conecte-se conosco

Dicas

DICA DA SEMANA: O Último Tubarão (1981)

Publicados

em

[Por Felipe Macedo]

Desde a estreia de “Tubarão” que vemos uma série de filhotes e espécimes marítimas sendo arrastados para a tela do cinema em busca de sangue e audiência. Aproveitando a estreia de “Megatubarão” nesta semana, que assumidamente também bebe da fonte do clássico de Spielberg, vamos voltar um pouco no tempo onde o famoso vilão aquático era novidade e todos queriam “morder” um pouco dessa fama. Por muito tempo, os cineastas italianos foram mestres em refazer filmes americanos do seu jeito: com custo mínimo para ter o máximo de lucro. “O Último Tubarão” faz parte desse maravilhoso movimento.

A trama acompanha um escritor e sua família que moram numa cidade litorânea paradisíaca que tem a paz ameaçada pela figura de um grande tubarão branco que teima em devorar quem entra no mar. E logo em alta estação e na semana do torneiro de regata! Na mesma época em que um ambicioso homem tenta o cargo de prefeito do local!

Sem apoio das autoridades, o escritor se une a um experiente pescador na caça da fera antes que seja tarde demais. Notou as similaridades com a famosa obra? Calma que tem mais: o nome do protagonista é Peter Benton, qualquer similaridade com Peter Benchey, autor do livro que deu origem à produção famosa. E claro, o personagem do pescador é uma cópia carbono do Quint original. Não à toa, o filme foi processado por plágio pela Universal e foi retirado dos cinemas americanos. Isso quer dizer que o filme é ruim? De jeito nenhum. O longa consegue ser mais divertido até do que as sequências oficiais.

A direção é boa e causa até certa tensão nas cenas de ataque e ainda fazendo milagre com o roteiro carbono, tentando dar identidade para a produção. Tal qual seu irmão famoso, esse tem cenas de tubarões reais e a utilização de um robô para as cenas com atores, deixando claro que não consegue atingir o mesmo nível. A trilha sonora também merece destaque e consegue auxiliar nas cenas de tensão.

Conhecido por outros títulos por distribuidoras diversas, “O Último Tubarão” é um divertimento descompromissado que entrega o que o público espera. Como é curto, num piscar de olhos ele termina sem causar cansaço para quem assiste. Vale lembrar que na década de 80 e 90 foi figura presente na Sessão das 10 do SBT sendo com certeza lembrado com carinho por quem o assistiu. O filme encontra-se completo no Youtube mas sem legenda.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas

DICA DA SEMANA: Alligator – O Jacaré Gigante (1980)

Publicados

em

Alligator

Um dos prazeres de todos nós que fazemos a coluna Dica da Semana é correr atrás de pérolas subestimadas dignas daquela boa e velha revisão. Não deve fazer menos de 20 anos que, por exemplo, o filme de hoje foi exibido na TV aberta pela última vez. (mais…)

Continue lendo

Dicas

LISTA: Top 20 – Melhores filmes da década (2010-2019)

Publicados

em


Neste final de ano, nossa retrospectiva será diferente. Como se aproxima uma nova década, estamos agora compilando os melhores filmes de terror lançado nos últimos 10 anos. Os integrantes da equipe do Toca o Terror escolheram em votação individual os seus preferidos por ano e aqui chegamos a esta lista com as 20 obras mais importantes do estilo que apreciamos. (mais…)

Continue lendo

Dicas

DICA DA SEMANA: Paranorman (2012)

Publicados

em

Paranorman

[Por Júlio Carvalho]

Já vou logo avisando que a dica da semana é fofa, pois se trata de um filme de fantasmas, bruxas e zumbis pra a família. PARANORMAN é uma produção de 2012, mas que entrou no catálogo da Netflix Brasil em janeiro deste ano. (mais…)

Continue lendo

Trending