conecte-se conosco

Eventos

EVENTO: Programação do 9º CineFantasy (São Paulo)

Publicados

em

O CINEFANTASY – Festival Internacional de Cinema Fantástico chega à sua nona edição com um total de 119 filmes de 26 países. O evento, que acontece de 03 a 08 de setembro no MIS – Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, homenageia neste ano o diretor e ator José Mojica Marins com a criação do troféu que leva o seu nome, uma replica da sua famosa mão, que será entregue aos vencedores de cada categoria.

A sessão especial de abertura acontece no dia 03/09, às 20h, com a exibição do filme “Morto Não Fala”, inédito na cidade de São Paulo com direção de Dennison Ramalho, e no elenco os atores Daniel Oliveira, Fabíula Nascimento, Marco Ricca e Bianca Comparato.

A mostra competitiva apresenta 115 filmes, entre longas e curtas, de 26 países, todos inéditos no circuito comercial. Um dos destaques é a criação da mostra Fantástica Diversidade, que recebe filmes com a temática LGBTQ+. A programação conta ainda com as mostras Mulheres Fantásticas, sessão Espanha Fantástica, Sessões Especiais, Atividades Inclusivas, com workshop stop montion com monstros animados para crianças portadoras de necessidades especiais da AACD e sessões com legendas descritivas.

De acordo com a diretora do festival, Monica Trigo, “A nona edição foi construída com resistência e muita parceria, porque entendemos que o audiovisual é um elemento central para a cultura brasileira: aquece a economia, gera empregos, produz manancial simbólico e o cinema fantástico se apresenta como expansor de sonhos possíveis e impossíveis fazendo o coração saltar apesar dos tempos sombrios”.

O 9º Cinefantasy é realizado por meio do edital do ProaC, da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, Vermelho Filmes e Fly Cow Produções e conta com os apoios do MIS – Museu da Imagem e do Som, CTAv – Centro Técnico Audiovisual, Mistika, Elo Company e Embaixada da Espanha no Brasil.

MOSTRA COMPETITIVA

Espinha dorsal do Cinefantasy, a mostra competitiva apresenta o cinema fantástico mundial contemporâneo trazendo filmes de diversos países e diferentes culturas. Dentre os inscritos, foram selecionados 115 títulos, entre 19 longas e 96 curtas-metragens, vindos de 26 países. O Brasil está presente em todas as sessões com um total de 39 filmes e a Espanha é o segundo país com mais filmes em competição com um total de 18 filmes.

Os longas nacionais “A Noite Amarela”, do diretor paraibano Ramon Porto Mota, inédito em São Paulo e exibido no Festival Internacional de Roterdã, será exibido no dia 06/09, às 20h. A animação curitibana de Tulio Viaro, “O Bem-Aventurado” estreia no dia 03/09, às 16h. Já o documentário “Fakir”, da diretora Helena Ignéz, exibido pela primeira vez em uma mostra competitiva, ganha sessão no dia 04/09, às 19h.

O longa-metragem de ficção cientifica “O Último Nascer do Sol” (The Last Sunrise) do diretor chinês We Ren desembarca em São Paulo com sete prêmios: melhor filme em festivais como Fantasporto (Portugal), Worldfest Houston e Phoenix Film Festival (EUA). A exibição será no sábado, dia 7 de setembro, às 20h. Em première nacional, o filme “Você Não Sai Da Minha Cabeça” (You Go To My Head), do belga Dimitri de Clercq será exibido na quinta-feira, dia 5 de setembro, às 20h. A obra, que marca a estreia de Dimitri como diretor, já recebeu mais de 20 indicações e sete prêmios em diversos festivais.

A cerimonia de encerramento acontece no dia 08 de setembro, às 19h com a homenagem ao ator Sérgio Mamberti e aos diretores Eduardo Sanchez e Dan Myrick pelos 20 anos do filme “A Bruxa de Blair” com surpresas na sessão.

Premiação – Com um total de 23 categorias de premiação, o Cinefantasy contempla os melhores longas e curtas-metragens de fantasia, horror e ficção científica, além de prêmios técnicos como melhor diretor, roteiro, ator e atriz. Há categorias exclusivas de estimulo aos cineastas brasileiros da mostra Brasil Fantástico para curtas nacionais.

O título vencedor receberá como premiação da Mistika o serviço de encode DCP de até 20 minutos e do CTAv o empréstimo de uma câmera blackmagic e acessórios por duas semanas e até 20 horas de mixagem. A novidade é Prêmio “Aquisição Elo Company” no qual o curta-metragem premiado terá representação comercial no território nacional pelo período de 12 meses em diversas plataformas do audiovisual.


9º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico

Quando: 03 a 08 de setembro
Local de Exibição: Museu da Imagem e do Som (MIS-SP) – Avenida Europa, 158, Jardim Europa
Entrada Gratuita (Retirada dos ingressos com 1 hora de antecedência)
Site oficial: http://www.cinefantasy.com.br

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eventos

CAMPANHA: Canibal Filmes – Os Bastidores da Gorechanchada

Mais de 450 páginas sobre os bastidores de três décadas de produção constante de filmes gore experimentais e transgressores é o que promete o veterano diretor de SOVs (Shot On Video) Petter Baiestorf, sobre seu livro “Canibal Filmes – Os Bastidores da Gorechanchada”.

Publicados

em

Capa provisória

Capa provisória

Mais de 450 páginas sobre os bastidores de três décadas de produção constante de filmes gore experimentais e transgressores é o que promete o veterano diretor de SOVs (Shot On Video) Petter Baiestorf, sobre seu livro “Canibal Filmes – Os Bastidores da Gorechanchada“. (mais…)

Continue lendo

Eventos

EVENTO: MIS-SP celebra a Sexta-Feira 13 com Folk Horror (2020)

Publicados

em

Evento Folk Horror

Na primeira Sexta-feira 13 de 2020, o Museu da Imagem e do Som de São Paulo apresenta em março a sua tradicional mostra de filmes de terror durante a madrugada. Desta vez, a temática do evento é o folk horror, apresentando obras relacionadas ao horror e paganismo em áreas rurais e isoladas. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

SOBRE A MOSTRA – Cidades isoladas, tradições pagãs, rituais e possessões demoníacas são características presentes em um subgênero que se consolidou no final dos anos de 1960, em especial nos filmes britânicos de horror da época. Produções que exploravam as inquietações das pequenas cidades do interior e um passado rural que retorna através das tradições dessas pequenas localidades.

Nesta mostra de três filmes, “O Homem de Palha” (Dir. Robin Hardy, 1973) é o primeiro filme exibido na maratona. A produção é um dos marcos de consolidação do folk horror, ainda no início dos anos de 1970. Na sequência do evento, será exibido o longa americano Midsommar – O mal não espera a noite (2019) e o sul-coreano O Lamento (2016), duas produções cinematográficas recentes, e de diferentes culturas, que constroem suas narrativas através de características da produção de nicho.

PROGRAMAÇÃO

23h | O Homem de Palha (The Wicker Man)
Dir: Robin Hardy, 1973, Reino Unido – 16 anos
Após o desaparecimento de um jovem, o policial Neil Howie (Edward Woodward) chega na ilha de Summerisle, na Escócia, para investigar o desaparecimento. Logo ele descobre que os moradores não estão dispostos a colaborar com as investigações. Após ele conhecer um poderoso fazendeiro, o Lord Summerisle (Christopher Lee) a tensão aumenta ainda mais, já que o fazendeiro lidera uma estranha seita pagã.


01h | Midsommar – O mal não espera a noite (Midsommar)
Dir: Ari Aster, 2019, EUA – 18 anos
Dani (Florence Pugh) vai com o namorado Christian (Jack Reynor) e com amigos até a Suécia passar férias em um festival de verão do país. Mas, ao contrário do que imaginavam, eles não terão férias tranquilas, vão presenciar rituais bizarros de uma adoração pagã em um evento de raízes ancestrais.


03h50 | O Lamento (Gokseong)
Dir: Hong-ji Na, 2016, Coréia do Sul – 14 anos
Em um vilarejo pacifico assassinatos cruéis começam a ocorrer, cometidos pelos próprios moradores. As autoridades pensam que os moradores estão fora de si porque consumiram cogumelos venenosos. Mas, o inspetor da polícia Jong-Goo (Kwak Do-Won) acredita que a origem dos casos seja sobrenatural e que está ligada a chegada de um forasteiro ao vilarejo. Enquanto investiga o forasteiro, o inspetor percebe que sua filha pode ser vítima do ataque.

Continue lendo

Eventos

EVENTO: A Vingança dos Filmes B – Parte IX (Porto Alegre)

Publicados

em

A Vingança dos Filmes B

A Vingança dos Filmes B chega a sua nona edição acreditando no cinema de gênero como ferramenta de contestação e arma vital para a resistência cultural. Durante 10 dias serão exibidos na tela da Cinemateca Capitólio 23 longas e 30 curtas metragens dos mais variados gêneros, de documentários, passando pelo cinema de horror e ficção científica, pelo giallo e o western spaghetti, até comédias anárquicas e filmes de ação brutais. (mais…)

Continue lendo

Trending