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RETROSPECTIVA: Melhores e Piores Filmes de 2017

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Mais um ano se passou e mais uma vez a equipe do Toca o Terror se juntou para elencar as melhores e piores produções do universo do terror no cinema e na Tv/Internet. Teve muita coisa que nos surpreendeu e muita coisa que nos decepcionou também. O certo é que a lista de cada um reflete um pouco o que foi esse ano de 2017 sem grandes surpresas.



* GERALDO

MELHORES
It – A Coisa
, de Andy Muschietti
Vida (Life), de Daniel Espinosa
Corra! (Get Out), de Jordan Peele
Fragmentado (Split), de M. Night Shyamalan
A Dark Song, de Liam Gavin


PIORES

Alien: Covenant, de Ridley Scott
A Múmia (The Mummy), de Alex Kurtzman
Annabelle 2: A Criação do Mal (Annabelle: Creation), de David F. Sandberg
Leatherface – O Início do Massacre (Leatherface), de Alexandre Bustillo, Julien Maury
Don’t Knock Twice, de Caradog James



* FELIPE

MELHORES
It – A Coisa
, de Andy Muschietti
Vida (Life), de Daniel Espinosa
Veronica, de Carlos Algara e Alejandro Martinez-Beltran
The Void, de Jeremy Gillespie, Steven Kostanski
Sharknado 5, de Anthony C. Ferrante


PIORES
Nunca Diga Seu Nome
(The Bye Bye Man), de Stacy Title
Alien: Covenant, de Ridley Scott
A Múmia (The Mummy), de Alex Kurtzman
7 Desejos (Wish Upon), de John R. Leonetti
Leatherface – O Início do Massacre (Leatherface), de Alexandre Bustillo, Julien Maury



* JARMESON

MELHORES
Mãe!
(Mother!), de Darren Aronofsky
It – A Coisa, de Andy Muschietti
Raw, de Julia Ducournau
Vida (Life), de Daniel Espinosa
As Boas Maneiras, de Juliana Rojas e Marco Dutra

PIORES
A Babá
(The Babysitter), de McG
Alien: Covenant, de Ridley Scott
Annabelle 2: A Criação do Mal (Annabelle: Creation), de David F. Sandberg
O Chamado 3 (Rings), de F. Javier Gutiérrez
Sharknado 5, de Anthony C. Ferrante



* JULIO

MELHORES
The Void
, de Jeremy Gillespie, Steven Kostanski
Vida (Life), de Daniel Espinosa
The Sleep Curse, de Herman Yau
Raw, de Julia Ducournau
It – A Coisa, de Andy Muschietti

PIORES
Alien: Covenant
, de Ridley Scott
A Torre Negra (The Dark Tower), de Nikolaj Arcel
A Cura (A Cure for Wellness), de Gore Verbinski
Boneco de Neve (The Snowman), de Tomas Alfredson
O Nevoeiro (The Mist), série da Spike, de Christian Torpe


 

* JOTA BOSCO

MELHORES
Pazúcus: A ilha do desarrego, de Gurcius Gewdner
It – A Coisa, de Andy Muschietti
Raw, de Julia Ducournau
Mãe! (Mother!), de Darren Aronofsky
Creep 2, de Patrick Brice

PIORES
Diário de um Exorcista – Zero
, de Renato Siqueira
A Floresta das Almas Perdidas, de José Pedro Lopes
Além da Morte (Flatliners), de Niels Arden Oplev
Ao Cair da Noite (It Comes at Night), de Trey Edward Shults
Jogo Perigoso (Gerald’s Game), de Mike Flanagan


* GABRIELA

MELHORES
Corra!
(Get Out), de Jordan Peele
Raw, de Julia Ducournau
Creep 2, de Patrick Brice
As Boas Maneiras, de Juliana Rojas e Marco Dutra
Mãe! (Mother!), de Darren Aronofsky

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1 comentário

  1. Renato St

    30 de dezembro de 2017 a 12:56

    e o podcast vai sair?

  2. Dui Chaves

    31 de dezembro de 2017 a 13:00

    Sério? Vida? É muito clichê o filme, gente, o que foi que viram de bom?

  3. Ximena Sanchez

    13 de setembro de 2018 a 01:38

    Definitivamente Nunca Diga Seeu Nome vale muito à pena, é um dos melhores do seu gênero. Jonathan Penner é uma das razoes pelas quais o filme teve resumos positivos. Mais que filme de terror, é filme de suspense, todo o tempo tem a sua atenção e você fica preso no sofá. Além, tem pontos extras por ser uma historia original.

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RESENHA: In Search of Darkness (2019)

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Search of Darkness

[Por Frederico Toscano]*

In Search of Darkness é um documentário com uma proposta simples e direta: destrinchar a produção de horror dos Estados Unidos da década de 80. Lançado em maio do ano passado, acabou não chamando tanta atenção no Brasil (ou mesmo lá fora), provavelmente por não ter recebido uma distribuição e divulgação mais abrangentes. O que é compreensível, já que o projeto não saiu de um estúdio convencional, sendo fruto de uma bem-sucedida campanha de arrecadação dos sites Kickstarter e Indiegogo.

Com a meta alcançada e os fundos garantidos, o diretor e roteirista David Weiner deve ter pensado que os apoiadores mereciam ver seu dinheiro bem empregado. E entregou um filme de quatro horas e meia de duração. E pensar que teve gente reclamando de O Irlandês(mais…)

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SÉRIE: Coletivo Terror (2020)

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Coletivo Terror

Coletivo Terror (Bloodride), série norueguesa da Netflix, é uma produção em formato de antologia. São seis episódios com histórias independentes, durando cerca de 30 minutos cada. Os roteiros são diversificados, temos contos de fantasmas, psicopatas, lendas nórdicas, tudo no melhor estilo Além da Imaginação.

Three Sick Brothers

Muita gente pensa que escrever histórias curtas pode ser fácil, mas nem todo mundo é capaz de condensar uma ideia em um espaço de tempo limitado. Em certos casos é até mais difícil. E a série criada por Kjetil Indregard e Atle Knudsen tropeça justamente aí, falhando em dar ritmo aos capítulos e buscando sempre uma reviravolta que poucas vezes surpreende o espectador.

The Elephant in the Room

De algum destaque, listamos como bons argumentos os episódios Three Sick Brothers (E02), Lab Rats (E04) e The Elephant in the Room (E06). A intenção foi boa, mas uma coisa ou outra no roteiro acaba deixando-os menos interessantes do que poderiam ter sido. Lab Rats tinha tudo para ser ótimo suspense, não fossem os diálogos constrangedores.

Ultimate Sacrifice

Ultimate Sacrifice (E01), Bad Writer (E04) e The Old School (E05) são os responsáveis por jogar a nota do programa lá pra baixo, com histórias ruins, previsíveis e atuações que deixam a desejar. O primeiro principalmente por ser o único a fugir do lugar comum e focar em um fato histórico bem norueguês: a herança viking.

Talvez o formato de curtas empolgue quem procura um passatempo rápido e leve, mas não espere ser surpreendido em nada por Coletivo Terror. Se uma segunda temporada for confirmada pela Netflix, é bom os criadores começarem a se esforçar mais.

P.S.: Não entendi a relação com o ônibus da abertura.

Escala de tocância de terror:

Título original: Bloodride
Direção: Geir Henning Hopland e Atle Knudsen
Roteiro: Kjetil Indregard e Atle Knudsen
Elenco: Stig R. Amdam, Anna Bache-Wiig e Ellen Bendu
Origem: Noruega

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RESENHA: Desenfreado (2018)

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Desenfreado

Quem nunca ficou “viajando” pela Netflix horas e horas, muitas vezes sem encontrar nada para assistir que atire a primeira pedra. Nesses meus passeios por gêneros, encontrei uma produção asiática de 2018 que me chamou muito a atenção pelo fato de ter o plot praticamente idêntico ao da série de “Kingdom”. Decidi dar uma conferida então em “Desenfreado” (Rampant), longa do sul-coreano Sung-hoon Kim.

Vamos lá… Séculos atrás, um príncipe herdeiro retorna ao lar apenas para realizar o desejo de seu falecido irmão mais velho. Ao regressar, encontra o lugar mergulhado no caos político e repleto de intrigas de poder. O pior, no entanto, é que algo está trazendo os mortos à vida, sedentos por carne humana, piorando de vez a situação da região. O relutante príncipe se une a um grupo corajoso de aldeões e juntos tentam parar a ameaça.

As semelhanças com Kingdom vão além da premissa. Cenários e figurinos são idênticos e alguns personagens, mesmo diferentes, se assemelham bastante aos da série. Essa versão cinematográfica opta por um caminho mais voltado a ação, embora tenha momentos tensos e aqui vale elogiar a ótima maquiagem dos monstros. Os zumbis lembram em comportamento os que foram vistos no ótimo “Invasão Zumbi” (Train to Busan) e são uma baita ameaça a ser enfrentada, rendendo bons momentos de tensão.

Ainda assim, algo que me incomodou em “Desenfreado” foi o roteiro preguiçoso, deixando certos acontecimentos rasos apelando demais para a conveniência dos fatos. Por exemplo, o tempo de transformação em zumbi varia de acordo com a necessidade da história e acaba cansando. Para quem curte gore, infelizmente pode se decepcionar. Embora haja muito sangue rolando, não vemos a violência e a brutalidade habitual que esse tipo de filme tem.

Desenfreado” é um bom filme pipoca pra quem gosta de terror, zumbis e lutas. Seguramente é bem melhor que qualquer capítulo da franquia “Resident Evil” por exemplo. Pode assistir de boa nessa quarentena.

Escala de tocância de terror:

Direção: Sung-Hoon Kim
Roteiro: Jo-Yun Hwang, Shin-Yeon Won, Hwang Jo Yoon
Elenco: Hyun Bin, Ji-hye Seo, Tae-hoon Kim e outros
País de origem: Coreia do Sul

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