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Resenhas

SÉRIE: Stranger Things – 3ª Temporada (2019)

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Stranger Things

[Por Felipe Macedo]

Depois de um hiato de dois anos, Stranger Things retorna para sua esperada terceira temporada. Aventuras e caos esperam os adorados personagens, mas será que a série continua tendo fôlego ou já está na hora do mundo invertido tomar conta de tudo e acabar de uma vez com a série?

Nesta temporada a trama continua meses depois dos eventos da saga anterior. O primeiro episódio é focado em mostrar como os personagens se comportaram nesse tempo trazendo novas dinâmicas entre eles. O arco mais importante fica por conta de Eleven e Max, que iniciam uma verdadeira amizade onde transparece a força do empoderamento feminino. Claro que o antagonista é logo apresentado e se inicia lentamente um reino de terror que envolverá a todos numa corrida pela sobrevivência no decorrer dos próximos capítulos.

Uma coisa que me agradou bastante é que Will não é mais o centro das atenções, dando oportunidade para que outros ocupem esse lugar. Essa mudança evita repetições e dá uma pausa para o coitado que já sofreu muito. Apesar que acho que ele sofrerá mais em temporadas futuras. A história aqui vem recortada em vários núcleos que eventualmente se esbarrarão perto do clímax.

Os demais personagens continuam carismáticos e queridos, enquanto os novos que se destacam são: Erica, irmã de Lucas (que apareceu rapidamente na temporada 2, mas que aqui tem um destaque bem maior) e Robin, colega de trabalho de Steve (ela cresce e aparece no decorrer da narrativa).

Alguns dos maiores chamarizes da série, além da nostalgia, são as referências a obras antigas. Quem é mesmo fã de terror já sabe que pode esbarrar em referências e homenagens. Nesta temporada aparecem alusões a Halloween II – O Pesadelo Continua (1981), Invasores de Corpos (1956), A Bolha Assassina (1988) e muitos outros. A trilha sonora com o uso de sintetizadores é muito charmosa, além dos hits da época como Like a Virgin usada em situações bem inesperadas.

Continuamos a notar que a série se apoia muito no carisma dos personagens e as já ditas referências. Ou seja, a cada cena já dá pra imaginar o que vem a seguir. Por isso me surpreendi poucas vezes no seu decorrer. Mas isso é ruim? Não, mas eu acho que um pouco mais de peso nas ações dos personagens faria um bem maior.

Essa terceira temporada de Stranger Things diverte e tira a saudade dos nossos queridos personagens em oito episódios, mas fica a impressão que poderia ser maior. O legal é que a série já indica que está caminhando para um final, evitando o desgaste das tramas que se estendem demais. Uma sessão pipoca bacana, com poucos momentos gore.

Escala de tocância de terror:

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"Nós deixamos de procurar os monstros embaixo de nossas camas, quando percebemos que eles estão dentro de nós"

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RESENHA: #Alive (2020)

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Alive

O cinema sul coreano ganhou uma visibilidade incrivel nos últimos anos e hoje não é tão raro ver obras vindas de lá aportarem no cinema. Mas é claro que com a pandemia as coisas foram freadas e alguns filmes estão ganhando destaque via streaming. Este é o caso de #Alive, filme que estreou em seu país na reabertura dos cinemas com bastante êxito e está sendo distribuído mundialmente pela Netflix.

A trama acompanha um jovem rapaz, que sozinho no apartamento da família, tenta sobreviver a uma epidemia mortal que transforma os cidadãos em zumbis sedentos por carne humana. No passar de vários dias, com comida e água acabando e ataques cada vez piores das criaturas, o rapaz coloca em cheque a promessa que fez ao pai de sobreviver. E aos trancos e barrancos ele tentará cumprir o que foi pedido.

#Alive é um bom filme de zumbis que não coloca nada de novo na mesa, mas traz o básico que, em sua maior parte, é competente. O longa não enrola e logo nos primeiros minutos a confusão e o caos predominam. A primeira parte é a melhor, se passando em praticamente um único cenário, mostrando bem a sensação de solidão e medo do personagem com cenas de ação pontuais e mais comedidas. Vale comentar a ótima maquiagem dos monstros que lembram o conterrâneo “Invasão Zumbi” (Train to Busan).

Outra semelhança com o longa de zumbis mais famoso é a ambientação minimalista e o país. Sinceramente, essa sim deveria ser a sequência real dele, pois mesmo não sendo perfeita, se mostra bem superior à continuação oficial, chamanda “Península”.

Os problemas de #Alive vêm à tona em sua segunda metade, onde as sequências de ação se tornam inverossímeis demais (até para um filme de zumbis)… Meio que a produção se rende ao espetáculo ocidental apresentando exageros que tiram a atenção diversas vezes. O clímax acaba sendo forçado e emotivo demais querendo a todo custo arrancar lágrimas do público.

Concluindo… #Alive não é um divisor de águas do gênero, mas é divertido e tenso na maior parte de sua duração. Vale gastar o tempo assistindo as desventuras do protagonista e sua busca pela sobrevivência.

Escala de tocância de terror:

Título original: #Saraitda
Diretor: II Cho
Roteiro: II Cho,Matt Naylor
Elenco: Ah-in Yoo, Shin-Hye Park,Bae-soo Jeon e outros
País de origem: Coreia do Sul

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RESENHA: Dominação (2017)

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Dominação

[Por Felipe Macedo]

Estrelado por Aaron Eckhart e produzido por Jason Blum, “Dominação” (Incarnate) mais uma vez mostra a história de um jovem possuído por um demônio poderoso. Nosso herói aqui luta para derrotar o grande mal e salvar o dia. No entanto, o longa tenta vir com uma promessa de abordar o tema de uma forma diferente do que foi mostrado até hoje. (mais…)

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RESENHA: In Search of Darkness (2019)

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Search of Darkness

[Por Frederico Toscano]*

In Search of Darkness é um documentário com uma proposta simples e direta: destrinchar a produção de horror dos Estados Unidos da década de 80. Lançado em maio do ano passado, acabou não chamando tanta atenção no Brasil (ou mesmo lá fora), provavelmente por não ter recebido uma distribuição e divulgação mais abrangentes. O que é compreensível, já que o projeto não saiu de um estúdio convencional, sendo fruto de uma bem-sucedida campanha de arrecadação dos sites Kickstarter e Indiegogo.

Com a meta alcançada e os fundos garantidos, o diretor e roteirista David Weiner deve ter pensado que os apoiadores mereciam ver seu dinheiro bem empregado. E entregou um filme de quatro horas e meia de duração. E pensar que teve gente reclamando de O Irlandês(mais…)

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