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RESENHA: A Marca do Medo (2014)

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Marca do Medo

Por Geraldo de Fraga

Chegou aos cinemas brasileiros, na última quinta-feira, a mais nova empreitada da produtora Hammer Films: A Marca do Medo (The Quiet Ones, 2014). O longa é dirigido e co-roteirizado por John Pogue, que em 2011 dirigiu Quarentena 2, a sequência do remake do found-footage espanhol [REC].

A Marca do Medo se apresenta como um filme baseado em fatos reais, mas não é bem assim. A história foi apenas inspirada em um caso chamado “Experimento Philip”, onde um grupo de parapsicólogos canadenses se juntou, no início dos anos 70, para tentar provar que fantasmas são, nada mais nada menos, do que um produto da imaginação da mente humana.

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No filme de Pogue, o professor Joseph Coupland (Jared Harris) monta uma equipe para fazer uma experiência parecida. A história se passa em 1974. Ele e dois de seus alunos estão tentando provar que a possessão da jovem Jane Harper (Olivia Cooke) não passa de manifestações telecinéticas e não de forças demonícas. Ou seja: eles acreditam em eventos paranormais, só não acham que tem a ver com religião.

Então entra em cena Brian McNeil (Sam Claflin), cinegrafista contratado para documentar todo o processo investigativo. Como o personagem fica o tempo todo com câmera na mão, em várias cenas vemos o que acontece através da sua perspectiva. Isso ajuda na ambientação do filme, pois as imagens emulam o tipo de filmagem da época.

Voltando a falar do enredo, a medida que vamos acompanhando a experiência, vai ficando mais evidente que o caso de Jane se trata realmente de uma influência maligna. Esse é o ponto principal do filme, pois Couplan é o único que continua a crer que nada tem a ver com demônios, enquanto os outros começam a se questionar sobre isso e batem de frente com a teimosia do professor.

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Fica a cargo de Brian, a alcunha de herói da trama. É ele quem se torna o protetor de Jane, inclusive com um interesse romântico. Além disso, ele começa a peitar Couplan, discutindo sobre como sua pesquisa pode ser prejudicial para a saúde da jovem, já que ela passa grande parte do tempo trancada em uma cela.

Apesar de experiências sobrenaturais, onde o ceticismo e a fé são confrontados já terem dado as caras em alguns filmes de terror, A Marca do Medo poderia até trazer algo de interessante se não pecasse no ritmo. Há um bom começo, mas quando chega o momento da reviravolta (o famoso plot-twist), o longa dá um tiro no pé.

Tudo é contado muito às pressas. De uma hora para a outra, os personagens descobrem segredos e mais segredos da forma mais simplória possível. E, o que é uma falha imensa quando se trata de segurar um plot-twist, o roteiro não dá nenhuma pista ao espectador. Pelos menos, o filme não alivia no pessimismo. Por isso, e só por isso, fica acima da média.

Escala de tocância de terror:

Título original: The Quiet Ones
Direção: John Pogue
Roteiro: Craig Rosenberg, Oren Moverman
Elenco: Jared Harris, Sam Claflin, Olivia Cooke
Origem: EUA e Reino Unido

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RESENHA: A Cor Que Caiu do Espaço (2020)

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A cor que caiu do espaço

H.P Lovecraft voltou a ficar em evidência, seja em games como “Call of Cthulhu” (2018) e “The Sinking City” (2019) como em adaptações cinematográficas. Só neste ano de 2020 já tivemos duas obras inspiradas no autor, tendo elementos e personagens de suas obras em “Ameaça Profunda” e agora “A Cor Que Caiu do Espaço” (Color Out of Space), uma adaptação direta de um dos seus celebres contos e o motivo desse texto existir. (mais…)

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GAME: Blair Witch (2019)

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Blair Witch

Mais de 20 anos e “A Bruxa de Blair” (The Blair Witch Project) continua relevante e presente em nossa memória influenciando ainda a indústria cinematográfica e chegando em outras mídias como os games. E em 2019, exatamente duas décadas depois do lançamento do filme original, a E3 anunciava um novo game da franquia feita pelo estudio Blooper Team, responsavel pelo elogiado Layers of Fear.

Então, a pergunta que não quer calar pra você que se interessou e ainda não jogou é… presta? Ou seria algo esquecível como as sequências e o reboot da tela grande? O estúdio sabia da responsabilidade e do peso em levar uma marca famosa de volta ao mundo dos games e utilizou o aprendizado do jogo anterior para aprimorar a experiência. Aqui novamente temos uma câmera em primeira pessoa para causar mais imersão.

Vamos lá… A trama de Blair Witch se passa no ano de 1996, bem na época em que o evento do longa original se passa. Ocorre um novo sumiço na floresta. Dessa vez é de uma criança. O caso mobiliza a força policial e a população pela busca do garoto. No game, você assume o comando de um policial local que tem um passado bem traumático e que junto com seu cachorro segue sozinho em busca do que realmente aconteceu no local. O cachorro não é mero figurante e te auxilia nas buscas encontrando caminhos, itens ou detectando inimigos.

O jogador tem acesso a walkie talkies, celulares (daquele tipo tijolão), uma bolsa que guarda itens e colecionáveis (que são muitos), lanterna e claro, uma famosa handcam que tem a utilidade de visão noturna e que também roda fitas que se encontram no caminho e que ajudam no andamento da campanha. E é claro que logo encontrará os horrores que a famosa vilã colocará no caminho.

Sua arma é a lanterna, que além de auxiliar em lugares extremamente escuros, mata as criaturas das trevas quando as ilumina. O foco do game não é o combate e sim a exploração e resolução de puzzles. Ainda assim, em determinados momentos a luta se faz necessária. A trama em si é boa, mas poderia ser melhor. Ainda assim é bem mais desenvolvida que os filmes que vieram.

A duração do jogo depende do jogador. Eu, por exemplo, num primeiro gameplay levei 7 horas para zerar, mas da segunda vez em diante levei cerca de 3 horas. E graficamente falando é um jogo bonito até, mas não espere algo maravilhoso.

O fator replay se faz presente na forma de dois finais sendo um bom e outro ruim, além dos já citados colecionáveis que fornecem informações complementares. Blair Witch tem uma pegada mais psicólogica, porém sabe assustar em alguns momentos, seja nos bem dosados momentos de jumpscare ou na ambientação sinistra. Este gameé uma viagem de horror que honra o legado do filme original.

Escala de tocância de terror:

P.S.: Existem algumas referências a obra original, mas não entrei em detalhes por conta de spoilers.

Blair Witch esta disponivel para PC, Xbox One, Xbox series (via retrocompatibilidade), Ps4, Ps5 (via retrocompatibilidade) e Nintendo Switch.

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RESENHA: O Garoto Sombrio (2015)

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[Por Geraldo de Fraga]

Em 2011, o diretor Craig William Macneill e o escritor Clay McLeod Chapman se uniram para realizar o curta Henley, que mostrou a infância do serial killer Ted Henley e o início da sua trajetória macabra. Esse ano, os dois retomam a parceria para um projeto bem mais ambicioso: contar toda a história desse psicopata, não em um, mas em três longas.

A primeira parte da trilogia se chama The Boy e é focada nos primeiros anos de vida do futuro assassino. A história começa em 1989, com Ted Henley (Jared Breeze), então com nove anos, vivendo com seu pai, John (David Morse), num motel de beira de estrada que se encontra às moscas. O dia a dia do menino é entediante: quando não está limpando o local, brinca sozinho e procura animais mortos na rodovia.

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Essa rotina é quebrada quando um acidente na rodovia leva o estranho William Colby (Rainn Wilson, irreconhecível num papel dramático) a se hospedar em um dos quartos. Diferente dos outros hóspedes que já passaram pelo motel, Colby esconde alguns segredos e isso atiça a imaginação de Henley, a ponto de deixar fluir sua personalidade doentia.

Um ponto positivo de The Boy é que, ao contrário de vários outros filmes de psicopata, o protagonista aqui não se transforma no vilão por causa de um trauma ou de uma situação extrema. A maldade está nele desde sempre, esperando apenas uma brecha para vir à tona. A vontade de matar é acentuada pelo tédio e pela falta de perspectiva. Não há um julgamento moral de certo ou errado e, para o garoto, tudo é só mais um passatempo.

A negligência por parte do pai alcoólatra conta como o maior ponto para o estopim. É ele quem prende o garoto naquele ambiente hostil, o que já seria nocivo para uma criança normal. Seu estado de negação e inércia, apenas retarda o inevitável. “Esse menino tem olhos crescendo na nuca”, desabafa a Colby, em certo momento do filme, lamentando em ter razão.

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Sobre a construção do longa, a direção de Macneill é segura e consegue grandes atuações do trio de protagonistas. Jared Breeze tem tudo para ser lembrado como um dos melhores garotos problemas dos últimos anos, enquanto Morse e Wilson cumprem seus papéis com louvor. O roteiro de Chapman é afiado, com diálogos curtos, mas eficazes. Além de focar em pequenos detalhes para fazer a trama fluir. O ritmo, por muitas vezes lento, é essencial para a construção do clímax.

The Boy é um filme realista e sóbrio, esqueça todo o exagero de filmes sobre psicopatas mirins como O Anjo Malvado ou A Orfã, por exemplo. Além disso, essa primeira parte da trilogia nos brinda com um ótimo gancho para o segundo filme e já nos deixa sabendo do que Ted Henley é capaz de aprontar. E vale muito a pena acompanhá-lo em sua próxima jornada.

Escala de tocância de terror:

Nome original: The Boy
Direção: Craig William Macneill
Roteiro: Craig William Macneill e Clay McLeod Chapman
Elenco: Jared Breeze, David Morse e Rainn Wilson
Origem: EUA

Trailer

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