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RESENHA: Operação Overlord (2018)

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[Por Jarmeson de Lima]

Convenhamos que filmes de guerra e filmes de terror não são lá muito populares. Às vezes um ou outro fura a bolha de público e passam a ter sucesso, mas não é sempre que isso acontece. Assim sendo, imagine que “Operação Overlord” foi pensado para ser uma mistura de “O Resgate do Soldado Ryan” com “Resident Evil“.

Mas não se assuste com esta minha forçadinha de barra. O novo longa produzido por J.J. Abrahams chega realmente junto e quer unir os elementos em comum dos horrores da guerra com a profundidade dramática de alguns filmes de terror mais sérios. É uma pena que seu desempenho nas bilheterias não tenha sido tudo o que se espera, mas se você não liga pra isso, terá uma oportunidade de ver uma super produção que não deixa a dever.

Na sua primeira metade, “Operação Overlord” se assemelha a um filme ‘comum’ sobre a II Guerra Mundial em um contexto historicamente próximo ao “Dia D”, ou seja, a retomada do continente europeu pelo exército norte-americano junto aos franceses. Nisso ae temos personagens que encarnam bem os soldados prontos para morrer em uma missão e os que não queriam de forma alguma estar ali. Sendo que ‘guerra é guerra’ e os ataques inimigos não mandam recado e nem escolhem alvo.

E como é um filme de guerra, os militares tanto podem ser mocinhos quanto vilões. Só muda o lado. Pra quem estudou história, neste caso, sabe que os vilões obviamente são os nazistas, mas o longa aqui não tenta reescrever a narrativa como tentou Tarantino em “Bastardos Inglórios“. A diferença é só um tom acima nas experiências bizarras de uma tropa acompanhada por um cientista alemão do Reich.

Temos em “Operação Overlord” um discípulo do mal de Josef Mengele ainda mais sem escrúpulos (será?) que captura aldeões franceses como cobaias para experiências de pós-morte. Bem, é nesta hora que você percebe que está adentrando em um filme de terror e que a guerra lá fora se tornou algo menor.

Com um elenco semi-conhecido e um ritmo próprio que não apela para jumpscares e uma edição frenética, o filme de Julius Avery se sai bem como filme de zumbi, ficção científica e trama bélica. Destaque para as cenas de ação e para os efeitos práticos que intensificam o gore em um filme mais ousado do que a média que vai para os cinemas.

Escala de tocância de terror:

Direção: Julius Avery
Roteiro: Billy Ray e Mark L. Smith
Elenco: Jovan Adepo, Wyatt Russell, Mathilde Ollivier e Pilou Asbæk
Ano de lançamento: 2018
País de origem: EUA

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RESENHA: O Farol (2019)

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[Por Rodrigo Rigaud]*
Após A Bruxa, difícil resistir a lançar holofotes sobre o novo longa de Robert Eggers – ainda o segundo de sua carreira. Para quem mergulhou no universo de isolamento, fanatismo, loucura e fantasia – um horror, de fato – de seu filme debut, O Farol (The Lighthouse) poderá soar como um naufrágio na potência de seu cinema. (mais…)

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RESENHA: Contato Visceral (2019)

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Contato Visceral

Sinceramente, alguns títulos traduzidos da Netflix atrapalham mais do que ajudam na hora de decidir o que ver. Se não fosse alguns colegas falarem bem de “Wounds“, eu jamais chegaria perto de assistir o filme que está no catálogo de streaming com o nome de “Contato Visceral“.

Dirigido por Babak Anvari, o mesmo autor de “À Sombra do Medo” (Under The Shadow), esta produção com selo Netflix vai fisgar a atenção de quem curte um horror sobrenatural perturbador.

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SÉRIE: Marianne (2019)

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marianne
[Por Felipe Macedo]

Histórias de bruxas sempre fascinaram o público. Sejam elas voltadas pra algo mais assustador ou infantil, essas personagens sempre causaram certo impacto. A lenda da bruxa má povoa nossa imaginação desde a infância em histórias como “João e Maria” e depois na vida adulta em filmes como “ Suspiria ”.

A Netflix sabendo do interesse sobre o tema e na falta de produções atuais sobre o assunto, trouxe recentemente para seu catálogo a série francesa “Marianne” prometendo noites insones para o público. A trama acompanha Emma, uma jovem escritora de bastante sucesso devido a uma série de livros onde a bruxa Marianne, literalmente toca o terror. Forçada a voltar para a cidade de Eden, uma pequena cidade costeira na França, lá ela descobre que sua personagem é real e está a procura de algo. Agora cabe a Emma e seus amigos de infância colocarem um fim no reinado de terror de Marianne.

Bem, qualquer semelhança com algumas historias de Stephen King não é mera coincidência. É notável a influência do autor em toda a história. O clima soturno e uma criatura realmente maligna norteiam a trama com alguns momentos cabulosos. Pena que isso não dure muitos episódios. Apesar de ter bastantes clichês do gênero, no começo a série me prendeu e logo em seguida me fez revirar os olhos diversas vezes. A tentativa de humor, no entanto, é totalmente descabida, sem agradar em nenhum momento gerando até irritação em uma quebra de clima.


O formato de série não ajudou no desenvolvimento dos demais personagens. Tirando Emma e Marianne, os outros são apenas estereótipos de filmes de terror. Pra piorar não são carismáticos e a medida que somem ou morrem na história, isso não acarreta peso algum. E isso é um grande problema no roteiro. A falta de consequências em situações que deveriam repercutir são esquecidas rapidamente. Num filme, isso é compreensível pela questão do tempo, mas numa série? Parece preguiça mesmo.

O número de episódios também poderia ter sido reduzido para no máximo uns seis. Tanto é que no meio da temporada temos muita encheção de linguiça. No fim, “Marianne” tem uma premissa boa, uma vilã realmente aterradora, mas os jumpscares em desmasia e a tentativa a todo custo de parecer um enlatado americano tiram muito de sua graça.

Escala de tocância de terror:

Criador: Samuel Bodin
Elenco: Victorie Du Bois, Lucie Boujenah, Alban Lenoir e outros
País de origem: França
Ano de lançamento: 2019

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