conecte-se conosco

Dicas

GAME: Dark Pictures – Man of Medan

Publicados

em

[Por Felipe Macedo]

Jogos de terror não são novidade e sempre estiveram presente desde a época do Atari. Atualmente com o mercado indie forte, tivemos um boom desse gênero com jogos como a maravilhosa franquia Outlast. A Supermassive Games não é uma estranha no estilo, tendo entregado o ótimo slasher “Until Dawn” (2015) exclusivamente para o Playstation 4 e voltando nesse ano com a proposta de uma antologia de oito jogos de horror, chamados de Dark Pictures e tendo Man of Medan como o primeiro game. A aposta é num jogo de terror cinematográfico, onde assistimos e tomamos decisões que influenciam a história.

A história segue um grupo de jovens adultos bonitos e ricos que decidem fazer mergulhos numa região afastada, proibida e perigosa. Nossos protagonistas encontram mais emoção do que esperam quando são sequestrados por piratas modernos e forçados a entrar num navio abandonado do exercito americano que se encontra à deriva desde a época da Segunda Guerra Mundial. Logo descobrem que os piratas são o menor dos problemas e um mal muito maior está a espreita.

A proposta cinematográfica é bem evidente logo de cara e o roteiro lembra bastante o filme Navio Fantasma (2001). Até tive a sensação de estar jogando o reboot do filme. Infelizmente como todo terror para jovens, a trama tem personagens que não são desenvolvidos e muitos não tem carisma algum. O exesso de jumpscare também é um problema chegando a dar momentos de irritação tirando boa parte do impacto. A ambientação é ótima, mas subaproveitada com uma trilha sonora bem tipica. Infelizmente não existe opção de dublagem em português mas as legendas são pequenas.

A jogabilidade é focada na exploração e isso é uma parte importante do gameplay. A caça de colecionáveis conta mais sobre a história do navio com objetos que abrem mais opções de diálogo, que por sua vez guiam a história através das decisões tomadas. Vez ou outra tem momentos de ação onde os famigerados quicktime events aparecem e dão uma agitada. Aqui tenho que falar que o game de 2015 é mais efetivo, associado com um roteiro mais coeso. Esses momentos de perseguição são verdadeiramente tensos, coisa que não acontece aqui.

Existem várias possibilidades de finais: todos podem sobreviver ou morrer, assim como um ou outro podem sair ilesos. As váriações tem uma quantidade satisfatória de desfecho. Dark Pictures: Man of Medan é um jogo visualmente lindo, com uma jogabilidade ok, mas peca numa história fraca e que fere bastante a proposta do game que é a de ser algo cinematográfico. Citando Until Dawn mais uma vez, esse game tinha pelo menos o dobro de duração. Diverte quem procura algo mais escapista, mas decepciona quem procura uma história mais densa e assustadora.

Escala de tocância de terror:

Dark Pictures: Man of Medan esta disponivel para ps4, X BoX One e PC

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas

DICA DA SEMANA: Alligator – O Jacaré Gigante (1980)

Publicados

em

Alligator

Um dos prazeres de todos nós que fazemos a coluna Dica da Semana é correr atrás de pérolas subestimadas dignas daquela boa e velha revisão. Não deve fazer menos de 20 anos que, por exemplo, o filme de hoje foi exibido na TV aberta pela última vez. (mais…)

Continue lendo

Dicas

LISTA: Top 20 – Melhores filmes da década (2010-2019)

Publicados

em


Neste final de ano, nossa retrospectiva será diferente. Como se aproxima uma nova década, estamos agora compilando os melhores filmes de terror lançado nos últimos 10 anos. Os integrantes da equipe do Toca o Terror escolheram em votação individual os seus preferidos por ano e aqui chegamos a esta lista com as 20 obras mais importantes do estilo que apreciamos. (mais…)

Continue lendo

Dicas

LISTA: 7 Filmes estrangeiros de terror

Publicados

em

Filmes Estrangeiros

Atendendo ao pedido do diretor Bong Joon-ho para que as barreiras das legendas sejam superadas, apresentamos aqui sete filmes estrangeiros de terror (aliás… filmes que não são falados em inglês) e que estão disponíveis no catálogo dos principais serviços de streaming no Brasil. (mais…)

Continue lendo

Trending