conecte-se conosco

Resenhas

RESENHA: Campo do Medo (2019)

Publicados

em

Campo do medo
[Por Felipe Macedo]
Stephen King realmente está em alta nos últimos anos inspirando sucessos como a saga It- A Coisa (2017) e o remake de Cemitério Maldito (2019). A Netflix que não é boba, já tinha adaptado outras historias do autor como fez em Jogo Perigoso (2017) e 1922 (2017) e agora volta com a adaptação de conto escrito em parceria com o também autor Joe Hill. A nova obra em questão chama-se em terras tupiniquins de Campo do Medo.

Na trama, acompanhamos dois irmãos em uma viagem de carro que param para descansar um pouco no meio do nada. Nesta parada escutam gritos de socorro de uma criança vindos de dentro do matagal. Assustados, eles ficam reticentes quanto a entrar, mas acabam indo e encontram o maior pesadelo de suas vidas, tendo que enfrentar um mal inimaginável.
Uma coisa que me chamou atenção de imediato foi a escalação de Vicenzo Natali, diretor de Cubo (1997) e Splice (2009), conhecido por seu apuro visual e histórias fora da caixa. Não sei se foi culpa por pressão do estudio, mas vemos pouco da liberdade artistica do cara aqui. A história que foi adaptada por ele anda em círculos e por vezes fica bastante repetitiva, dando a impressão que funcionaria melhor como um média metragem. A direção é lugar comum e não consegue passar tensão e angústia em momento algum.

Outro agravante foi a fotografia noturna, onde por vezes fica difícil enxergar algo. Acredito que tal intuito foi de esconder a violência gráfica que só acontece nesse período. As atuações não são das melhores, sendo engessadas ou ruins mesmo. O único que se destaca é Patrick Wilson numa rápida participação. Não posso fazer comparações com a obra original, pois não cheguei a ler, mas é notavel algumas caracteristicas de King no decorrer do filme.

Escala de tocância de terror:

Título original: In the Tall Grass
Diretor: Vicenzo Natali
Roteiro: Vicenzo Natali (baseado num conto de Stephen King e Joe Hill)
Elenco: Laysla de Oliveira, Will Buie Jr, Patrick Wilson e outros
Ano de lançamento: 2019

Continue lendo
Clique para comentar

1 comentário

  1. Sanz

    22 de outubro de 2019 a 07:13

    Tive a mesma impressão quanto à sensação de andar em círculos. Ficou cansativo! Por vezes, verificava se ainda tava faltando muito pra acabar o filme…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resenhas

RESENHA: Rabid (2019)

Publicados

em

Rabid

Quando saiu a notícia que iria rolar um remake de RABID, clássico de ninguém menos que David Cronenberg – filme que aqui no Brasil saiu com o título infame de “ENRAIVECIDA NA FÚRIA DO SEXO” – eu fiquei num misto de curiosidade e medo do que viria. Mas aí vi que essa empreitada seria realizada pelas Irmãs Soska e fiquei bem animado, pois as gêmeas diretoras tem uns filmes cabulosos no currículo.

Nesta nova versão, dirigida por Jen e Sylvia Soska, a partir do roteiro de John Serge no qual elas também assinam, acompanhamos Rose, uma design de moda que se envolve em um acidente e fica com o rosto desfigurado. Sem esperanças de recuperar a aparência e voltar ao mundo da moda, resolve se inscrever numa clínica de estética adepta de um movimento “TRANS-HU-MA-NI-SMO” que não é aceito pela comunidade médica. Como voluntária, acaba se submetendo ao procedimento milagroso que restaura toda estrutura do seu rosto. Não bastasse a aparência, a moça passa a se sentir melhor em todos os sentidos. Mas não demoram a surgir os efeitos colaterais… e eles são pra lá de sinistros.

Em nenhum momento as diretoras escondem sua admiração por Cronenberg. Há referências frequentes de sua obra durante o longa, sendo que uma em especial acaba se destacando de tão gritante que é. E é claro que o sadismo aqui impera, marca registrada das gêmeas cineastas em seus longas anteriores – vide “T IS FOR TORTURE PORN” e “AMERICAN MARY“. E assim como o diretor canadense, as irmãs também são chegadas a um body horror raiz. Aqui, usam e abusam de efeitos práticos pra nos conferir muita nojeira e bizarrice. Em uma cena vemos uma “cobra” e uma axila… e basta dizer que ela dificilmente será esquecida, por exemplo.

Apesar de seguir a mesma premissa do “RABID” original, este remake tem suas diferenças – o que já é esperado – e a mais importante é a forma com que Rose, vivida por Laura Vandervoort (Biten), é construída. Ao contrário do original, nossa protagonista não passa o filme todo assistindo impassiva às transformações que seu corpo e mente sofrem. Aqui, nossa heroína evolui dentro da trama, passando a ter domínio de suas ações, dando força e profundidade à personagem.

O ponto forte aqui tá no desenvolvimento da personagem principal, como já mencionado, e na violência extremamente gráfica toda artesanal, que garante uma seboseira danada com muito sangue em tela. Infelizmente, a maquiagem dá uns vacilos como na deformidade do rosto da protagonista, o que é bastante fake. Há umas cenas toscas aqui e ali, mas os pontos fracos mesmos estão mais em alguns personagens que poderiam simplesmente nem existir, a exemplo do boyzinho que fica enchendo o saco da moça o filme todo.

Esta nova versão de “RABID” peca por tentar acrescentar mais elementos à trama do que ele precisaria de fato, mas nada que estrague a sua experiência. No fim das contas, o remake das Irmãs Soska agrada e acaba fazendo “bonito”. Pena que esta refilmagem passou meio batida pelo público do gênero e pouco se falou a respeito. Quem ainda tá torcendo o nariz e ainda não viu, tá vacilando.

Escala de tocância de terror:

Direção: Jen e Sylvia Soska
Roteiro: John Serge e Irmãs Soska
Elenco: Laura Vandervoort, Benjamin Hollingsworth, Ted Atherton
Ano de lançamento: 2019

Continue lendo

Resenhas

DVD: Digipack “Coleção O Homem Invisível”

Publicados

em

[Por Osvaldo Neto]

A Classicline é uma distribuidora de home video especializada em cinema clássico com mais de uma década de existência e atividade. Mensalmente, temos lançamentos e relançamentos de filmes que se encontravam ausentes das lojas físicas e virtuais – sejam lançados antes por eles ou outras empresas – assim como produções esquecidas que ganham uma nova vida no mercado. (mais…)

Continue lendo

Resenhas

RESENHA: Aterrorizados (2017)

Publicados

em

Aterrorizados

[Por Geraldo de Fraga]

O cinema argentino tem se destacado há tempos, são inúmeros os exemplos de obras que fizeram sucesso. Você mesmo já deve ter assistido e gostado de algum. Porém, não havia ainda um longa do gênero horror que arrebatasse corações. Agora tem. Aterrorizados (Aterrados), escrito e dirigido por Demián Rugna, é esse exemplar que faltava. (mais…)

Continue lendo

Trending