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RESENHA: Aniquilação (2018)

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[Por Jarmeson de Lima]

Eis que vemos a Netflix apostando mais uma vez em uma produção de ficção científica. Apesar de ter estreado em território nacional na polêmica plataforma de streaming, o destino de “Aniquilação” (Annihilation) era mesmo o cinema. Os cenários psicodélicos com plantas e criaturas estranhas com mutações lovecraftianas combinariam bem com as telas gigantes em que nos habituamos a ver tais produções.

Aniquilação“, estrelado por ninguém menos que a estrela Natalie Portman e do novo astro Oscar Isaac (coincidentemente em pontas opostas na saga Star Wars), nos mostra um mundo em que um estranho acontecimento gera uma zona misteriosa além das leis da natureza. Em um flashback que entremeia a narrativa do filme, Lena (Portman) tenta reconstituir a ida de seu grupo ao epicentro de toda a confusão, sendo que nem ela sabe como e porque sobreviveu.

Como boas testemunhas que somos – nós, os espectadores – vamos tentando descobrir o que danado está acontecendo no tal Brilho, uma região costeira com um farol e que foi mantida isolada e em total sigilo pelo governo após ser atingida por um objeto do espaço. Ficamos então sabendo que a ida de Lena e mais quatro exploradoras não foi a primeira expedição a adentrar o local, que tem uma espécie de campo de força que acaba com qualquer tentativa de conexão com o mundo como conhecemos.

Com a direção precisa de Alex Garland, o mesmo diretor e roteirista de “Ex Machina“, este seu novo longa mantém um pouco do ritmo (lento) do anterior, fato que pode desagradar boa parte da audiência. Ainda assim, não se deixe levar por isso… o visual, os efeitos e o fator surpresa de “Aniquilação” vão lhe prender até o fim.

Pena que divergências entre executivos da Paramount e o diretor fez com que a distribuição do filme além da internet fosse limitada. Mas ao menos isso garantiu a integridade do seu roteiro e sem final hollywoodiano. E olha que o final nem é assim tão cabeçudo, mas a julgar pelo número de videos no YouTube que se propõem a “explicar” o que aconteceu… melhor deixar quieto.

Escala de tocância de terror:

Direção: Alex Garland
Roteiro: Alex Garland e Jeff VanderMeer (livro)
Elenco: Natalie Portman, Oscar Isaac, Jennifer Jason Leigh
Origem: EUA
Ano de lançamento: 2018

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RESENHA: Quando as Luzes se Apagam (2016)

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Quando as Luzes se Apagam

[Por Jarmeson de Lima]

Em sua essência, “Quando as Luzes se Apagam” é mais um drama familiar sobrenatural. Temos aqui uma mãe traumatizada, uma criança assustada, um pai desaparecido e uma filha rebelde compondo o núcleo principal desta produção que nos envolve em uma trama alegórica sobre o medo do escuro.
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RESENHA: A Visita (2015)

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A Visita

Por Júlio César Carvalho

Para uns, M. Night Shyamalam é um gênio, mas pra outros, o diretor não passa de uma farsa. Na minha visão, a carreira do rapaz se resume assim: em 1999, Shyamalam ganhou a atenção do mundo com o clássico contemporâneo O Sexto Sentido (The Sixth Sense) e em seguida, se superou com o ótimo Corpo Fechado (Unbreakable, 2000). Depois vieram Sinais (Signs, 2002) e A Vila (The Village, 2004) que apesar de bons, começaram a causar dúvidas em muitos a respeito da sua suposta genialidade. (mais…)

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RESENHA: O Poço (2020)

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O Poço

Com uma produção modesta com apoio do governo espanhol e distribuição da Netflix, “O Poço” (El Hoyo) mescla mistério, drama e ficção científica numa trama que é fácil de resumir, mas difícil de explicar. Assim como obras como “Cubo” e “Demônio“, a ação deste filme se concentra em alguns poucos cenários, restando aos atores imprimir um trabalho que chama a atenção do público.

O estreante em direção de longas, Galder Gaztelu-Urrutia, apresenta aqui uma história que se passa em uma espécie de prisão vertical, em que cada andar abriga dois presos. A plataforma não possui grades ou janelas… apenas as paredes, camas e um buraco no chão e no teto que é por onde uma vez por dia desce uma grande mesa de comida.

E é através do comportamento dos presos frente às refeições que são destrinchadas analogias sociais de opressão, solidariedade e das relações de poder que vão de cima para baixo literalmente. Quem tem sorte de ficar nos níveis superiores tem a chance de comer as refeições com os pratos ainda intactos e limpinhos. Já quem está mais abaixo vai tendo que se contentar com o que vai sobrando sem que nehum dos confinados tenha a preocupação de deixar algo para quem vai se alimentar depois. 

Nesta situação de isolamento dividida em um lugar onde você não queria estar e com quem você não queria conviver, o lado obscuro de cada um se revela e podemos esperar o pior na medida em que vemos o que acontece nos níveis inferiores do Poço. Podia ser só um filme tipo crítica social ao sistema carcerário, mas ele abrange uma metáfora maior sobre nossa presença no mundo e nossa responsabilidade diante da escassez e desperdício de alimentos.

Apesar de ter um ritmo mais reflexivo, “O Poço” sempre guarda cenas impactantes (e com boa dose de gore) no desdobramento de sua história garantindo uma certa fluidez pra quem assiste. Obras assim que oferecem algo a mais do que aparentam estão em falta no cardápio da Netflix, mas são sempre bem vindas.

Escala de tocância de terror:

Título original: El Hoyo
Diretor: Galder Gaztelu-Urrutia
Roteirista: David Desola
Elenco: Ivan Massagué, Zorion Eguileor, Antonia San Juan
País de origem: Espanha

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