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RESENHA: The Titan (2018)

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The Titan

Em mais uma aposta da Netflix na Ficção Científica, “The Titan” é uma prova que nem sempre a gigante do streaming acerta em suas produções. Veja bem, não é culpa da produção técnica em si (quase sempre impecável), mas de parte do roteiro e de seu ritmo.

A história se passa em 2048… Sim, 30 anos depois deste mal fadado 2018 e basicamente a situação não é boa. Na real, nesse futuro aí, a Terra está uma merda. Metade da população morreu e a outra metade está passando fome devido à escassez de alimentos e problemas agravados pela poluição, aquecimento global e tudo aquilo que todo mundo vem alertando desde já.

Diante deste cenário, o governo norte-americano (sempre ele!) com sua infalível tática de autopreservação, instala uma base militar secreta com ajuda da OTAN nas Ilhas Canárias. É por lá e escondido dos olhos da população mundial, que cientistas e generais tentam novos planos para salvar a raça humana.

O problema é que o tal plano é incrivelmente péssimo (sendo que ninguém quis contrariar os chefões para dizer isso). Então… ao invés de procurarem melhorar a Terra, eles recrutaram os melhores soldados do mundo para uma missão de povoar outro planeta. Mas não exatamente um planeta… e sim um satélite. Titã, uma lua de Saturno rica em Metano, Amônia e Nitrogênio. Vê que delícia!

Como as condições atmosféricas e climáticas de Titã são extremamente adversas, a ideia aqui é fazer o ser humano se adaptar ao planeta com uma série de modificações corporais e genéticas. A solução, no caso, é injetar soros e enzimas diferentes em cada voluntário, objetivando encontrar uma espécie de “Capitão OTAN”.

É de se imaginar que isso deve dar merda… e considerando o histórico de filmes em que humanos misturam seu DNA com outros bichos ou elementos químicos, o resultado pode dar, no mínimo, em criaturas como “A Mosca“. Mas como temos Sam Worthington no elenco, podemos esperar pelo menos um “Avatar“.

O filme inteiro vai nos preparando para esta viagem rumo ao desconhecido incluindo as possíveis mutações humanas e os rumos da missão, mas deixa a gente no meio do caminho. O ritmo meio lento faz qualquer um ficar mais ansioso pelos resultados do que os ‘super soldados’ em treinamento que aparentemente já se conformaram com o acerto ou a tragédia do plano. Depois de meia hora de filme você já entendeu o que vai rolar e o que se passa na tela apenas confirma as expectativas dos fãs de ficção científica.

Com mortes previsíveis aqui e ali e uma série de baixas de figurantes que a gente não faz questão, “The Titan” vai seguindo e economizando cenas violentas para compensar no drama familiar do protagonista. A escolha é apenas para tentar agradar audiência de gregos e troianos sem se definir por um estilo, o que é uma pena, porque apesar da trama meio batida, “The Titan” tinha potencial.

Escala de tocância de terror:

Diretor: Lennart Ruff
Roteiro: Max Hurwitz e Arash Amel
Elenco: Sam Worthington, Taylor Schilling e Tom Wilkinson
País de origem: EUA
Ano de lançamento: 2018

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RESENHA: A Morte Te Dá Parabéns (2017)

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Morte te Dá Parabens

[Por Felipe Macêdo]

Quem nunca quis ter uma segunda chance e corrigir algo em sua vida? Tree (Jessica Rothe) teve mais de uma chance pra fazer isso. Ela vive, morre e volta para o mesmo dia e não entende o que está acontecendo. A chave para sair desse pesadelo é descobrir quem é o vilão mascarado que a mata diversas vezes e bem no dia do seu aniversário. Essa é a trama do novo filme da Universal Pictures e Blumhouse, uma parceria que rendeu vários frutos como a franquia “Uma Noite de Crime” e o elogiado “Corra!”. A bola da vez é tentar reviver (opa!) os slasher movies, dando uma nova roupagem ao filme “A Morte Te Dá Parabéns”. (mais…)

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RESENHA: Floresta Maldita (2016)

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Floresta Maldita

[Por Geraldo de Fraga]

Sara (Natalie Dormer) descobre que sua irmã gêmea que mora no Japão está desaparecida. E o pior: na última vez em que foi vista, ela estava na floresta Aokigahara, conhecida por ser um lugar onde as pessoas vão para cometer suicídio. Aflita, Sara parte rumo à Terra do Sol Nascente na esperança de ainda encontrá-la viva. (mais…)

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RESENHA: Estranhos em casa (2019)

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"Estranhos em Casa" - poster

Após proveitosa carreira em festivais chegou recentemente à Netflix, “Estranhos em Casa“. Dizem que o roteirista Aurélien Molas se inspirou em uma notícia sobre um casal que emprestou a casa para amigos e, ao retornar de férias em seu trailer, descobriu a casa toda transformada em um tipo de “forte” para impedir sua entrada. E é mais ou menos daí que parte a premissa do filme.

Paul Diallo (Adama Niane), um professor de história do ensino médio, está feliz em voltar para casa das férias de verão com sua família, quando descobre que a babá de seu filho e seu marido, a quem Paul emprestou a casa durante o período em que estariam viajando, se recusam a sair e ainda se declaram inquilinos oficiais de seu imóvel. Paul e sua família são forçados a viver em um estacionamento de trailers enquanto tentam recuperar a casa na justiça. Só que as coisas não correm como deveriam.

Saudades de uma cama quentinha, né, minha filha?

O problema é que o meio-de-campo começa a embolar também para o diretor Olivier Abbou. Apesar de levantar a bola para temas importantes como racismo, ascensão da direita, problemas relacionados a masculinidade, “Estranhos em Casa” começa a entrar em conflito com o próprio discurso. Mostra discriminação racial mas coloca o protagonista, um homem negro, em diversas situações explicitas de submissão. Questiona a participação do Estado na vida das pessoas mas defende o direito da propriedade. Vilaniza o proletariado. Coloca os extremistas como caras legais e descolados… logicamente tudo vai se encaminhar para uma reviravolta, mas quando ela acontece, chega de uma forma simplória e finda deixando um “retrogosto” meio estranho.

Cá entre nós o título americano que colocaram no filme, “Get In”, é pura forçação, hein?

Mas bora falar das boas coisas do filme também… Stéphane Caillard, está ótima no papel de Chloé, a esposa que vive num relacionamento reprimido e cheio de culpa. O bombado Mickey, interpretado por Paul Hamy, também consegue ser um bom vilão (meio forçado no final mas aí é culpa do roteiro) e Adama Niane tem seus altos e baixos mas segura direitinho o protagonismo. O ritmo eficiente da montagem também deve te segurar na poltrona do começo ao fim.

“Tem Amigo Safado Quem Pode”

Ah! Antes que eu me esqueça! O filme tem sido divulgado como “o cão chupando manga“, “um filme que está apavorando o público com cenas sádicas e explícitas” mas não caiam nessa… O cinema francês e a tal da “New French Extremity“, que já nos trouxe obras como “Alta Tensão” e “Mártires“, fazem “Estranhos em Casa” ser tão chocante quanto um episódio de Peppa Pig. Mas isso não é ruim. Eu gosto da porquinha.

Peppa, George, Papai Pig…

Escala de tocância de terror:

Título original: Furie
Diretor: Olivier Abbou
Roteirista: Olivier Abbou e Aurélien Molas
Elenco: Adama Niane, Stéphane Caillard, Paul Hamy

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