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RESENHA: Annabelle 3 – De Volta Para Casa (2019)

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Annabelle
[Por Felipe Macedo]

A boneca mais amada, temida e encapetada do cinema recente está de volta para um terceiro filme dentro do “conjuringverse” prometendo arrepios e diversão. Mas depois de seis anos desde sua primeira aparição, será que Annabelle ainda é relevante? Para muitos, o certo seria deixá-la guardada para sempre na casa dos Warren depois dos filmes solo que vieram. Mas bem, isso é um pouco o que “Annabelle 3: De Volta Para Casa” quer mostrar.

A trama segue os eventos que vieram após o primeiro “Invocação do Mal” (2013), onde os Warren conseguem capturar a maléfica boneca. Uma vez em posse dos herois, ela é colocada num armário protegido dentro do famoso museu do casal. Certo dia, porém, Lorraine e Ed precisam sair e deixam sua pimpolha aos cuidados de uma doce babá, que tem uma amiga não tão doce assim e que está louca para desvendar os mistérios da casa. Já viu, né… é assim que acidentalmente a garota liberta a vilã que convoca um exército de criaturas malignas para ajudá-la a tocar o terror.

Este filme como se pode notar, serve principalmente para apresentar novas assombrações e expandir seu universo. O roteiro não é genial e nem ruim, ficando na média para quem curte um passeio nisso que virou o horror mainstream: um trem fantasma. Aliás, toda a franquia poderia ser resumida a um passeio nesse brinquedo com momentos legais e outros bem ruins. Felizmente, “Annabelle 3” é um ótimo passeio.

Surpreendentemente, a direção está mais interessada em criar um clima sinistro e menos apoiados nos famigerados jumpscares. Existem cenas realmente arrepiantes e bem realizadas, que realmente querem assustar pelo contexto e não por aumento do volume da trilha. As personagens centrais não são tão desenvolvidas, mas existe o básico para que o público se importe e torça por elas. Além disso, temos o carisma das atrizes que estão bem. Vera Farmiga e Patrick Wilson ainda fazem uma rápida, mas competente participação.

Um dos grandes defeitos fica com os efeitos de uma das criaturas, que quando mostrada me lembrou muito os monstros de “Goosebumps”. O exagero ainda existe e me incomodou. Mas ao menos esse pode ser considerado o mais contido da série neste aspecto. O terceiro ato também não me agradou, sendo apressado e um pouco anticlimático. Vale dizer que o humor inserido é meio nonsense, fazendo rir sem ser de maneira gratuita.

Depois do desastre que foi “A Freira”, parece que a produtora de James Wan maneirou na receita e colocou Annabelle agora numa posição que tem tudo para agradar aos fãs da franquia. Um bom exemplar do cinema pipoca que deve ser degustado como se deve: descompromissadamente.

Escala de tocância de terror:

Título original: Annabelle Comes Home
Direção: Gary Dauberman
Roteiro: Gary Dauberman e James Wan
Elenco: Vera Farmiga, Patrick Wilson, Mckeena Grace e outros
Ano de lançamento: 2019

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"Nós deixamos de procurar os monstros embaixo de nossas camas, quando percebemos que eles estão dentro de nós"

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RESENHA: Predadores Assassinos (2019)

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Predadores Assassinos
[Por Osvaldo Neto]
Muitos fãs de terror estarão assistindo a PREDADORES ASSASSINOS nos cinemas no próximo final de semana. Mas nem todos nutrem a mesma expectativa quanto aqueles que tem algum conhecimento de causa a respeito do diretor Alexandre Aja. (mais…)

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RESENHA: Macabro (2020)

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Macabro

O fã de horror nacional é, antes de tudo, um otimista. A torcida pelos realizadores brasileiros é grande, ainda mais quando um filme como Macabro é anunciado. O longa dirigido por Marcos Prado (Paraísos Artificiais, O Mecanismo) se baseia em um dos casos mais sinistros dos anos 90: os irmãos necrófilos de Nova Friburgo, dois jovens que assassinavam mulheres e abusavam sexualmente dos seus cadáveres.

O filme relata a história sob o ponto de vista do Sargento Teo da PM (Renato Góes), personagem que carrega consigo o drama de ter matado um inocente por engano em uma operação policial. Esse equívoco é justamente o que o leva de volta ao interior do Rio de Janeiro, já que um sucesso na nova investigação poderia apagar tal mancha em sua carreira. Mas na cidade onde cresceu, além dos criminosos, Teo enfrenta seus próprios fantasmas: a morte da mãe, a relação com os tios que lhe criaram e o amor de infância pela prima.

Estabelecido o cenário inicial, a história de Macabro nos leva ao caso dos irmãos e o roteiro acerta muito quando lhes dá aspectos animalescos e irracionais, de algo que não pode ser contido com palavras, apenas na base da violência. Mostrar a população inteira armada, pronta para reagir de forma brusca, deixa o espectador inserido em um ambiente de medo, junto com as potenciais vítimas. Algumas cenas também assustam, mérito da direção.

Mas os acertos não vão muito além disso. Ao mesmo tempo em que o roteiro esconde certos pontos, para não entregar nada de mão beijada, o texto escorrega em não responder questões que ele mesmo levanta. Procurando explicações para o que teria transformado aqueles irmãos em verdadeiros monstros, Teo se depara com indícios de abuso doméstico, racismo, pedofilia e até o clichê ‘magia negra’, mas nada fica claro, nem ao menos subentendido. Os pontos simplesmente não se juntam. Há furos demais para uma história que não se propõe a uma grande reviravolta, já que ela caminha o tempo todo para o mesmo desfecho da vida real.

Por outro lado, o nível técnico impressiona e fica acima de média das produções de horror e suspense brasileiras, com destaque para a fotografia e a direção de arte. Isso talvez baste para o grande público. No último dia 8, por exemplo, Macabro conquistou o prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular do Brooklyn Film Festival, em Nova York. Com isso na bagagem, pode ser que o longa leve um bom número de pessoas aos cinemas quando a quarentena passar. Tomara.

Escala de tocância de terror:

Direção: Marcos Prado
Roteiro: Rita Glória Curvo e Lucas Paraizo
Elenco: Renato Góes, Amanda Grimaldi e Guilherme Ferraz
Origem: Brasil

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RESENHA: IT – A Coisa (2017)

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IT - A Coisa

As obras audiovisuais baseadas nos livros de Stephen King são sempre alvos de grandes expectativas e às vezes geram uma antipatia antecipada. Pior é que quase sempre essas previsões nefastas são acertadas. Filmes como “A Torre Negra” (2017) e a série “O Nevoeiro” (2017) são exemplos recentes disso. Com isso, o que poderíamos esperar dessa nova adaptação que fica centrado na infância dos protagonistas, deixando a conclusão para uma parte 2?

O livro “It” é um dos romances mais conhecidos do autor, ganhando uma minissérie no inicio dos anos 90 que ganhou o status cult no decorrer do tempo. Sem modéstia alguma, a obra televisiva se autopromovia com o subtítulo de “Uma obra prima do medo” apesar de dividir opiniões dos mais críticos. Vale dizer que neste filme de 2017, os produtores tomaram a liberdade de situar a história no final da década de 80 ao invés dos anos 60 mexendo já num contexto marcante para os amantes do telefilme original.

O que posso dizer é que “It- A Coisa” é um puta filmão! Violento, chocante e, de coração, confesso que o longa não decepciona quem procura uma boa diversão sangrenta e com conteúdo.

Nesta refilmagem (que também pode ser considerada uma nova adaptação), um grupo de crianças não exatamente populares na escola se autodenomina “o clube dos perdedores”, sendo alvos constantes de um cruel grupo de jovens. A vida comum da cidade de Derry no Maine leva um choque com uma série de misteriosos desaparecimentos de crianças. A terrível verdade é que só elas têm conhecimento de que uma criatura que toma a forma de um palhaço rapta e se alimenta de pessoas, acordando num ciclo de 27 anos causando caos e muita maldade. O filme me fez lembrar bastante outros clássicos dos anos 80 em que um grupo de crianças enfrentam o perigo juntos nas horas mais pesadas a exemplo de “Os Goonies” (1985) e “Conta Comigo” (1986), esse também da autoria de King.

O diretor Andy Muschietti, vindo do regular Mama (2013) entrega uma direção virtuosa mesclando momentos de verdadeiro horror com cenas alegremente doces que servem para que a gente crie vínculo com seus jovens protagonistas. O elenco está maravilhoso entregando atuações convincentes que vão do terror ao drama de forma natural. Destaco principalmente Bill Skargard, que vive o vilão Pennywise de uma forma realmente assustadora e que convence tanto quanto o icônico palhaço de Tim Curry.

Vale salientar a coragem do roteiro ao abordar temas polêmicos como pedofilia, racismo e alienação parental. Esses assuntos são mostrados de forma bem realista e pesada, fazendo um contraponto interessante com o seu antagonista. Afinal, apesar de Pennywise ser a ameaça principal, existem outras ameaças em Derry que são temidas e devem ser enfrentadas. Certamente “It – A Coisa” foi o melhor filme de terror de um grande estúdio no ano e que apesar de suas duas horas e meia, passa uma sensação de quero mais!

Escala de tocância de terror:

Diretor: Andy Muschietti
Roteiro: Chase Palmer, Gary Fukunaga, Gary Dauberman
Elenco: Jaeden Lierberher, Sophia Lills, Bill Skargard
Ano: 2017
País de origem: EUA

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