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RETROSPECTIVA: Melhores e Piores Filmes de 2017

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Mais um ano se passou e mais uma vez a equipe do Toca o Terror se juntou para elencar as melhores e piores produções do universo do terror no cinema e na Tv/Internet. Teve muita coisa que nos surpreendeu e muita coisa que nos decepcionou também. O certo é que a lista de cada um reflete um pouco o que foi esse ano de 2017 sem grandes surpresas.



* GERALDO

MELHORES
It – A Coisa
, de Andy Muschietti
Vida (Life), de Daniel Espinosa
Corra! (Get Out), de Jordan Peele
Fragmentado (Split), de M. Night Shyamalan
A Dark Song, de Liam Gavin


PIORES

Alien: Covenant, de Ridley Scott
A Múmia (The Mummy), de Alex Kurtzman
Annabelle 2: A Criação do Mal (Annabelle: Creation), de David F. Sandberg
Leatherface – O Início do Massacre (Leatherface), de Alexandre Bustillo, Julien Maury
Don’t Knock Twice, de Caradog James



* FELIPE

MELHORES
It – A Coisa
, de Andy Muschietti
Vida (Life), de Daniel Espinosa
Veronica, de Carlos Algara e Alejandro Martinez-Beltran
The Void, de Jeremy Gillespie, Steven Kostanski
Sharknado 5, de Anthony C. Ferrante


PIORES
Nunca Diga Seu Nome
(The Bye Bye Man), de Stacy Title
Alien: Covenant, de Ridley Scott
A Múmia (The Mummy), de Alex Kurtzman
7 Desejos (Wish Upon), de John R. Leonetti
Leatherface – O Início do Massacre (Leatherface), de Alexandre Bustillo, Julien Maury



* JARMESON

MELHORES
Mãe!
(Mother!), de Darren Aronofsky
It – A Coisa, de Andy Muschietti
Raw, de Julia Ducournau
Vida (Life), de Daniel Espinosa
As Boas Maneiras, de Juliana Rojas e Marco Dutra

PIORES
A Babá
(The Babysitter), de McG
Alien: Covenant, de Ridley Scott
Annabelle 2: A Criação do Mal (Annabelle: Creation), de David F. Sandberg
O Chamado 3 (Rings), de F. Javier Gutiérrez
Sharknado 5, de Anthony C. Ferrante



* JULIO

MELHORES
The Void
, de Jeremy Gillespie, Steven Kostanski
Vida (Life), de Daniel Espinosa
The Sleep Curse, de Herman Yau
Raw, de Julia Ducournau
It – A Coisa, de Andy Muschietti

PIORES
Alien: Covenant
, de Ridley Scott
A Torre Negra (The Dark Tower), de Nikolaj Arcel
A Cura (A Cure for Wellness), de Gore Verbinski
Boneco de Neve (The Snowman), de Tomas Alfredson
O Nevoeiro (The Mist), série da Spike, de Christian Torpe


 

* JOTA BOSCO

MELHORES
Pazúcus: A ilha do desarrego, de Gurcius Gewdner
It – A Coisa, de Andy Muschietti
Raw, de Julia Ducournau
Mãe! (Mother!), de Darren Aronofsky
Creep 2, de Patrick Brice

PIORES
Diário de um Exorcista – Zero
, de Renato Siqueira
A Floresta das Almas Perdidas, de José Pedro Lopes
Além da Morte (Flatliners), de Niels Arden Oplev
Ao Cair da Noite (It Comes at Night), de Trey Edward Shults
Jogo Perigoso (Gerald’s Game), de Mike Flanagan


* GABRIELA

MELHORES
Corra!
(Get Out), de Jordan Peele
Raw, de Julia Ducournau
Creep 2, de Patrick Brice
As Boas Maneiras, de Juliana Rojas e Marco Dutra
Mãe! (Mother!), de Darren Aronofsky

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RESENHA: O Garoto Sombrio (2015)

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TheBoy-cartaz

[Por Geraldo de Fraga]

Em 2011, o diretor Craig William Macneill e o escritor Clay McLeod Chapman se uniram para realizar o curta Henley, que mostrou a infância do serial killer Ted Henley e o início da sua trajetória macabra. Esse ano, os dois retomam a parceria para um projeto bem mais ambicioso: contar toda a história desse psicopata, não em um, mas em três longas.

A primeira parte da trilogia se chama The Boy e é focada nos primeiros anos de vida do futuro assassino. A história começa em 1989, com Ted Henley (Jared Breeze), então com nove anos, vivendo com seu pai, John (David Morse), num motel de beira de estrada que se encontra às moscas. O dia a dia do menino é entediante: quando não está limpando o local, brinca sozinho e procura animais mortos na rodovia.

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Essa rotina é quebrada quando um acidente na rodovia leva o estranho William Colby (Rainn Wilson, irreconhecível num papel dramático) a se hospedar em um dos quartos. Diferente dos outros hóspedes que já passaram pelo motel, Colby esconde alguns segredos e isso atiça a imaginação de Henley, a ponto de deixar fluir sua personalidade doentia.

Um ponto positivo de The Boy é que, ao contrário de vários outros filmes de psicopata, o protagonista aqui não se transforma no vilão por causa de um trauma ou de uma situação extrema. A maldade está nele desde sempre, esperando apenas uma brecha para vir à tona. A vontade de matar é acentuada pelo tédio e pela falta de perspectiva. Não há um julgamento moral de certo ou errado e, para o garoto, tudo é só mais um passatempo.

A negligência por parte do pai alcoólatra conta como o maior ponto para o estopim. É ele quem prende o garoto naquele ambiente hostil, o que já seria nocivo para uma criança normal. Seu estado de negação e inércia, apenas retarda o inevitável. “Esse menino tem olhos crescendo na nuca”, desabafa a Colby, em certo momento do filme, lamentando em ter razão.

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Sobre a construção do longa, a direção de Macneill é segura e consegue grandes atuações do trio de protagonistas. Jared Breeze tem tudo para ser lembrado como um dos melhores garotos problemas dos últimos anos, enquanto Morse e Wilson cumprem seus papéis com louvor. O roteiro de Chapman é afiado, com diálogos curtos, mas eficazes. Além de focar em pequenos detalhes para fazer a trama fluir. O ritmo, por muitas vezes lento, é essencial para a construção do clímax.

The Boy é um filme realista e sóbrio, esqueça todo o exagero de filmes sobre psicopatas mirins como O Anjo Malvado ou A Orfã, por exemplo. Além disso, essa primeira parte da trilogia nos brinda com um ótimo gancho para o segundo filme e já nos deixa sabendo do que Ted Henley é capaz de aprontar. E vale muito a pena acompanhá-lo em sua próxima jornada.

Escala de tocância de terror:

Nome original: The Boy
Direção: Craig William Macneill
Roteiro: Craig William Macneill e Clay McLeod Chapman
Elenco: Jared Breeze, David Morse e Rainn Wilson
Origem: EUA

Trailer

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RESENHA: As Faces do Demônio (2020)

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As Faces do Demônio

Pouco se vê do cinema sul-coreano nas salas multiplex do país. E de terror então, nem se fala! “AS FACES DO DEMÔNIO” (Byeonshin 변신), que entraria em cartaz em março deste ano se não fosse a pandemia da COVID-19, estreia agora nos cinemas. A insistência em não lançar o filme em VOD e streaming apesar da quarentena talvez seja sinal de uma abertura maior para produções de gênero da Ásia nas salas comerciais depois que “PARASITA” fez a festa no Oscar.

Este novo longa coreano já começa com os dois pés nas caixas do peito do espectador com um exorcismo pra lá de escatológico que acaba em tragédia, servindo pra nos apresentar os personagens principais: o padre e o demonho. Sequência nada sutil com vômito de sangue, muita ferida e nojeira. A cena é tão surtada que lembra clássicos como “A MORTE DO DEMÔNIO” de Sam Raimi. Mas quando somos apresentados a família que vai sofrer com o malassombro, logo o tom muda radicalmente, entrando num ritmo mais calmo como é de se esperar das produções asiáticas, porém com certa agilidade atípica.

A trama de “AS FACES DO DEMÔNIO” é muito boa, mas infelizmente sua sinopse e trailers entregam muitos spoilers. Eu sei que é difícil, mas se puder, evite-os. A direção de Hong-seon Kim é segura e nos traz uma situação cabulosa atrás da outra. Incrível como o cinema sul-coreano consegue entregar momentos brutos e ternos dentro de uma mesma situação, por mais desconfortável que seja. Pra não estragar, vou evitar descrever o desenrolar dos eventos, mas dá pra dizer que o clima de paranoia, ao bom estilo O ENIGMA DE OUTRO MUNDO do mestre carpinteiro, é muito bem construído e acaba sendo a base que sustenta toda trama. Porém, o diretor perde a mão quando tenta “enfeitar” alguns momentos que poderiam ser mais contidos.

O que chama atenção logo de cara, é a fotografia cristalina e com uma paleta de cor de fortes contrastes entre azul e laranja, típica do cinema mainstream de hollywood predominante, deixando claro que a produção foi feita pra o mercado internacional. Isso é ruim? Seria se fosse mal feito, o que não é o caso. Outra coisa que salta os olhos, é o trabalho de maquiagem artesanal, tanto do possuído como dos cadáveres que podem causar certa repulsa. O que incomoda mesmo é o mal uso de CGI em situações que não precisariam. Não é nem uma questão de purismo, é porque ficaram mal feitas mesmo.

Talvez, o problema aqui é que, para além da estética nitidamente feita pra o público internacional, temos excessos tipicamente hollywoodianos que vão agradar o público em geral, mas podem incomodar os apreciadores do horror asiático mais contido. É sério! Tem hora que a pessoa pergunta pra tela: “PRA QUÊ TUDO ISSO?”. Mas a situação principal concebida é tão intrigante que dá pra relevar esses “exageros ocidentalizados” e ficar tenso do mesmo jeito.

No geral, AS FACES DO DEMÔNIO é um bom filme não só pela narrativa equilibrada e aspectos técnicos, mas pela forma nada convencional de como é tratado o lance de possessão, tema tão mal explorado no cinema de horror nos últimos anos.

NOTA: É bom lembrar que ainda estamos em plena pandemia. Então, se for arriscar, ao menos respeite os protocolos de segurança.

Escala de tocância de terror:

Título original: Byeonshin
Direção: Hong-seon Kim
Roteiro: Kim Hyang-ji
Elenco: Sung-Woo Bae, Dong-il Sung, Young-nam Jang
Origem: Coréia do Sul

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RESENHA: In Search of Darkness (2019)

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Search of Darkness

[Por Frederico Toscano]*

In Search of Darkness é um documentário com uma proposta simples e direta: destrinchar a produção de horror dos Estados Unidos da década de 80. Lançado em maio do ano passado, acabou não chamando tanta atenção no Brasil (ou mesmo lá fora), provavelmente por não ter recebido uma distribuição e divulgação mais abrangentes. O que é compreensível, já que o projeto não saiu de um estúdio convencional, sendo fruto de uma bem-sucedida campanha de arrecadação dos sites Kickstarter e Indiegogo.

Com a meta alcançada e os fundos garantidos, o diretor e roteirista David Weiner deve ter pensado que os apoiadores mereciam ver seu dinheiro bem empregado. E entregou um filme de quatro horas e meia de duração. E pensar que teve gente reclamando de O Irlandês(mais…)

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