conecte-se conosco

Resenhas

DVD: A Espinha do Diabo (2001)

Publicados

em


[Por Givaldo D. Oliveira]

“O que é um fantasma?”

Ambientado durante a Guerra Civil Espanhola , o longa do cineasta Guillermo Del Toro é um suspense que utiliza elementos de terror sobrenatural com uma fortíssima carga dramática.

Em A ESPINHA DO DIABO, o terror é visto principalmente pelos olhos das crianças, criando um paralelo entre os fantasmas na figura conhecida do imaginário sobrenatural com os fantasmas da guerra que testemunhavam no momento. Para elas o que seria mais aterrorizante, uma suposta ameaça do além ou uma ameaça real em carne e osso?

A direção de Del Toro opta por sugerir o terror do que nos entregar sequências de sustos baratos. Apenas quando é realmente necessário, ele cria algumas cenas mais explicitamente gráficas, mas sem apelar para sangue jorrando ou corpos despedaçados. O mistério que move a trama é segurado bem até o momento de sua revelação, culminando num ato final que surpreende e evoca elementos do excelente A FORTALEZA (Fortress, 1986) e do livro “O Senhor das Moscas”.

Del Toro contou com um ótimo elenco infantil, onde se destaca o protagonista Fernando Tielve que interpreta Carlos. Sua atuação consegue passar inocência, medo e coragem na medida exata e com uma naturalidade de dar inveja a muitos atores consagrados.

O DVD lançado neste mês de Novembro pela Classicline – em exclusividade com a Livraria Cultura – apresenta uma cópia com excelente qualidade de imagem e áudio, com opção entre o som original e a dublagem em português. Temos informada a presença de um trailer como extra no DVD, mas na verdade se trata de um vídeo comparativo de storyboards da sequência de abertura. Nada que atrapalhe, muito pelo contrário, é um bônus bem interessante de se ver.

A ESPINHA DO DIABO é um filme forte, intrigante e emocionante e que merece ser visto e revisto como a obra-prima que verdadeiramente é por todos os amantes do cinema. Um lançamento extremamente recomendado.

Resenhas

RESENHA: Ameaça Profunda (2020)

Publicados

em

Ameaça Profunda
[Por Felipe Macedo]
Alien” (1979) foi um divisor de águas no quesito de mesclar gêneros, nesse caso, ficção e horror. Sequências foram realizadas assim como cópias com qualidades que iam do mediano ao lixo total. E agora nesse inicio de década, surge “Ameaça Profunda” (Underwater), um filme com toda pinta do primo famoso, estrelado por Kristen Stewart e coincidentemente do mesmo estúdio. (mais…)

Continue lendo

Resenhas

SÉRIE: Dracula (2020)

Publicados

em


[Por Jarmeson de Lima]
Quando uma produção como “Dracula” é lançada, a nossa primeira preocupação é imaginar o quão fiel pode ser a adaptação da obra original. E no caso, estamos falando de um livro de Bram Stoker que serviu de inspiração para inúmeros filmes nos últimos 100 anos. Sendo assim, o que a dupla Mark Gatiss (Sherlock) e Stephen Moffat (Doctor Who) poderiam nos trazer de novo? Logo nos créditos, os dois deixam claro que esta minissérie da BBC e exibida na Netflix é “baseada” e não “adaptada” da obra original, o que nos faz crer que haja certas liberdades no roteiro sem a intenção de ser uma transcrição fiel da trama com o mesmo personagem que “ganhou vida” em 1897.
(mais…)

Continue lendo

Resenhas

RESENHA: O Farol (2019)

Publicados

em


[Por Rodrigo Rigaud]*
Após A Bruxa, difícil resistir a lançar holofotes sobre o novo longa de Robert Eggers – ainda o segundo de sua carreira. Para quem mergulhou no universo de isolamento, fanatismo, loucura e fantasia – um horror, de fato – de seu filme debut, O Farol (The Lighthouse) poderá soar como um naufrágio na potência de seu cinema. (mais…)

Continue lendo

Trending