conecte-se conosco

Dicas

DICA DA SEMANA: Closet Land (1991)

Publicados

em

[Por Jarmeson de Lima]

Já que estamos em uma ‘nova era’ que exige resiliência e resistência, que tal ver ou rever um filme de 28 anos atrás? O filme em questão chama-se “Closet Land” e é uma produção independente, quase obscura, mas que foi estrelada por Alan Rickman e Madeleine Stowe.

Vi esse filme nos longínquos anos 90 por acaso. E ainda mais por acaso foi tê-lo visto numa prateleira da locadora de vídeo que havia perto de casa. Apesar de já ter assistido muita coisa naquela época, confesso que não estava preparado para a porrada que foi este filme. Mesmo hoje em dia, ele continua causando grande impacto.

Ambientado só em um cenário e em um formato quase que teatral, “Closet Land” nos apresenta uma escritora de livros infantis que foi raptada por um agente do governo. Sem muitas explicações adicionais, basta-nos saber que ela está em um local desconhecido e incomunicável sendo punida por um governo fascista que acha que seu livro contém mensagens subversivas.

O mais chocante e bizarro ao longo de uma hora e meia de filme é ver que estão utilizando de todo tipo de tortura psicológica na escritora para fazê-la confessar algo que ela não fez. “Closet Land“, a priori, tenta ser um livro de auto-ajuda para crianças, mas na visão do agente torturador seria como enxergar “ A Revolução dos Bichos” em “Peppa Pig“.

Além das cenas incômodas e das atuações excepcionais de Stowe e Rickman, outra tapa na cara é saber que o roteiro do filme se baseou na história real de Veronica de Negri, uma ativista chilena torturada durante meses na Ditadura de Pinochet. Por sorte, e graças a haver uma democracia virtual, é possível ver hoje esta obra completa e legendada (em inglês) no YouTube.

Continue lendo
Clique para comentar

1 comentário

  1. Wagner Andrade

    31 de janeiro de 2019 a 14:00

    Uma pena tá legendada em inglês.

  2. Aline Reis

    31 de Maio de 2019 a 23:36

    Esse filme é simplesmente excepcional!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas

LISTA: Filmes que parecem Black Mirror

Publicados

em

Lista Black Mirror

[Por Jarmeson de Lima]

Recentemente acabei encarando uma série de filmes que pareciam extraídos do cultuado seriado britânico “Black Mirror“. Pra quem já viu, sabe que a tônica é ver histórias em um futuro distópico com situações onde a humanidade e a sensibilidade humana é posta em xeque com um tom pessimista. (mais…)

Continue lendo

Dicas

DICA DA SEMANA: Hanyo, a Empregada (1960)

O cinema sul-coreano de horror é um dos melhores do mundo. E não é de hoje…

Publicados

em

Hanyo

Após a grande vitória de Parasita no Oscar 2020, os olhos do público admirador da sétima arte se voltaram para a Coreia do Sul. E aproveitando esse barco, minha dica de semana é um filme de 1960 chamado “Hanyo, a Empregada“, considerado o “Cidadão Kane” coreano pelo diretor Bong Joon-ho. (mais…)

Continue lendo

Dicas

DICA DA SEMANA: Jantar Sangrento (1987)

Publicados

em

Jantar Sangrento

[Por Felipe Macedo]

Os anos 80 ainda escondem certas pérolas para amantes de filmes trash e que merecem ser conhecidos. Jantar Sangrento (Blood Diner) é uma dessas. Na verdade, eu já tinha ouvido falar sobre essa beleza algum tempo atrás e não tinha dado a devida importância. Só depois de assistir é que me arrependi de não ter visto antes acompanhado de algumas brejas para a experiência ser ainda mais divertida. (mais…)

Continue lendo

Trending