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Resenhas

RESENHA: Um Lugar Silencioso (2018)

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[Por Geraldo de Fraga]

No mainstream do cinema de terror atual, não é segredo para ninguém que o som assusta mais do que qualquer aparição na tela. Sem o famoso “PAM” saindo das caixas dos multiplexes, poucas produções de Hollywood se sustentam e conseguem fazer os espectadores saírem da sessão com o coração na boca e satisfeitos pelos solavancos que receberam.

Por conta disso, é de se elogiar a iniciativa de John Krasinski de produzir seu Um Lugar Silencioso (A Quiet Place, 2018) subvertendo as leis do jumpscare. Não que o diretor não faça uso desse artifício, mas não o utiliza a torto e a direito e o trabalha de uma forma onde o som (e também a ausência dele) conta a história do filme.

No interior de Nova York, Lee (John Krasinski) e Evelyn (Emily Blunt) vivem numa fazenda imersa em um cenário pós apocalíptico. Criaturas monstruosas dizimaram grande parte da população da Terra e seguem a espreita para exterminar os que restaram. O longa já deixa o cenário estabelecido, sem grandes explicações sobre a chegada dos inimigos.

O que se sabe é que eles são cegos e atacam guiados apenas pela audição. Assim, é imprescindível que os sobreviventes permaneçam em total silêncio para manter os predadores o mais longe possível. O roteiro é simples, focado na luta pela sobrevivência, sem a pretensão de grandes reviravoltas. E nesse núcleo minimalista há grandes atuações de todo o elenco, com destaque para a adolescente Millicent Simmonds, que interpreta a filha mais velha.

Mas o que Um Lugar Silencioso nos proporciona principalmente, além de um excelente trabalho de edição de som, são sequências de suspense de tirar o fôlego. A ameaça não é velada, está lá o tempo todo, “talvez um pouco demais”, podem achar os mais puritanos, porém nunca gratuitas. Falar mais, estragaria uma trama tão enxuta.

De questionável mesmo, dá para alfinetar o visual ‘Stranger Things Style’ das criaturas. Ainda assim, nada que atrapalhe. O filme entra em cartaz nesta quinta-feira (5) e é uma boa pedida para a pipoca do fim de semana.

Escala de tocância de terror:

Direção: John Krasinski
Roteiro: Bryan Woods, Scott Beck, John Krasinski
Elenco: John Krasinski, Emily Blunt e Millicent Simmonds
Origem: EUA
Ano de lançamento: 2018

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7 Comentários

7 Comments

  1. Ariel

    4 de abril de 2018 a 12:20

    Eu vi uma crítica curta do Pablo Vilhaça e segundo ele o filme merece ficar ao final do ano entre os 10 melhores. Espero assistir também.

  2. Natalie

    23 de abril de 2018 a 04:02

    Fiquei com vontade de ver o filme, ainda mais que você não deu cinco estrelas rsrs (não sou fã do gênero, evito assistir filmes do tipo até em casa), o enredo do trailer me chamou tanto a atenção que me senti obrigada a procurar uma resenha (uma que não seja de omelete ou adorocinema).

  3. Liza

    24 de Maio de 2018 a 19:29

    O filme é fraco, sem explicações de nada, de onde vieram, como chegaram na terra, um filme sem sustos, ou seja, novamente um terror fraco ,sem imaginação e total falta de explicações pelo diretor do filme.Eu , em minha humilde opinião , achei um filme meio bosta!

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RESENHA: A Hora da Sua Morte (2020)

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A Hora da Sua Morte

Nos últimos dez anos a Blumhouse deu o tom das produções de terror de baixo orçamento. Fez filmes com boas premissas, elenco iniciante, roteiros ágeis e muito jumpscare. Eis que agora chega às telas “A Hora da Sua Morte” (Countdown), um filme que tem todas essas características, mas que NÃO É da Blumhouse. Talvez até por isso tenha se saído melhor que a média desta produtora. (mais…)

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RESENHA: Rabid (2019)

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Rabid

Quando saiu a notícia que iria rolar um remake de RABID, clássico de ninguém menos que David Cronenberg – filme que aqui no Brasil saiu com o título infame de “ENRAIVECIDA NA FÚRIA DO SEXO” – eu fiquei num misto de curiosidade e medo do que viria. Mas aí vi que essa empreitada seria realizada pelas Irmãs Soska e fiquei bem animado, pois as gêmeas diretoras tem uns filmes cabulosos no currículo.

Nesta nova versão, dirigida por Jen e Sylvia Soska, a partir do roteiro de John Serge no qual elas também assinam, acompanhamos Rose, uma design de moda que se envolve em um acidente e fica com o rosto desfigurado. Sem esperanças de recuperar a aparência e voltar ao mundo da moda, resolve se inscrever numa clínica de estética adepta de um movimento “TRANS-HU-MA-NI-SMO” que não é aceito pela comunidade médica. Como voluntária, acaba se submetendo ao procedimento milagroso que restaura toda estrutura do seu rosto. Não bastasse a aparência, a moça passa a se sentir melhor em todos os sentidos. Mas não demoram a surgir os efeitos colaterais… e eles são pra lá de sinistros.

Em nenhum momento as diretoras escondem sua admiração por Cronenberg. Há referências frequentes de sua obra durante o longa, sendo que uma em especial acaba se destacando de tão gritante que é. E é claro que o sadismo aqui impera, marca registrada das gêmeas cineastas em seus longas anteriores – vide “T IS FOR TORTURE PORN” e “AMERICAN MARY“. E assim como o diretor canadense, as irmãs também são chegadas a um body horror raiz. Aqui, usam e abusam de efeitos práticos pra nos conferir muita nojeira e bizarrice. Em uma cena vemos uma “cobra” e uma axila… e basta dizer que ela dificilmente será esquecida, por exemplo.

Apesar de seguir a mesma premissa do “RABID” original, este remake tem suas diferenças – o que já é esperado – e a mais importante é a forma com que Rose, vivida por Laura Vandervoort (Biten), é construída. Ao contrário do original, nossa protagonista não passa o filme todo assistindo impassiva às transformações que seu corpo e mente sofrem. Aqui, nossa heroína evolui dentro da trama, passando a ter domínio de suas ações, dando força e profundidade à personagem.

O ponto forte aqui tá no desenvolvimento da personagem principal, como já mencionado, e na violência extremamente gráfica toda artesanal, que garante uma seboseira danada com muito sangue em tela. Infelizmente, a maquiagem dá uns vacilos como na deformidade do rosto da protagonista, o que é bastante fake. Há umas cenas toscas aqui e ali, mas os pontos fracos mesmos estão mais em alguns personagens que poderiam simplesmente nem existir, a exemplo do boyzinho que fica enchendo o saco da moça o filme todo.

Esta nova versão de “RABID” peca por tentar acrescentar mais elementos à trama do que ele precisaria de fato, mas nada que estrague a sua experiência. No fim das contas, o remake das Irmãs Soska agrada e acaba fazendo “bonito”. Pena que esta refilmagem passou meio batida pelo público do gênero e pouco se falou a respeito. Quem ainda tá torcendo o nariz e ainda não viu, tá vacilando.

Escala de tocância de terror:

Direção: Jen e Sylvia Soska
Roteiro: John Serge e Irmãs Soska
Elenco: Laura Vandervoort, Benjamin Hollingsworth, Ted Atherton
Ano de lançamento: 2019

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DVD: Digipack “Coleção O Homem Invisível”

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[Por Osvaldo Neto]

A Classicline é uma distribuidora de home video especializada em cinema clássico com mais de uma década de existência e atividade. Mensalmente, temos lançamentos e relançamentos de filmes que se encontravam ausentes das lojas físicas e virtuais – sejam lançados antes por eles ou outras empresas – assim como produções esquecidas que ganham uma nova vida no mercado. (mais…)

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