conecte-se conosco

Dicas

DICA DA SEMANA: Um Grito na Noite (2015)

Publicados

em

[Por Jarmeson de Lima]

Esta produção holandesa presente no catálogo da Amazon Prime Video mostra bem o pânico de uma mulher sozinha em um local isolado ao longo da noite com um maníaco ao redor. É evidente que você já viu uma história parecida assim em vários filmes de terror. Pelo menos desde “Black Christmas” que vemos assassinos ameaçando mulheres por telefone para testar os seus limites.

A diferença em “Um Grito na Noite” (Kristen) é o tom sombrio que é dado à história na medida em que as coisas vão se desenrolando. O isolamento da personagem em um local remoto, claro, também é um clichê recorrente, mas o estilo europeu de cinema ajuda a termos uma obra que não apela àqueles sustos baratos, construindo aqui uma tensão crescente.

Vemos aqui a personagem-título do longa de Mark Weistra tendo que trabalhar na noite de ano novo no bar/restaurante de sua família. Aparentemente, ela é a única funcionária no local e conta com a ajuda apenas do namorado que está demorando a chegar. E é justamente esta demora que faz com que ela se sinta cada vez mais insegura e aterrorizada por uma figura que telefona insistentemente para o local e que diz conhecê-la bem.

As tentativas de Kristen sair desta emboscada e chamar a atenção da polícia e dos amigos e parentes não são muito bem sucedidas, mas ao menos são convincentes para nós que ficamos na expectativa de “O que fazer agora?“. Por ser relativamente curto, “Um Grito na Noite” aproveita seus 85 minutos sem chateação ampliando o clima de mistério em sua reta final com reviravoltas que não convém dizer a partir de agora. Taí um bom exemplo de produção de baixo custo que sabe criar terror com eficácia.

Continue lendo
1 comentário

1 comentário

  1. Pingback: LISTA: Filmes estrangeiros de terror | Toca o Terror

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas

DICA DA SEMANA: Eu Enterro os Vivos (1958)

Publicados

em

Eu Enterro os Vivos

[Por Osvaldo Neto]

Robert Kraft (Richard Boone), um homem bem sucedido, recebe a tarefa de cuidar do cemitério da cidade, que é administrado pela sua família, também dona de uma grande loja local de departamentos. Enquanto não arranja um substituto, ele recebe a assistência de Andy McKee (Theodore Bikel, roubando cenas), um antigo funcionário que trabalha no local há 40 anos e irá se aposentar. É quando Robert se depara com um enorme mapa no escritório que contém todos as sepulturas, as ocupadas (marcadas por alfinetes pretos) e desocupadas (marcadas por alfinetes brancos). (mais…)

Continue lendo

Dicas

LISTA: Filmes que parecem Black Mirror

Publicados

em

Lista Black Mirror

[Por Jarmeson de Lima]

Recentemente acabei encarando uma série de filmes que pareciam extraídos do cultuado seriado britânico “Black Mirror“. Pra quem já viu, sabe que a tônica é ver histórias em um futuro distópico com situações onde a humanidade e a sensibilidade humana é posta em xeque com um tom pessimista. (mais…)

Continue lendo

Dicas

DICA DA SEMANA: Amityville II – A Possessão (1982)

Publicados

em

Amityville II - A Possessão

[Por Jarmeson de Lima]

O atento leitor desta seção de dicas vai notar que poucas vezes recomendamos continuações. Quando isso acontece é com obras que saem da previsível curva em que algumas franquias se incluem, dando mais do que se espera. E por isso mesmo acabam sendo odiadas pelos mais puristas e amadas pelos demais. (mais…)

Continue lendo

Trending