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DICA DA SEMANA: Terror em Silent Hill (2006)

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Silent Hill

[Por Júlio Carvalho]

A dica pra o fim de semana é essa adaptação de 2006 para o cinema de “Silent Hill“, famosa franquia de games do fim dos anos 90 de survivor horror da Konami, e que está no catálogo da Netflix Brasil.

Na trama, a grosso modo pra não estragar pra quem nunca viu ou jogou os games, acompanhamos Rose em busca de sua filha Sharon que está desaparecida numa cidade abandonada e tomada por cinzas chamada Silent Hill. Na época, essa adaptação decepcionou alguns fãs dos jogos, ao mesmo tempo que foi admirada por fãs de horror.

Tecnicamente, “Terror em Silent Hill” é impecável. Tem um visual lindo que constantemente muda de acordo com a situação. Na trilha, assim como nos jogos, temos composições do talentosíssimo Akira Yamaoaka interpretadas pela Mary Elizabeth McGlynn, que também as canta nos jogos. Também vale destacar os efeitos sonoros cabulosíssimos que servem ao clima o tempo inteiro. E claro que temos os monstros icônicos como o Pyramid Head, as enfermeiras sem rosto e outras criaturas medonhas desse universo tenebroso, que, inclusive, algumas dessas são vividas por Doug Jones (O Labirinto do Fauno).

O elenco tem figuras familiares como Sean Bean (Senhor dos Anéis) e a irreconhecível Deborah Kara Unger (“Crash” de Cronenberg), mas quem segura a onda mesmo é Radha Mitchell que vive visceralmente Rose, nos entregando uma destemida Mãe que vai até o inferno se precisar pra salvar sua filha Sharon, que por sua vez é interpretada por Jodelle Ferland (Kingdom Hospital).

A questão é que “Terror em Silent Hill” sempre divide opiniões, principalmente quando se parte para o inevitável comparativo ao jogo. Mas como filme de horror, funciona muito bem. E apesar de ser uma super produção, sempre ficou, injustamente, em segundo plano nas rodas de conversa sobre o gênero. De qualquer forma, fica a dica aí pra quem viu e pra aqueles que curtiram, fazer aquela revisada em full HD.

Nota: Teve uma continuação em 2012 chamada Silent Hill: Revelation que deve ser evitada, pois é ruim que dói.

Anarquista, quase cinéfilo, diretor de arte, fotógrafo, cervejeiro, rockeiro doido e crítico/podcaster do Toca o Terror

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1 comentário

1 comentário

  1. Augusto

    12 de agosto de 2017 a 07:51

    Na minha opinião, a melhor adaptação de um game para as telas… aliás…a única que presto

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DICA DA SEMANA: O Mestre dos Desejos (1997)

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Mestre dos Desejos

Mestre dos Desejos” (Wishmaster) é aquele típico filme estraga-prazeres. Não pelo filme em si, claro, mas por sua premissa que acaba com as fantasias de muita gente que só conhecia as lendas de gênios da antiguidade pelos desenhos da Disney.

O lance é que esses seres mágicos chamados de Djinns existem por aqui há séculos e tudo o que querem é só um descuido dos humanos pra povoar a Terra com tudo de ruim que sua vã imaginação pode conceber. Em “Mestre dos Desejos“, um verdadeiro clássico dos anos 90, produzido por Wes Craven e dirigido por Robert Kurtzman, temos a história de um desses Djinns que é despertado na era contemporânea e deseja apenas promover o caos.

Não tem lâmpada mágica para esfregar, mas temos uma estátua e uma opala vermelha que serve de prisão para o gênio diabólico desde o Império Persa. Isso daí é brevemente explicado no início e não precisamos nos preocupar com muita enrolação. De lá até os Estados Unidos nos “dias atuais” é um pulo e é onde o filme concentra sua ação.

Numa sequência de fatos e acasos, a joia que abriga o Djinn (Andrew Divoff) vai parar num laboratório e inadvertidamente ele acaba sendo libertado. A partir daí as desgraças começam a ocorrer desde que ele sugere que sua primeira vítima faça um desejo. A grande sacanagem da parada é o gênio interpretar o desejo ao seu modo, igual a algumas piadas infames. E assim o Djinn que ressurgiu como um monstro sai disfarçado de um canto a outro sacrificando vidas humanas a troco de pedidos mal feitos e chantageando outras pessoas para que façam o que ele quer.

Contra o filme só temos mesmo os efeitos digitais super datados, mas a seu favor temos cenas bem impactantes, um toque de humor mórbido e a presença especial de Robert Englund (o protagonista de outro filme de Wes, vocês sabem qual…). “Mestre dos Desejos” está no catálogo da Amazon Prime Video. Depois de vê-lo ou revê-lo, possivelmente você vai passar a ser mais cauteloso naquilo que pede.

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DICA DA SEMANA: Cujo (1983)

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Cujo

O nome de Stephen King já levou inúmeros fãs de horror a encarar um filme, sem nem saber que se tratava, apenas porque foi baseado em um dos seus livros. Eu já fui assim, principalmente na época das locadoras, quando só se tinha muita informação das grandes produções. Tinha longas, lançados direto para vídeo, que você ia às cegas, apenas confiando no taco do senhor King.

Mesmo assim, eu era desconfiado com alguns desses filmes. Cujo, de 1983, era um deles. Não entrava na minha cabeça uma história de mãe e filho presos em um carro, sendo ameaçado por um cão raivoso. Com o passar dos anos, comecei a ler elogios sobre o longa dirigido por Lewis Teague (Alligator e Olhos de Gato).

Resolvi dar uma chance a Cujo. Quando gravamos nosso programa de rádio sobre filmes com animais, tive que dar o braço a torcer, pois o filme é muito bom sim. O enredo, no entanto, é um exagero só: um cachorro da raça São Bernardo é mordido por um morcego e contrai raiva (e pense numa raiva).

Após seu carro dar problema em uma oficina no meio da nada, Donna Trenton (Dee Wallace) e seu filho pequeno Tad (Danny Pintauro) ficam cercados pelo bicho. O roteiro simples pode dar a impressão, e era o que eu achava antes, que a história é monótona, mas as boas atuações da dupla de protagonistas e as reviravoltas da trama não te deixam cochilar. Entrou no catálogo da Netflix e aproveite no fim de semana.

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DICA DA SEMANA: Vamp – A Noite dos Vampiros (1986)

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Vamp - A Noite dos Vampiros

[Por Geraldo de Fraga]

Quando se fala de filmes de vampiros dos anos 80, A Hora do Espanto e Os Garotos Perdidos são os longas considerados clássicos. Porém existe uma produção menor, quase sempre esquecida pela maioria dos fãs do gênero, mas que se mantém na memória afetiva dos quarentões, principalmente aqueles que eram ‘ratos de locadora de vídeo’. (mais…)

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