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SÉRIE: AHS 1984 (2019)

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AHS 1984
[Por Jarmeson de Lima]
Eis que chegamos à nona temporada de American Horror Story, série que já fez temporadas em casa assombrada, hospício, covil de bruxas, hotel sinistro, circo de horrores, reality show, culto e concedeu Emmys a Jessica Lange e Kathy Bates. Isso claro sem falar de um elenco recorrente e que depois despontou em outras produções.

Bem, em “AHS 1984“, não temos até agora a presença das já citadas atrizes premiadas, mas um rosto conhecido da série é quem está à frente como protagonista: Emma Roberts. Depois de aparecer em temporadas esporádicas e ser uma das “Scream Queens” da série de mesmo nome, produzida também por Ryan Murphy, Roberts encarna a jovem Brooke Thompson que enfrenta apuros no Acampamento Redwood.
O contexto é aquele que outros filmes e séries estão se esmerando em reproduzir: os anos 80. Em termos de ‘homenagem’, já sabemos que esta nova temporada quer recriar o clima de slashers e de filmes de acampamento como já foi feito em “Verão de 84” e “Terror nos Bastidores“.

A estética aqui mais uma vez precede o roteiro e facilmente você pode se enebriar com o visual e se esquecer da história. As referências e easter-eggs pulam da tela em cada cena e mais uma vez mostra que em termos de ‘reconstituição de época’ a dupla Murphy e Falchuk sabe por onde pisa.
De um ‘prequel’ que apresenta mortes violentas por um misterioso assassino em 1970, passamos para acompanhar em um pulo o cotidiano de um outro grupo jovem em 1984. E é nesta época conturbada que rondam boatos que um serial killer está agindo no verão da Costa Oeste.
Como a jovem Brooke sofreu uma tentativa de assalto e invasão domiciliar, os amigos tentam confortá-la convencendo-a a irem juntos a um acampamento para se afastar do meliante à solta. A partir daí já podem se preparar para avisos inesperados de um funcionário de posto de gasolina de beira de estrada e mais gente estranha que aparece no caminho. A originalidade, é claro, não é bem o forte de American Horror Story que usa e abusa dos previsíveis clichês do gênero.

O problema recorrente em AHS 1984e em outras séries similares de horror é que muitas vezes a trama não rende o suficiente para tantos episódios. Se fosse só um telefilme ou minissérie curtinha, podia funcionar mais. Além disso, muitas vezes o desenrolar dos episódios nas temporadas de AHS acabam mudando completamente o rumo da história pra coisas até sem nexo. Mas vai que dá certo desta vez, né?! Aguardemos pra ver o que acontece…

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RESENHA: Dente por Dente (2021)

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Dente por dente

Sonhar que está com dentes caindo é presságio de morte. E em “Dente por Dente“, o que mais vemos são cenas com dentes e mortes para deixar bem clara a mensagem de que estamos diante de um produto mais pesado para as plateias brasileiras.

Estrelado por Juliano Cazarré e Paolla Oliveira, dois rostos bastante conhecidos em novelas de TV, esta nova produção nacional aposta em um gênero que está se tornando cada vez mais frequente no audiovisual brasileiro atual: o chamado “thriller” ou simplesmente, “suspense policial”.

Permeado por devaneios do personagem de Cazarré e sequências de sonho, “Dente por Dente” traz o ator como responsável de uma empresa de segurança privada que investiga a estranha invasão das obras de um condomínio de luxo. O caso vira um gatilho para revelar outros esquemas e apresentar problemas que envolvem a mulher de seu sócio.

Apesar de uma narrativa linear, o filme de Pedro Arantes e Júlio Taubkin se perde um pouco com tantas interferências e cenas recontadas pelo protagonista. Claro que seria importante para a trama, mas a muleta da narração em off também cansa às vezes.

Ambientado nos cenários urbanos de São Paulo, “Dente por Dente” traz tensão e cenas violentas tal como uma obra “policial” precisa. Mas além de ser um produto de gênero, o filme também mostra de forma não tão subliminar outros problemas que essa dicotomia de espaços públicos e privados trazem à tona em uma violência cotidiana simbólica.

Escala de tocância de terror:

* Filme visto na Cabine Virtual promovida pela Vitrine Filmes

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GAME: Alien Isolation (2014)

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Alien Isolation

No espaço ninguém ouvirá seus gritos, mas em casa seus vizinhos, sim. Então, estou parafraseando na cara dura a tagline de “Alien – O Oitavo Passageiro” para afirmar que “Alien Isolation” te fará gritar igual a Jamie Lee Curtis em Halloween. E isso é maravilhoso! Que Resident Evil que nada! Este game pra mim foi até hoje o melhor survival horror que joguei e mesmo sendo um título de lançamento cross-gen entre a sétima e oitava geração de consoles foi o que teve de melhor no quesito horror na agora “old-gen”.

Na trama, acompanhamos Amanda Ripley, uma engenheira espacial que sonha em reencontrar a sua mãe, Helen. Ela é abordada por uma dupla que trabalha na mesma empresa que a mãe e que lhe promete respostas sobre seu destino, desde que Amanda os acompanhe a uma imensa estação espacial. Uma vez lá, eles encontram o horror de um lugar abandonado e de uma criatura bastante conhecida que não irá parar até todos estarem mortos.

Temos aí uma trama simples e bastante efetiva que honra a série original em todos os sentidos com personagens bem construídos e o horror em primeiro lugar. Ou seja, bem diferente desses novos filmes pseudo-intelectuais que não agradaram quase ninguém. A direção de arte aqui é totalmente baseada no filme original com muito dejá-vu.

A parte sonora dá um show à parte e o desafio o jogar com um headseat. Isso lhe ajuda a ter uma experiência enervante. Mas mesmo sem isso, garanto a você que qualquer barulho te fará pular. É preciso ficar ligado ao som ambiente para poder permanecer vivo no jogo. A câmera em primeira pessoa foi acertada e te coloca literalmente na ação… Haja coração!

O vilão, no caso, a criatura, tem a melhor inteligência artificial que vi num game. Ele te caça pelo som, faz armadilhas, te engana e proporciona momentos de puro cagaço, já que a maioria das suas ações não são scripitadas. Embora o foco seja o gato e rato entre protagonista e o monstro, temos outros inimigos e enigmas que irão testar a inteligência e o combate de Ripley.

Ah, outro foco é o gerenciamento e criação de itens. Mas não vá usando tudo de uma vez pois pode acabar sem material depois. Armas de fogo são escassas e pouco recomendadas, pois o barulho atrai o bichão. O uso de itens de distração são os mais recomendáveis e é muito prazeroso detonar um grupo de humanos com isso para deixar o xenomorfo fazer a festa.

Mesmo sendo considerado um jogo antigo Alien Isolation” vale a pena ser jogado. Tal qual os filmes, o que é bom não tem idade. E no atual momento com poucos jogos sendo lançados, recomendamos ir atrás e conhecer essa intensa obra. Para você que é fã da franquia, aconselho caçar os áudios colecionáveis, pois eles foram dublados pelo elenco até então vivo do filme original. E o bom de não ser lançamento é que o game se encontra sempre em promoção a preços bem convidativos.

Escala de tocância de terror:

Alien Isolation está disponível para PS3,PS4, PS5( via retrocompatibilidade), XBOX360, XBOX ONE, XBOX Series (via retrocompatibilidade) e PC.

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RESENHA: Deuses Americanos (2017)

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Shadow Moon (Ricky Whittle) é um sujeito bem azarado. Poucos dias antes de deixar a prisão, ele fica sabendo que sua esposa morreu. E que ela o estava traindo com seu chefe e melhor amigo. Viúvo e desempregado, ele ganha a liberdade, porém, está quebrado. Na viagem para casa, ele conhece o excêntrico Mr. Wednesday (Ian McShane) que lhe oferece um trabalho temporário como seu segurança em uma viagem pelos Estados Unidos. (mais…)

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