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RESENHA: What The Waters Left Behind (2017)

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[Por Jarmeson de Lima]

Apesar de todas as críticas, temos sorte de ter ao alcance de alguns cliques um acervo de filmes que fogem do circuito hollywoodiano no catálogo da Netflix Brasil. Nos últimos meses acabei vendo filmes indianos, árabes, franceses, coreanos, mexicanos e agora, um argentino na plataforma de streaming. E todos do gênero horror e recentes, vale dizer.

Pois bem, a dica da semana chama-se “What The Waters Left Behind” ou simplesmente “Los Olvidados“, como é seu título original. A película dirigida pelos irmãos Onetti (Luciano e Nicolás) foi lançada no ano passado tendo circulado em diversos festivais do gênero como o Night Visions, Sitges e Morbido Film Festival.

É uma pena que o Brasil seja tão fechado para seus vizinhos e muitos não tenham vontade de ver o cinema portenho e sequer conhecido a tragédia que abalou a região de Epecuén nos anos 80. Epecuén era uma cidade turística junto a um lago que era tão ou mais salgado que o Mar Morto. Em 1985, uma série de fortes chuvas fez com que o lago transbordasse e inundasse a cidade inteira em poucos dias, transformando a região numa zona deserta repleta de escombros e ruínas.

Foto de Epecuén nos dias atuais

E se em cidades inundadas para construção de barragens, a gente já fica meio impressionado com as imagens, sugiro vocês olharem no Google Earth umas fotos de Epecuén atualmente. Parece um cenário tirado de um filme apocalíptico sem tirar nem por. Pois bem, é explorando exatamente essa coisa exótica da região, que até virou rota turística bizarra, que o filme acontece.

Na trama, um grupo de amigos vai até lá para fazer um documentário sobre a tragédia que abalou a Argentina com depoimentos de uma descendente de uma família local. A viagem, claro e obviamente, não segue o script e logo a equipe se torna vítima de um pessoal estranho em um lugar inóspito. Propositalmente ou não, como homenagem ou não, “Los Olvidados” bebe diretamente da fonte de “Quadrilha de Sádicos” e “O Massacre da Serra Elétrica” em estética, ritmo e ação.

Com uma fotografia realçada pelo sol e pela insólita paisagem, grande parte do mérito do filme vem dessa ligação com a realidade. Tudo bem que do meio pro final o longa perde força e cai em clichês que a gente já conhece de slashers e torture-porn, mas até aí você já se convenceu do que a força da natureza (humana) é capaz.

Escala de tocância de terror:

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SÉRIE: Castlevania (2017)

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Castlevania

[Por Felipe Macedo]

Sou gamer desde de quando me entendo por gente e passei boa parte da minha vida me divertindo (e me estressando) com essa mídia. Conheci a série Castlevania nos 16bits e já sabia que era uma franquia já bastante estabelecida antes (em 8 bits), mais precisamente no nintendinho. Passei várias tardes dando chicotadas em lobisomens, medusas, zumbis e claro no vampirão mais famoso do mundo: O Conde Drácula. (mais…)

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RESENHA: #Alive (2020)

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Alive

O cinema sul coreano ganhou uma visibilidade incrivel nos últimos anos e hoje não é tão raro ver obras vindas de lá aportarem no cinema. Mas é claro que com a pandemia as coisas foram freadas e alguns filmes estão ganhando destaque via streaming. Este é o caso de #Alive, filme que estreou em seu país na reabertura dos cinemas com bastante êxito e está sendo distribuído mundialmente pela Netflix.

A trama acompanha um jovem rapaz, que sozinho no apartamento da família, tenta sobreviver a uma epidemia mortal que transforma os cidadãos em zumbis sedentos por carne humana. No passar de vários dias, com comida e água acabando e ataques cada vez piores das criaturas, o rapaz coloca em cheque a promessa que fez ao pai de sobreviver. E aos trancos e barrancos ele tentará cumprir o que foi pedido.

#Alive é um bom filme de zumbis que não coloca nada de novo na mesa, mas traz o básico que, em sua maior parte, é competente. O longa não enrola e logo nos primeiros minutos a confusão e o caos predominam. A primeira parte é a melhor, se passando em praticamente um único cenário, mostrando bem a sensação de solidão e medo do personagem com cenas de ação pontuais e mais comedidas. Vale comentar a ótima maquiagem dos monstros que lembram o conterrâneo “Invasão Zumbi” (Train to Busan).

Outra semelhança com o longa de zumbis mais famoso é a ambientação minimalista e o país. Sinceramente, essa sim deveria ser a sequência real dele, pois mesmo não sendo perfeita, se mostra bem superior à continuação oficial, chamanda “Península”.

Os problemas de #Alive vêm à tona em sua segunda metade, onde as sequências de ação se tornam inverossímeis demais (até para um filme de zumbis)… Meio que a produção se rende ao espetáculo ocidental apresentando exageros que tiram a atenção diversas vezes. O clímax acaba sendo forçado e emotivo demais querendo a todo custo arrancar lágrimas do público.

Concluindo… #Alive não é um divisor de águas do gênero, mas é divertido e tenso na maior parte de sua duração. Vale gastar o tempo assistindo as desventuras do protagonista e sua busca pela sobrevivência.

Escala de tocância de terror:

Título original: #Saraitda
Diretor: II Cho
Roteiro: II Cho,Matt Naylor
Elenco: Ah-in Yoo, Shin-Hye Park,Bae-soo Jeon e outros
País de origem: Coreia do Sul

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RESENHA: In Search of Darkness (2019)

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Search of Darkness

[Por Frederico Toscano]*

In Search of Darkness é um documentário com uma proposta simples e direta: destrinchar a produção de horror dos Estados Unidos da década de 80. Lançado em maio do ano passado, acabou não chamando tanta atenção no Brasil (ou mesmo lá fora), provavelmente por não ter recebido uma distribuição e divulgação mais abrangentes. O que é compreensível, já que o projeto não saiu de um estúdio convencional, sendo fruto de uma bem-sucedida campanha de arrecadação dos sites Kickstarter e Indiegogo.

Com a meta alcançada e os fundos garantidos, o diretor e roteirista David Weiner deve ter pensado que os apoiadores mereciam ver seu dinheiro bem empregado. E entregou um filme de quatro horas e meia de duração. E pensar que teve gente reclamando de O Irlandês(mais…)

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