RESENHA: Amizade Desfeita (2015)

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Amizade Desfeita

Parece que o formato ´captura de tela´ é o novo ´found-footage´ que veio pra ficar. Agora é a vez da Universal Pictures que resolveu apostar nessa produção da Blumhouse Productions (Sobrenatural, The Purge, Ouija) intitulada Amizade Desfeita (Unfriended) que não passa de mais um filme genérico de fantasma vingativo contra adolescentes descerebrados.

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O filme abre com um vídeo flagrante de uma garota chamada Laura Barns cometendo suicídio e sabe-se logo em seguida que a mesma era vítima de cyber-bullying. Com roteiro de Nelson Greaves e direção de Leo Gabriadze, o longa nos mostra tudo através da captura de som e imagem da tela do notebook de Blair, que após assistir tal tragédia, se conecta com o namorado, Mitch, pra fazer amorzinho virtual pela webcam. Tesão, hein? Eis que de repente, quatro amigos invadem o chat do casal formando uma conversa em grupo no por Skype. Ô beleza! E para quebrar o clima valendo, um usuário não identificado entra na vídeo conferência grupal e começa a tocar o terror pra cima da galera.

Vale lembrar que essa narrativa ‘web-footage’ não é novidade, pois já foi utilizado pelos eficientes The Den (2013) e Open Windows (2014 – com Sasha Grey e Elijah ´Frodo´ Wood). É uma pena que no caso de Unfriended, essa escolha não foi das mais felizes, pois ao contrário do já citado Open Windows, a câmera não passeia pela tela da protagonista, ficando em uma tela cheia estática que, vez por outra, vira uma confusão de janelas abertas de tudo quanto é site e aplicativos. Por falta de criatividade(?) ou para criar mais senso de realidade, não foram criados programas fictícios. Sendo assim, tudo roda num MacBook com seu iOS, os aplicativos são o Skype e Messages, os sites são o Google, Youtube, Facebook etc.

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Voltando ao enredo, a coisa fica cabulosa quando o tal hacker clama ser a finada Laura e passa a enviar, e postar, fotos e vídeos  comprometedores de cada um no Facebook através dos perfis deles mesmos. Claro que isso gera confusão até perceberem que tudo é obra do tal penetra virtual. Detalhe que a princípio, só o casal, Blair e o Mitch, sabe que se trata supostamente da falecida amiga que, obviamente, os acusa de terem provocado a sua morte. Inicialmente, o joguinho da discórdia funciona, mas, apesar de algumas mortes, começa a ficar chato. A coisa só melhora pra lá da segunda metade do longa, quando a fantasma virtual, que até a luz da casa deles consegue apagar, se revela para todos. Agora, ela decide botar pra foder geral com uma espécie de jogo da verdade onde quem perde morre. O desespero é geral e as atuações exageradas até que rendem boas risadas.

Agora, Amizade Desfeita empolga e pequenos detalhes vão dando um charme todo especial, como quando a Blair mente descaradamente pra o namorado e o espírito bota pra tocar a música “How you lie, lie, lie” (Como você mente, mente, mente) do Connie Conway e ela fica tentando sem sucesso fechar o player de música; ou quando em vários momentos a protagonista escreve, apaga e rescreve as mensagens pra defunta no chat do Facebook, nos dando assim indícios que ela está escondendo algo dos amigos e de nós. As mortes são simples e convincentes dentro da limitação do avatar da webcam dos protagonistas. O clima de suspense sobre a identidade do hacker do além funciona até certo ponto.

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A persona sádica e sagaz de Laura Barns é uma grata surpresa. Ela tortura sem dó nem piedade cada um, desconstruindo e derrubando todas as máscaras de amizade e lealdade do grupo. Sempre com uma carta na manga, essa a alma sebosa merece o prêmio joinha de ´feladaputagem´ do próprio Capeta, pois se utiliza do mesmo modus operandi, no papel de acusadora e agente do caos. Detalhe esse que, apesar de funcionar, não foi elevado a máxima pelo enredo até o fim, mas talvez eu esteja querendo demais de uma produção mainstream.

Com alguns pontos positivos, o fato é que esse formato cansa e o já mencionado problema do ponto de vista fixo só contribui para isso. No fim das contas, Amizade Desfeita até que é um filme eficiente e cruel, mas infelizmente não segura a onda “precisando” trair o próprio formato para concluir a trama.

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Nota: Amizade Desfeita custou apenas R$ 1 milhão e faturou cerca de 32 milhões nos EUA e tem sua estreia nos cinemas brasileiros marcada para 12 de Novembro.

Escala de tocância de terror:

Título alternativo: Cybernatural

Direção: Levan Gabriadze
Roteiro: Nelson Greaves 

Elenco: Heather Sossaman, Matthew Bohrer e Courtney Halverson
Origem: EUA e Rússia

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RESENHA: Doutor Sono (2019)

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Doutor Sono

[Por Osvaldo Neto]

As adaptações das obras de Stephen King, um escritor que goza de imensa popularidade internacional, são quase que um subgênero do horror no cinema e TV. Desde que Brian De Palma fez CARRIE – A ESTRANHA que filmes e séries baseados e/ou inspirados pelo autor são produzidos em escala massiva e geram bastante expectativa para quem acompanha o gênero. Chegando às salas comerciais pouco após IT – CAPÍTULO 2, DOUTOR SONO é a segunda grande produção da Warner Bros com a grife S. K. lançada em 2019 com estreia nacional nesta semana.

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RESENHA: A Torre Negra (2017)

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A Torre Negra

[Por Felipe Macedo]

Stephen King é um dos dos autores mais adaptados do cinema e em meio a tantos filmes, a maioria é de qualidade duvidosa. Poucos são os que merecem ser dignos de menção. O novo longa baseado em sua obra é inspirado na série de livros A Torre Negra e que de acordo com o próprio King bebe da fonte de Tolkien na construção do universo e criaturas fantásticas. (mais…)

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