conecte-se conosco

Dicas

DICA DA SEMANA: Cinema de Resistência

Publicados

em

[Por Jota Bosco]

Com a recente eleição de um representante da extrema direita no país, um capitão reformado do exército de postura machista, racista e homofóbica, boa parte dos brasileiros se viu preocupada com uma possível perda de direitos e talvez mesmo, no pior dos casos, de cairmos novamente em uma ditadura.

Como cinema também é informação, escolhi como dica da semana três curtas que foram liberados recentemente por seus realizadores no intuito de mostrar um pouco de nosso passado, presente e possível futuro sob um governo repressor.

A primeira dica é “O Segredo da Família Urso (2014)“, primeiro trabalho que conheci da cineasta Cíntia Domit Bittar e que desde então me fez virar um grande fã. Cíntia nos conta a história da garotinha Geórgia que é proibida por seus pais de entrar no porão de sua casa. O motivo? Uma realidade que não deveria ser vista por ela ou por ninguém mais na época. O filme mostra um dos pontos mais obscuros da ditadura militar: a colaboração civil.

Minha segunda dica chama “Ándale! (2017)” e vem de uma lenda viva do nosso cinema independente e querido amigo do Toca o Terror: Petter Baiestorf. Petter, conhecido por suas “gorechanchadas”, dessa vez nos traz um filme extremamente político e necessário sobre a necessidade de repensar o sistema financeiro e o caos que necessitamos para que essa mudança possa ocorrer.

A última dica eu conheci recentemente também graças ao Petter devido a uma entrevista feita com o diretor Fabiano Soares em seu site Canibuk (que pode ser lida AQUI). “O Mito do Silva (2018)” é extremamente atual e conta uma história que poderia ser a do seu colega de trabalho, seu parente ou até mesmo a sua.

A realidade pode ser muitas vezes mais assustadora do que a ficção…

Simpático de corpo™Vimeo: https://vimeo.com/jotabosco/Youtube: https://www.youtube.com/user/sonicbosco/videos

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas

DICA DA SEMANA: Hanyo, a Empregada (1960)

O cinema sul-coreano de horror é um dos melhores do mundo. E não é de hoje…

Publicados

em

Hanyo

Após a grande vitória de Parasita no Oscar 2020, os olhos do público admirador da sétima arte se voltaram para a Coreia do Sul. E aproveitando esse barco, minha dica de semana é um filme de 1960 chamado “Hanyo, a Empregada“, considerado o “Cidadão Kane” coreano pelo diretor Bong Joon-ho. (mais…)

Continue lendo

Dicas

DICA DA SEMANA: O Nevoeiro (2007)

Publicados

em

O Nevoeiro
[Por Júlio Carvalho]
Aproveitando que de uns meses pra cá – ok, quase sempre! – Stephen King tá em alta. Principalmente por conta do segundo capítulo de IT – A Coisa, algumas produções da Netflix e Doutor Sono, vou indicar uma das melhores adaptações suas já feitas para o cinema: O NEVOEIRO (The Mist, 2007) que se encontra, não sei até quando, no catálogo da Amazon Prime Video. (Por favor não confundam com a série de mesmo nome!) (mais…)

Continue lendo

Dicas

DICA DA SEMANA: O Exército do Extermínio (1973)

Publicados

em

Exército do Extermínio

Quando se fala que George A. Romero não fez só ‘filmes de zumbi’, as primeiras produções que vêm à mente são os famosinhos Martin, Instinto Fatal e A Metade Negra, além da clássica antologia Creepshow: Arrepio do Medo. Mas lá em 1973, somente cinco anos após A Noite dos Mortos-Vivos, Romerão lançava outra obra totalmente politizada. (mais…)

Continue lendo

Trending