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RESENHA: Maria e João – O Conto das Bruxas (2020)

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Maria e João

Um dos primeiros contatos que temos com o horror vem na forma de contos de fadas, onde bruxas pavorosas e lobos maus literalmente tocam o terror na nossa imaginação infantil. Quando pequeno, me lembro bem de ouvir vinis coloridos que continham essas histórias e o medo que me causava. A ideia dar toques mais sombrios a essas histórias não é nova e filmes como “Malévola” (2014) já se propuseram a fazer isso… Mas agora chegou aos cinemas “Maria e João: O Conto das Bruxas” prometendo uma obra aterrorizante.

Baseado na famosa historinha de “Hansel & Gretel” que aqui foi adaptada com os nomes que conhecemos, vemos Maria (Sophia Lillis) e seu irmão bem mais novo João (Samuel Leakey) que, como a própria personagem conta, tem um relacionamento de carinho e amor desde o seu nascimento. Eles cresceram numa aldeia em algum lugar da Europa, onde presenciaram de perto o caos e pobreza de sua vila e a crescente loucura de sua mãe que não vendo solução para situação os expulsa de casa.

Após uma sequência de eventos perigosos, os irmãos são salvos por um caçador que os aconselha a irem morar com o povo da floresta. Antes disso, ele os adverte a não sair do caminho traçado. Mas aí é claro que eles não seguem totalmente as instruções e encontram um casebre no meio da floresta onde uma misteriosa senhora oferece comida e abrigo escondendo suas verdadeiras intenções.

Logo de cara deixo claro que esse é o filme mais comercial do diretor Oz Perkins, com uma história mais linear e menos interpretativa do que “Enviada do Mal” e “O Último Capítulo”. Isso também não quer dizer seja recomendável para um público de multiplex. O ritmo é lento e é preciso prestar atenção em certos momentos para compreender melhor a trama. Sustos existem, mas numa frequência bem menor.

“Maria e João” é uma ode ao feminino, deixando as ações principais para suas fortes personagens e seus pontos de vista. Pela própria inversão do nome dos personagens no título já dava pra saber que a ênfase seria diferente da que estávamos acostumados. Em muitos momentos o longa me remeteu à “A Bruxa” tratando de temas semelhantes, porém sem o mesmo brilho e impacto. As atrizes seguram bem a onda e dão mais camadas às suas personagens. Alice Krige como Holda (a misteriosa senhora) oferece uma dualidade interessante ao seu papel.

Pena que nem tudo são flores neste conto de fadas… Senti que em momentos o longa teve medo de ousar, mesmo se afastando muito da história clássica. O lado terror meio que foi freado em alguns momentos como se o diretor tivesse medo de pegar pesado demais. Além disso, algumas situações não são desenvolvidas como deveriam e logo são esquecidas pelo roteiro.

Enfim, esta interessante versão do conto “Maria e João” dos Irmãos Grimm pode agradar quem curte um terror mais climático beirando o gótico. Agora quem procura sustos contínuos, sangue jorrando e gritaria vai se decepcionar.

Escala de tocância de terror:

Título original: Gretel & Hansel
Diretor: Oz Perkins
Roteiro: Rob Hayes
Elenco: Sophia Lillis, Alice Krige, Samuel Leakey

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"Nós deixamos de procurar os monstros embaixo de nossas camas, quando percebemos que eles estão dentro de nós"

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RESENHA: Invasão Zumbi 2 – Península (2020)

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Peninsula

Esqueça o que você viu e gostou em “Invasão Zumbi” (Train to Busan). “Invasão Zumbi 2: Península” (Train to Busan 2: Peninsula) consegue ser tão genérico e pouco original que se não fosse da mesma franquia nem valeria a pena a conferida. Aliás, a ligação entre os dois filmes se dá apenas pela breve introdução em que falam que uma epidemia se espalhou por toda a Coreia do Sul e em pouco tempo o país ficou em lockdown total.

Neste começo até temos uma palhinha do que o filme poderia ser se não tivessem se perdido na megalomania. A cena no caso se passa em um navio de refugiados até o Japão onde um infectado faz mais estrago do que o exército que comanda a embarcação podia imaginar. Mas fica só nisso.

De resto, temos um salto de quatro anos onde mercenários em Hong Kong se especializam em saquear o que restou da Coreia do Sul enviando “mulas” em missões específicas. Aí é quando vemos que “Peninsula” vira um daqueles filmes pós-apocalípticos sem graça com direito a aqueles clichês que já vimos em “Resident Evil“, “Terra dos Mortos” e “The Walking Dead” com refugiados em bunkers contra zumbis que perambulam entre os escombros das cidades.

Se no primeiro filme desta franquia coreana tivemos como um dos pontos cruciais da trama um emocionante desfecho trágico em família, este longa utiliza-se disso como uma muleta para causar empatia com um núcleo de personagens. E falha miseravelmente. A mãe durona que tenta criar suas crianças com o pai/avô está longe de chamar atenção ou emocionar a quem já imagina que o destino deles não será dos mais felizes.

Tirando o aspecto tiro/porrada/bomba nos confrontos com os zumbis, os efeitos digitais deixam muito a desejar. As perseguições com carros atropelando zumbis lembram “Mad Max: Estrada da Fúria” num centro urbano mas com um CGI tão mal construído que parecem extraídos de “Guerra Mundial Z“, onde os mortos-vivos morrem igual a baratas e são vistos rapidamente em frações de segundos.

Considerando o sucesso mundial do primeiro filme, os produtores quiseram agora faturar alto com um orçamento bem maior e algumas concessões criativas transformando o longa em um tipo de filme de ação/aventura que por um acaso tem essas criaturas tão populares no universo do horror. A preocupação em atrair um público maior foi tanta que praticamente eliminaram a carnificina típica de um ataque zumbi para deixar as mortes dos vivos em off-screen.

Diante de tudo isso, não procure ter muitas expectativas ao assistir “Peninsula“. Claro que dependendo do seu grau de exigência, o filme possa ser um bom passatempo. O problema é que não se torna nada mais além disso, tornando-se aquele produto tipicamente enlatado que não precisaria ser revisto depois.

Escala de tocância de terror:

Diretor: Sang-ho Yeon
Roteiro: Sang-ho Yeon, Ryu Yong-jae
Elenco: Dong-won Gang, Jung-hyun Lee, Re Lee
País de origem: Coreia do Sul
Ano de lançamento: 2020

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RESENHA: Mandy (2018)

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Mandy

Confesso que fiquei satisfeito com o cinema de horror no ano de 2018. Já tinha minha listinha de melhores do ano fácil, algo que não acontecia há pelo menos uns dois anos. Mas aí, aos 45 do segundo tempo, me aparece MANDY, um filme de vingança estrelado por Nicolas Cage. Relutei, mas acabei assistindo e pasmem: É MASSA! (mais…)

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RESENHA: O Que Nos Mantêm Vivos (2018)

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O Que Nos Mantêm Vivos

O cinema com temática LGBTQI+ está cada vez mais ganhando visibilidade. Dentre os gêneros abordados, o terror também se encontra presente. Pessoalmente não conheço muitos filmes com uma pegada séria, uma vez que sempre acabam flertando com a comédia, como é o caso de “Matadores de Vampiras Lésbicas” (2009) ou “The Curse of the Queerwolf” (1988). Existem, sim filmes mais sérios como “Parceiros da Noite” (1980), mas obviamente são casos raros. Recentemente, navegando pela Amazon Prime, descobri o filme “O Que Nos Mantêm Vivos”, um filme de terror de sobrevivência estrelado por um casal lésbico.

A trama acompanha o casal Jackie e Jules que está comemorando o seu primeiro ano de casamento indo para uma casa de campo. As coisas começam bem, mas alguns segredos e mentiras vêm à tona e o que seria um fim de semana romântico se torna um pesadelo imprevisível. Falar mais que isso seria spoiler e já adianto que evitem o trailer antes de assistir, pois ele conta o filme todo.

Casais apaixonados em casas no meio do nada sendo apavorados não é algo novo e esse filme tenta não reinventar a roda, mesmo com seus momentos de surpresa. As duas atrizes seguram as pontas e dão mais camadas às suas personagens na medida em que o caos emerge. O jogo de gato e rato é interessante e por vezes instigante, me lembrando o superior “Hush – A Morte Ouve” (2014). A direção consegue na maior parte do tempo captar a tensão e a loucura, mesmo que em alguns momentos escorregadios, as cenas se transformem em algo quase caricato.

Uma coisa que me incomodou em “O Que Nos Mantêm Vivos” foi o uso de estereótipos para caracterizar as personagens. Na maioria dos filmes do gênero sempre parece uma regra ter que se colocar alguém do casal de forma mais masculinizada para se ter uma distinção do seu par. Isso vale para casais gays também, claro. É como se a audiência hétero não pudesse enxergá-los simplesmente como um casal se não tiver essas características aparentes. Outra coisa que me irritou foi se utilizar do manjado artifício da burrice de certa personagem para fazer a trama prosseguir. Ficam claras várias possibilidades, mas o roteiro teima em ir pelo caminho mais fácil.

Embora o filme apele mais para o psicológico, o gore aparece aqui e ali para salpicar a tela de vermelho. No fim é um bom filme que te prende até o final, mesmo por vezes te fazendo virar os olhos em descrédito. Divertido, “O Que Nos Mantêm Vivos” merece ser mais visto.

Escala de tocância de terror:

Título original: What Keeps You Alive
Direção e roteiro: Colin Minihan
Elenco: Hannah Emily Anderson, Britany Allen, Joey Klein
Ano de lançamento: 2018
País de origem: Canadá

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