conecte-se conosco

Resenhas

SÉRIE: The Terror (2018)

Publicados

em

The Terror

[Por Geraldo de Fraga]

Em 1845, os navios Terror e Erebus, os que haviam de mais modernos na Marinha Real Britânica, partiram para o Ártico com a missão de encontrar uma passagem entre os oceanos Atlântico e Pacífico. As embarcações ficaram encalhadas no gelo e nenhum dos seus tripulantes resistiu aos três anos em que tiveram que viver isolados do mundo.

Usando essa história real como base, o romancista Dan Simmons escreveu o livro The Terror (publicado em 2007) e que originou a série com o mesmo nome, criada por David Kajganich e exibida pelo canal AMC, inclusive aqui no Brasil. O roteiro, lógico, não conta apenas o que foi registrado nos diários de bordo, até mesmo porque se fosse um programa sobre um fato histórico não estaria sendo comentado aqui nesse site.

The Terror (a série) coloca uma figura sobrenatural para tapar os buracos deixados. No caso, uma criatura da mitologia Inuíte (do povo esquimó que vivia próximo ao local) e que ataca a tripulação encalhada que já passa por perrengues como escorbuto, desnutrição e envenenamento de comida.

O monstrengo cria boas cenas quando aparece, mesmo quando algumas vezes os efeitos de computação gráfica não são um primor de qualidade. A série não economiza no sangue e nas amputações, criando bons momentos para os fãs de gore.

O que o roteiro fica devendo é uma maior relevância da parte fantástica. Não que ela não tenha importância, mas por longos períodos de tempo o lado sobrenatural fica “esquecido” e quando retorna parece meio deslocado.


Por outro lado, todo o resto que se vê na tela é de uma qualidade acima do normal. Das atuações (Jared Harris, Tobias Menzies, Ciarán Hinds, Paul Ready, Adam Nagaitis) aos figurinos, passando pelo cenário desolador, componente importantíssimo na trama.

Com certeza, The Terror é uma das melhores séries do ano até agora. Porém, muito mais pelo seu viés dramático e de suspense do que pelo elemento sobrenatural. Até mesmo porque, em muitas vezes, o horror real é muito mais assustador.

Escala de tocância de terror:

Continue lendo
1 comentário

1 comentário

  1. Pingback: RÁDIO – PROGRAMA 26: Terror na Neve | Toca o Terror

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resenhas

RESENHA: O Grito (2020)

Publicados

em

O grito

Passados 16 anos do lançamento de um remake que rendeu duas continuações (uma delas feita para lançamento em vídeo), temos aqui o quarto filme da franquia americana de “O Grito”. (mais…)

Continue lendo

Resenhas

RESENHA: Doutor Sono (2019)

Publicados

em

Doutor Sono

[Por Osvaldo Neto]

As adaptações das obras de Stephen King, um escritor que goza de imensa popularidade internacional, são quase que um subgênero do horror no cinema e TV. Desde que Brian De Palma fez CARRIE – A ESTRANHA que filmes e séries baseados e/ou inspirados pelo autor são produzidos em escala massiva e geram bastante expectativa para quem acompanha o gênero. Chegando às salas comerciais pouco após IT – CAPÍTULO 2, DOUTOR SONO é a segunda grande produção da Warner Bros com a grife S. K. lançada em 2019 com estreia nacional nesta semana.

(mais…)

Continue lendo

Resenhas

RESENHA: Color Out of Space (2020)

Publicados

em

Color Out of Space

H.P Lovecraft voltou a ficar em evidência, seja em games como “Call of Cthulhu” (2018) e “The Sinking City” (2019) como em adaptações cinematográficas. Só neste ano de 2020 já tivemos duas obras inspiradas no autor, tendo elementos e personagens de suas obras em “Ameaça Profunda” e agora “Color Out of Space”, uma adaptação direta de um dos seus celebres contos e o motivo desse texto existir. (mais…)

Continue lendo

Trending