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RESENHA: Suspiria – A Dança do Medo (2018)

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Suspiria - A Dança do Medo

[Por Júlio César Carvalho]

Desde que saiu a notícia de que SUSPIRIA, clássico dos anos 70, de ninguém menos que Dario Argento, ganharia uma nova versão, confesso que fiquei receoso. Não que, para mim, este seja um dos melhores do diretor, pois apesar do conceito visual e trilha sonora marcantes, é inegável todo o desmantelo narrativo, atuações toscas… Enfim… melhor parar com o original e focar no “remake”.

Na trama, bem resumidamente pra evitar spoilers, acompanhamos Susie Bannion, uma jovem americana do interior que decide ser dançarina e vai para uma academia conceituada na Alemanha tentar a sorte. Chegando lá, impressiona a todos com sua performance chamando a atenção da já consagrada Madame Blanc. Nem precisa dizer que as coisas ficam cabulosas por lá, né?

Dirigido pelo também italiano, Luca Guadagnino, este novo SUSPIRIA nos leva para uma escola de dança na Alemanha Oriental mantendo o cerne da trama, porém com mudanças significativas que realmente se sobressaem em relação ao original. Com destaque para as atuações. (Pra quem conhece a filmografia toda do Argento, sabe do que tô falando) Aqui, todas as atrizes realmente entregam personagens marcantes e verossímeis, ao contrário do original. O destaque óbvio fica para a já veterana Tilda Swinton no papel da emblemática Madame Blanc.

Esta nova versão acerta em fugir da paleta de cores gritante do clássico cult, apostando em tons pasteis, quase sem vida, já mostrando que, apesar de ser um remake, tem personalidade própria. Porém, em seu início, procura remeter ao Argento com alguns movimentos de câmera característicos. Pode ser algo que soa mais como homenagem do que um recurso apelativo. Há também um trabalho de reconstituição de época que impressiona tanto na caracterização das ruas como das pessoas. Parece que todo mundo foi tirado daquele tempo de fato.

Para além das cores, o diretor tinha praticamente a missão de criar cenas tão impactantes quanto as do original e consegue. Pena que a melhor já tenha sido exposta nos trailers… O fato é que a violência gráfica chega a ser sádica e, em algum momento, chega a ser apoteótica. Se você curte um sangueiro, não vai se decepcionar. Mas, pra não dizer que tudo são flores, há um recurso técnico em certo momento que, para mim, estragou algo que poderia ter sido ainda mais cabuloso visualmente. O ponto fraco fica para a trilha sonora que, salvo alguns poucos momentos, praticamente passa despercebida.

Denso e macabro, este SUSPIRIA é um filmaço. Uma obra consistente que vai dividir opiniões com relação ao clássico cult setentista. Para mim, este remake tem mais “sustância”, como se diz por aqui, pelas atuações, mensagens e pela fluidez com que a trama é desenrolada. Se curte filme cabuloso, vai fundo!

Escala de tocância de terror:

Direção: Luca Guadagnino
Roteiro: David Kajganich
Elenco: Chloë Grace Moretz, Tilda Swinton, Dakota Johnson
Origem: Itália, EUA
Ano de lançamento: 2018

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RESENHA: A Hora da Sua Morte (2020)

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A Hora da Sua Morte

Nos últimos dez anos a Blumhouse deu o tom das produções de terror de baixo orçamento. Fez filmes com boas premissas, elenco iniciante, roteiros ágeis e muito jumpscare. Eis que agora chega às telas “A Hora da Sua Morte” (Countdown), um filme que tem todas essas características, mas que NÃO É da Blumhouse. Talvez até por isso tenha se saído melhor que a média desta produtora. (mais…)

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RESENHA: Rabid (2019)

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Rabid

Quando saiu a notícia que iria rolar um remake de RABID, clássico de ninguém menos que David Cronenberg – filme que aqui no Brasil saiu com o título infame de “ENRAIVECIDA NA FÚRIA DO SEXO” – eu fiquei num misto de curiosidade e medo do que viria. Mas aí vi que essa empreitada seria realizada pelas Irmãs Soska e fiquei bem animado, pois as gêmeas diretoras tem uns filmes cabulosos no currículo.

Nesta nova versão, dirigida por Jen e Sylvia Soska, a partir do roteiro de John Serge no qual elas também assinam, acompanhamos Rose, uma design de moda que se envolve em um acidente e fica com o rosto desfigurado. Sem esperanças de recuperar a aparência e voltar ao mundo da moda, resolve se inscrever numa clínica de estética adepta de um movimento “TRANS-HU-MA-NI-SMO” que não é aceito pela comunidade médica. Como voluntária, acaba se submetendo ao procedimento milagroso que restaura toda estrutura do seu rosto. Não bastasse a aparência, a moça passa a se sentir melhor em todos os sentidos. Mas não demoram a surgir os efeitos colaterais… e eles são pra lá de sinistros.

Em nenhum momento as diretoras escondem sua admiração por Cronenberg. Há referências frequentes de sua obra durante o longa, sendo que uma em especial acaba se destacando de tão gritante que é. E é claro que o sadismo aqui impera, marca registrada das gêmeas cineastas em seus longas anteriores – vide “T IS FOR TORTURE PORN” e “AMERICAN MARY“. E assim como o diretor canadense, as irmãs também são chegadas a um body horror raiz. Aqui, usam e abusam de efeitos práticos pra nos conferir muita nojeira e bizarrice. Em uma cena vemos uma “cobra” e uma axila… e basta dizer que ela dificilmente será esquecida, por exemplo.

Apesar de seguir a mesma premissa do “RABID” original, este remake tem suas diferenças – o que já é esperado – e a mais importante é a forma com que Rose, vivida por Laura Vandervoort (Biten), é construída. Ao contrário do original, nossa protagonista não passa o filme todo assistindo impassiva às transformações que seu corpo e mente sofrem. Aqui, nossa heroína evolui dentro da trama, passando a ter domínio de suas ações, dando força e profundidade à personagem.

O ponto forte aqui tá no desenvolvimento da personagem principal, como já mencionado, e na violência extremamente gráfica toda artesanal, que garante uma seboseira danada com muito sangue em tela. Infelizmente, a maquiagem dá uns vacilos como na deformidade do rosto da protagonista, o que é bastante fake. Há umas cenas toscas aqui e ali, mas os pontos fracos mesmos estão mais em alguns personagens que poderiam simplesmente nem existir, a exemplo do boyzinho que fica enchendo o saco da moça o filme todo.

Esta nova versão de “RABID” peca por tentar acrescentar mais elementos à trama do que ele precisaria de fato, mas nada que estrague a sua experiência. No fim das contas, o remake das Irmãs Soska agrada e acaba fazendo “bonito”. Pena que esta refilmagem passou meio batida pelo público do gênero e pouco se falou a respeito. Quem ainda tá torcendo o nariz e ainda não viu, tá vacilando.

Escala de tocância de terror:

Direção: Jen e Sylvia Soska
Roteiro: John Serge e Irmãs Soska
Elenco: Laura Vandervoort, Benjamin Hollingsworth, Ted Atherton
Ano de lançamento: 2019

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DVD: Digipack “Coleção O Homem Invisível”

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[Por Osvaldo Neto]

A Classicline é uma distribuidora de home video especializada em cinema clássico com mais de uma década de existência e atividade. Mensalmente, temos lançamentos e relançamentos de filmes que se encontravam ausentes das lojas físicas e virtuais – sejam lançados antes por eles ou outras empresas – assim como produções esquecidas que ganham uma nova vida no mercado. (mais…)

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